Polemicas


A Fortaleza: De Anteontem, de Ontem e de Hoje

A Capela do Forte de Santa Catarina: Salva-la?


desenhos do Pirata Drake... Anteontem...
Ontem...
Ontem...
Hoje...

Toda vida haverá pontos de vista e controvérsias mas no sentido de melhorar as ideias e as obras. Por estranho que pareça, com o nosso sistema político e social, as coisas não funcionam assim.

Uma má ideia funciona como uma boa ideia, nem que para isso se tenha que envergonhar as pessoas que têm orgulho do País e da história que têm. Foi o que aconteceu em Sagres. Um projecto mal feito, que salta aos olhos de todos, que é uma obra que nem orgulha nem aos Portugueses nem á sua história, foi acabada, mesmo contra a vontade da população, ou interesses políticos ou pessoais. Não foram de certeza estudadas juntamente com pessoas com um nível histórico que aconselhariam um outro tipo de arquitectura, mas junto de uma mão cheia de idiotas sem brio de portugueses que são, já que a ideia seria usar uma construção datada de muitos anos, que apesar das modificações, tendia assentar no mesmo tipo de arquitectura com a agravante que tal como eu consegui informações próximas da antiga construção eles também o teriam conseguido. eu próprio tenho orgulho dos nossos antepassados mas! os de hoje!...............:((((,

Já que me parece, que foi respeitado o miolo da dita construção, mas a falta de imaginação dos nossos arquitectos (não tem nada a ver com a imaginação do nosso antepassado D. Henrique, que com os magros recursos da época, vislumbrou um mundo por descobrir). Para promover um arquitecto, não era necessário trair a ideia de um antigo existente no local, como se poderá ver nas fotos acima. Paupérrima escolha, qualquer mestre de obras faria melhor, dá uma ideia ao nosso visitante, que estamos a engana-los, que a nossa história não é real, mas sim uma forma de promoção comercial.

Esperemos que as gerações vindouras, tratem melhor os nossos monumentos, que os conservem com o nível histórico que os nossos antepassados merecem.

O povo de Sagres tentou impedir que tal aberração se construísse, mas foi inútil, conseguiram contrair um sistema político social mais forte que eles.

Mas novas polemicas estão para surgir, já que o Forte de Santa Catarina, uma construção secular, com a sua capela em perigo, está em vias de desaparecer. Esperando tranquilamente que mais um inverno, seja engolida pelas águas do mar, sem que se tente a sua salvação, que não parece ser muito difícil.


Igreja de Santa Catarina

A igreja dedicada a Santa Catarina, está em risco de desaparecer nas águas do mar.

É um alerta para todos nós. Já que se gasta dinheiro para fins tão inúteis, tentar gastar no bom sentido na preservação do Património legado pelos nossos antepassados.

A Fortaleza: De Anteontem, de Ontem e de Hoje


* Principal * Sagres * Polemica * Praias * História * Galeria * Links *
Projectos * Pontos de Interesse * Agradecimentos *