Escalar porque? Já parou pra pensar porque você passa seus fins-de-semana caminhando por tortuosas trilhas, pendurado em paredes a algumas dezenas de metros do chão, tomando sol e chuva na cabeça e mesmo assim acha que tudo valeu a pena? ( pois certamente sua alma não é pequena...)
Aqui estão algumas tentativas de responder a essas questões existenciais.
Ele/a que escala sobre as mais altas montanhas ri de todas as tragédias, reais ou imaginárias. Friedrich Nietzsche
Assim Falou Zaratustra
Está se abrindo um novo campo de distração, uma nova maneira de ser feliz. A alegria é o sentido de nossa existência. Não vivemos só para comer e ganhar dinheiro. Muitos de nós sabemos, por própria experiência, que uma escalada é uma das mais esplêndidas fontes de prazer. Que maravilhoso resulta enfrentar a montanha, aplicar nossas forças contra os obstáculos naturais e sentir como nosso espírito vence a matéria inerte!
George Leigh Mallory
Atualmente todos vivemos em um mundo dominado pelas máquinas. Quase não restam em nosso deteriorado planeta espaços livres, onde possamos esquecer nossa sociedade industrial e testar, sem sermos incomodados, nossas faculdades e energias primitivas. Em todos nós se esconde uma saudade do estado primogênito, com o qual podíamos calibrar-nos com a natureza e enfrentá-la, descobrindo a nós mesmos. Aqui está basicamente a razão de não haver para mim uma meta mais fascinante que esta: Um homem e uma montanha.
Reinhold Messner
Aventurar-se causa ansiedade, mas deixar de arriscar-se é perder a si mesmo. Aventurar-se no sentido mais amplo é precisamente tomar consciência de si próprio.
Kierkegaard
Mas os dias que estes homens passam nas montanhas, são os dias em que realmente vivem.
Quando as cabeças se limpam das teias de aranha, e o sangue corre com força pelas veias.
Quando os cinco sentidos recobram a vitalidade, e o homem completo se torna mais sensível, e então já pode ouvir as vozes da natureza, e ver as belezas que só estavam ao alcance dos mais ousados.
Reinhold Messner
O homem é uma criatura contraditória. Através de sua história ele procura freneticamente segurança, e bem-estar, e abundância. E no entanto, quando consegue alcançar estas graças, ele logo se torna inquieto e descontente. Fundo na sua natureza, existe um anseio pela estrada dura e perigosa, pelas dificuldades e perigos que testam sua perícia e coragem.
Eric Shipton
Se eu pudesse viver novamente a minha vida... Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios... Mas, já viram, tenho 85 anos e sei que estou morrendo.
Jorge Luiz Borges
Aquele que cresceu nas montanhas pode viver durante anos na cidade, desenvolver um trabalho científico e enriquecer sua inteligência, mas o que não pode fazer é permanecer eternamente lá embaixo. Quando vê aparecer o sol entre as nuvens e sente o vento no rosto, sonha como uma criança com novas aventuras nas montanhas. Comigo acontece exatamente isso.
Reinhold Messner
O prazer do risco está no controle necessário para experimentá-lo com segurança, fazendo com que o que parece ser perigoso para quem observa seja, para o participante, uma simples questão de inteligência, habilidade, intuição, coordenação, ou em uma palavra: experiência. Escalada em particular, é um passatempo paradoxalmente intelectual, mas com a seguinte diferença: você tem que pensar com seu corpo. Cada movimento tem que ser trabalhado como se você estivesse jogando xadrez com seu corpo. Se eu cometo um erro as consequências são imediatas, óbvias, embaraçosas, e provavelmente dolorosas. Por um curto período eu sou diretamente responsável pelas minhas ações. No belo, silencioso, mundo das montanhas,
me parece válido esse pequeno risco.
A. Alvarez
Se a conquista de um grande pico traz momentos de triunfo e glória, o que não se pode conseguir na monótona e materialista existência dos tempos modernos, ela também traz grandes riscos. O objetivo do alpinismo não é defrontar-se com o perigo, mas este é um dos testes a que devemos nos submeter para que mereçamos o júbilo de, por um instante, pairar sobre o estado de vermes rastejantes.
Lionel Terray
Viva comigo, e seja minha amada,
E nós iremos provar todos os prazeres
Que colinas e que vales e campos,
E que todas as montanhas escarpadas concedem.
William Shakespeare Tradução Livre do Soneto XX
Quanto mais perto eu chegava do Everest, maior ele ficava. Será que lá no alto daquela montanha acabaria o mundo? Será que eu encontraria apenas o vazio, após realizar o meu grande sonho?...
Agora voltarei para o mundo de onde parti, como um pássaro que sobrevoou o desconhecido. Voltarei com mais uma ruga de sabedoria sobre os olhos altivos...
O mundo é aquilo que acabei encontrando dentro de mim, aquilo que me rodeia neste momento....
Estou fora de todas as minhas prisões. Estou livre de todos os meus desejos. Estou sem nada, neste mundo que quer que eu tenha tudo. Minha vida é o que me resta e o que me satisfaz...
Ainda escalarei muitas montanhas. Vou continuar em busca daquele ponto tão alto, suspenso entre o céu e a terra. Mas eu sei, Ele está dentro de mim mesmo...
Waldemar Niclevicz
Os textos acima foram extraídos em grande parte do livro Everest - O diário de uma vitória de Waldemar Niclevicz e também do livro Com unhas e dentes de Sérgio Beck, entre outras fontes.
Por fim, se você ainda tiver um tempinho, já que a gente tá nesse clima meio filosófico, dê uma lida nesse texto que eu escrevi, num desses Sábados de madrugada, enquanto o sono custava a chegar....
E você porque você escala? Escreva seu 'pensamento' abaixo: