Sandy Banana HP          

                                                                  "Dicas para criar seu cão"

                                                                              Novas dicas...

                                                                             Sol em excesso

Os casos de insolação em cães são mais comuns do que parece. Ficar fechado em automóveis em horário de muito calor ou muito exposto ao sol quente, em contato direto com seus raios, muitas vezes traz conseqüências fatais. Em pouco tempo, vem a desidratação, trazendo queda de pressão e com ela até a morte por parada cardíaca e/ou respiratória. Os sintomas são o andar cambaleante, desmaio, aumento da freqüência respiratória e da temperatura. Diante desse quadro, aja com rapidez. Transfira o animal para local fresco e ventilado, dê-lhe água à vontade, aplique compressas de água fria em seu corpo para baixar a temperatura e corra ao veterinário.

 

Quando remédio é mau

Os cães são sensíveis aos remédios. A escolha errada ou a adaptação dos de uso humano sem saber se servem para cães e além disso, as dosagens exageradas podem causar sérios problemas, principalmente de fígado e choque anafilático, levando até a morte por alergia, sendo relativamente freqüêntes os casos. Portanto, o certo é seguir SEMPRE a orientação de um veterinário!

 

Sarna de ouvido

A sarna de ouvido é proveniente de um minúsculo carrapato que se aloja no começo do conduto auditivo dos cães, provocando produção anormal de uma cera marrom-clara, vermelhidão na parte interna do ouvido e coceira intensa. Se notar algo assim, procure um veterinário! O tratamento é a base de acaricidas.

 

Dicas para uma linda pelagem

Pelagem para ser brilhante, com textura e densidade adequada, precisa de trato, a começar pela nutrição. As boas rações resolvem essa parte. Farináceos, doces, feijão e frituras causam problemas digestivos, prejudiciais à pelagem. A irrigação sanguínea da pele, que nutre os pêlos, é favorecida pela escovação, que ajuda também a espalhar a gordura das glândulas sebáceas, aumentando o brilho dos pêlos, além de eliminar os mortos. Banhos em excesso retiram a oleosidade, deixando a pelagem ressecada, quebradiça e com menos brilho. Na troca de pêlos ou se houver queda excessiva, um concentrado de vitaminas pode ser dado em intervalos de um mês.

 

Banho Quente ou Frio?

No verão, você deve dar banhos com água morna ou fria no cão. Se o animal vive em uma região muito quente, para refrescá-lo, você pode até água fria. Entretanto, se o clima estiver ameno ou frio, use água morna. Além de dissolver melhor a sujeira, ela dilata os poros, deixando o cão mais tranqüilo durante o banho e ainda não causa a quebra de pêlos como pode ocorrer com banhos com água muito quente.

 

Quando tirar tártaro?

Mau hálito e dentes amarelados ou amarronzados próximos à raiz são indícios de tártaro, ocasião em que você deve levar o cão ao veterinário para retirá-lo. Este cuidado é importante para evitar o acúmulo de placa bacteriana na raiz dos dentes, gengivite, periodontite e perda de dentes. Cães que costumam comer bolo, bolachas, pães, batata e alimentos que contêm açúcar ou farináceos estão mais sujeitos ao tártaro, como também os que possuem dentes muito juntos, como o Poodle, Pequinês, Pinscher, Chihuahua, etc.

 

Ser mãe e continuar bonita

A gravidez, o parto e amamentação causam um certo desgaste físico. Por isso, para quem quer ter uma cadela sempre bonita e saudável, recomenda-se não cruzá-la no cio posterior ao parto. O descanso passa a ser de dois cios se a cadela tiver um grande desgaste, como nos casos de cesariana ou de parto prolongado por falta de dilatação ou contração. O intervalo normal para o nascimento de filhotes é de 2 horas, mais de 10 horas, geralmente é considerado um parto prolongado.

 

Como saber se a cadela está grávida?

Normalmente quando estão grávidas, as cadelas ficam com mais fome e o comportamento alterado. Cadelas calmas, por exemplo, podem ficar mais agitadas e vice-versa. Algumas começam a fazer o ninho, ou seja, recolhem pedaços de pano e roupas e começam a freqüentar diversas partes da casa para escolher o local mais apropriado para abrigar os filhotes. A partir do 21o. dia de gestação já é possível ter certeza se ela está grávida ou não. O veterinário poderá dar o resultado através de ultrassonografia. A gestação da cadela leva em torno de 58-63 dias.

 

Cães com mau cheiro

Muitos cães, mesmo depois do banho, apresentam uma forte catinga. Esse mau cheiro pode decorrer da eliminação do líquido produzido pela glândula  ad'anal, que lubrifica o reto. Os cães eliminam doses reduzidas dessa secreção na defecação, o que nos passa desapercebido. O mau cheiro também ocorre quando o animal sente medo. Se o cão estiver com esse odor insuportável e a glândula endurecida, você pode espremê-la. Antes disso, veja se não está inflamada ou sangrando. Comprima delicadamente o ânus do animal com um paninho até sair o líquido, e de preferência antes do banho. O veterinário pode demonstrar como fazê-lo.

 

Excesso de cera no ouvido

Esse problema pode ser de ordem genética ou decorrer de certas doenças, como a sarna otodécica (sarna de ouvido). Além de incomodar o cão, pode causar o fechamento do conduto auditivo. Nunca retire o cerume com cotonete, pois você pode empurrá-lo tornando mais difícil a remoção. Para detectar o problema, observe se o cão não coça ou sacode as orelhas além do normal. Para retirar o excesso de cera, o veterinário fará sua solubilização com detergentes especiais ou uma lavagem de ouvido/ Limpe sempre os ouvidos do seu cão com algodão. A sujeira propicia um meio favorável ao aparecimento do parasita causador da sarna de ouvido.

 

Cão também tem caspa

As principais causas da caspa em cães são alergia a produtos químicos (xampus), insetos (carrapatos e pulgas) e forrações; hipovitaminoses; alimentação inadequada; alterações no metabolismo digestivo e hormonal; excesso de carboidratos; e problemas genéticos (como a seborréia dos Spaniels). Se seu cão estiver com caspa, não use xampus anti-seborreicos, pois podem trazer complicações, a menos que o veterinário os indique. O ideal é seguir um tratamento veterinário, apesar de ser demorado e difícil.

Fonte: Revista Cães & Cia.

Mais dicas em breve...

      

| Home |A idade do homem X cão | Amigos da Sandy | Características da Raça | Como cuidar do cão | Conheça NINA | Dicas de criaçãoFotos da Sandy | Fotos da Melissa | Galeria de Fotos | Higiene Bucal | História da Sandy | Hora do Ronco | Link | O ex da Sandy | Fotos dos filhotinhos | Fotos da Sandy bebê | Escolha um nome para seu cãozinho | Patinhas | Reportagem | Vacinação | Weimaraner: certo e errado | Reportagem | Zoonoses