![]() |
|||
![]() ![]() |
|||
Por Marciano Vasques - SP
Célia lamounier de Araújo, poetisa de Itapecerica MG, apresenta o seu PASSO A PASSO, livro com 26 poemas (ou fragmentos da alma!) e um epílogo, que na realidade são um único poema, com o mesmo número de cantos do poema "CÂNTICO" de Cecília Meireles, de quem ela faz questão de revelar a influência, ou melhor, a cumplicidade, no sentido de que são autoras ligadas pela estranha coisa chamada sentir. Lia Célia/lia Cecília.
Seu escrito interestelar rapta o licor da harmonia, as cores das flores colhidas no campo, a distração inerente das estrelas no espaço, o brilho orvalhado de manhãs invernando o coração poetizada. Vê-se luminosos espantalhos de braços abertos, absorvendo cantos. Vê-se muito mais em sua doce poesia. Basta que o olhar despojado do despotismo do cotidiano seja acionado.
Acompanhar Célia significa seguí-la passo a passo e conversar com os pássaros, ver nascer a flor, conhecer o sorriso da criança, dar a mão ao velho, tudo simplicidade, pois assim é a autora, para quem não há palavras, apenas o número da perfeição.
Com formação religiosa (seu poema transbordante de Deus ejacula mansidão, lados e entardeceres!) a pesquisadora da cultura da sua terra quer mesmo a música das palavras, o sorriso que ilumina o dia, para falar de amor, esperança, paz, alegria.
Sua busca, sua sina: desejo de amor, vales, amizades. Não há nódoas em seus escritos, só água cristalina. Pelo seu riacho transparente, translúcido, penetra nas profundezas do coração a luz do sol. Suas palavras, com certeza, perfumadas.
Quem tem em sua biblioteca o livro SIRGAS E ORGANSINS e a reencontra na nova obra, já sabe como acender as luzes da alma e cantar a glória de viver hoje, passo a passo.
Ela colabora em jornais, tem livros publicados, é fundadora de entidades literárias, recebe prêmios e mora numa praça em Itapecerica. Voa delicadamente para lugares, nos quais os leitores recebem seus livros com um beijo da brisa.
*Marciano Vasques é educador, escritor, poeta,
autor de livros
de literatura infantil,
colaborador em diversos jornais de SP.