OS MENIRES DO MONTE DOS AMANTES


As primeiras referências aos menires da Vila do Bispo foram feitas por Estacio da Veiga na obra (antiguidades munumentaes do Algarve), comentava o autor "destas pedras munumentaes consta que existem muitas in situ em todo o reino mas ainda ninguem tratou de inventarialas e descreve-las".
Finalmente que a autarquia decidiu, que era tempo destas raizes serem postas ao cimo. Sendo a nossa região uma grande uma encruzilhada de mistérios históricos, aonde se misturavam ritos pagãos como os do catolocismo e munsulmano, e um reino dos interesses de uma expansão que estava á vista, não se poderia deixar ficar mais tempo sem se fazer um estudo mais profundo dos vestigios destas nossas raizes, deconhecidas pela maioria da nossa população, e mostra-las.
Já que se encontram mais de 40 menires catologados e possivelmente ainda há mais, assim trona-se mais facil encontra-los.
Se quiser aventurar-se no Monte dos Amante e ir visitar os menires, basta seguir o mapa abaixo que não vai ser dificil encontrar os velhos antros dos rituáis pagãos, datados de mais de 5000 anos antes de Cristo. Apesar de um pouco danificados pelos anos e por acção das proprias religiões da época, para o afastamento dos rituáis pagãos, e do desconhecimento das populações que pretederiam usa-los.

Recomenda-se assim, que se conserve, e caso por sorte, venha a descobrir novos vestigios que sejam informadas as autoridades, para a sua consequente classificação.

No local já se encontam disponiveis algumas brochuras alusivas a esta zona, para se localizar facilmente os menires. E já se começaram também com alguns arruamentes que esperamos não se demorar muito a sua conclusão. O passeio é feito na totalidade a pé tem uma distância de 1200 metros.

Entrada pela estrada velha Vila do Bispo Sagres sitio de Monte de Salema e encontrará sinalizacão do envento

Bom passeio

* Principal * Sagres * Polemica * Praias * História * Galeria * Links *
Projectos * Pontos de Interesse * Agradecimentos *

Autor: Manuel Costa