DECIFRANDO A GEOGRAFIA RETRATADA NO LIVRO DE MÓRMON

(English version: click on next URL http://www.oocities.org/asia/elywife/DECIFER_GEOGRAPHY_BOOK_MORMON.htm)

 

.

NEW and ADVANCED GEOGRAPHY for BOOK of MORMON: LANDS and ROUTES

NOTE: this site is the (one of)/continuation/summary/review of the following sites:

http://www.oocities.org/asia/elywife/NEW_GEOGRAPHY_BOOK_MORMON.htm   27/June/2004
http://www.oocities.org/asia/elywife/UNIAO_MAR_LESTEaoOESTE.htm   23/June/2004
http://www.oocities.org/asia/elywife/decipher_GEOGRAPHY_bMORMON.htm   22/June/2004
http://www.oocities.org/asia/elywife/DECIFRANDO_GEOGRAFIA_L-MORMON.htm   22/June/2004
http://www.oocities.org/asia/elywife/DECIFER_GEOGRAPHY_BOOK_MORMON.htm   22/June/2004
http://www.oocities.org/asia/elywife/livro_do_MORMONdasMENTIRAS.htm  17/June/2004
http://www.oocities.org/asia/elywife/LIVROdeMORMON_dasMENTIRAS.htm   17/June/2004 

http://www.oocities.org/asia/elywife/ ALGUEM_BOM_VIROU_DARK_SIDE.jpg 24/May/2004 Re-elect BUSH and you are joining the DARK SIDE, because you know NOW He joined+run by DARK SIDE Alma 29:5 is USA key.

http://www.oocities.org/asia/elywife/ADAM_ONDI_AHMAN1.htm May 25, 2004 Part 2

http://www.oocities.org/asia/elywife/ ADAM_ONDI_AHMAN.htm   May 25,2004 Part 1 (first)

There are so many other previous sites very specific on GEOGRAPHY of BOOK of MORMON. See FOTOSSUD.

GEOGRAPHY of LANDS BOOK of MORMON: MAPs+DATA+reviewing
Information here provided was first provided in BRAZILIAN Yahoo Groups: FOTOSSUD as:
http://br.groups.yahoo.com/group/fotossud/message/1531 up to 1529.
It is about how and where NEPHITES and JAREDITES lived in GREAT LAKES

.

RETIRADO grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/fotossud/message/1264
De: "SAVELLI = SAB ELI = YHV (MY G-D)" <celsoely@y...> Data: Dom Mar 21, 2004 8:17 pm Assunto: NEFITAS VIVERAM REGIÃO dos GRANDES LAGOS EUA/Canadá

 

Nota: CLIQUE SOBRE FOTOS ABAIXO (REDUZIDAS) E ELAS SE AMPLIAM. CLIQUE NOVAMENTE SOBRE O CANTO DIREITO INFERIOR DESSAS FOTOS AMPLIADAS(de boa parte delas fotos) E VOCÊ AS VERÁ AINDA MUITO MAIS AMPLIADAS (mova a imagem para examinar pequenos detalhes...)


http://geocities.yahoo.com.br/rio_eden/L_MORMON_NEFITAS_TROPICAIS.jpg Os NEFITAS, LAMANITAS e JAREDITAS viveram onde hoje é a GUATEMALA? Nefitas tinham Pirâmides?

ESTUDOS CARTOGRÁFICOS (ESPECULATIVOS) sobre "início da" ROTA LEHI:
http://www.oocities.org/celsoelyi/LIGACAO_ENTRE_NEFITAS_JAREDITAS.htm
http://www.oocities.org/celysg/LEHI_JERUSALEM_MAR_VERMELHOin.jpg
http://www.oocities.org/celysg/LEHI_JERUSALEM_MAR_VERMELHO.jpg
http://www.oocities.org/celysg/LEHI_JERUSALEM_MAR_VERMELHOam.jpg AMPLIAÇÃO http://www.oocities.org/celysg/SAIDA_AQABA_detalhe.jpg Veja o Rio LAMÃ e Vale de LEMUEL: onde se situam e bem como onde foi o ACAMPAMENTO no início viagem.

O mapa do caminhamento da caravana de LEHI=Leí desde Jerusalém até o Mar Vermelho e depois costeando o Mar Vermelho (para o Sul-Sudeste) até chegar onde hoje é Meca (mais ou menos) e por aí pastoreou (por 8 anos) antes de atravessar (em uma veloz corrida) o Grande DESERTO, com manada de camelos que criaram (por isso tiveram LEITE A VONTADE para todos, por 8 anos...) e a travessia RÁPIDA foi sempre para LESTE (portanto andando sempre na latitude de 20º36´N, aproximadamente), até o porto/oásis Bountiful = Abundância.


http://geocities.yahoo.com.br/rio_eden/LEHI-JERUSALEM-MECAred.jpg É o mapa geral reduzido. A rota está em "VERDE": no mapa da direita, na metade esq. e embaixo.


http://geocities.yahoo.com.br/rio_eden/LEHI-JERUSALEM-MECA.jpg AMPLIADo pela Arábia.
http://geocities.yahoo.com.br/rio_eden/CAMINHO_LEHI_ARABIAred.jpg REDuzida pela Arábia
http://geocities.yahoo.com.br/rio_eden/CAMINHO_LEHI_ARABIA.jpg AMPLIADo pela Arábia.
http://geocities.yahoo.com.br/celsoelyi/-SPACE_SHUTTLE.jpg Terra da ABUNDÂNCIA!
http://www.oocities.org/celysg/ABUNDANCIA_SATELITE_250M.jpg É a baía ABUNDÂNCIA vista em foto ampliada de satélite: mova imagem para direita, depois p/baixo (altos detalhes)

A viagem desde ABUNDÂNCIA seguiu mais ou menos paralela (costeando) a África, contornou-a pelo Sul e continuou mais ou menos paralela à África (distante do Brasil) e então VELEJOU reto para NOVA IORQUE! Veja o MAPA DE VENTOS DE CIMA (de baixo é impossível): chegaram talvez ao final da PRIMAVERA:


http://geocities.yahoo.com.br/celysg/VENTOS-LEHI_a.jpg Na parte do hemisfério norte, saindo da Rússia, dá para ver a rota dos JAREDITAS em seus MUITO ENORMES e PESADOS "VELEIROS" (de fato os JAREDITAS guiaram mais uns "CARGUEIROS", tipo Arca de Noé).

 

http://geocities.yahoo.com.br/celysg/NOVO_ATLAS_red.jpg MAPA MUNDI para VENTOS

De NOVA IORQUE ambos os povos (de LEHI=Léi) e JAREDITAS penetraram pelo RIO HUDSON, rumo aos GRANDES LAGOS, onde ambos se estabeleceram:


http://www.great-lakes.net/gis/maps/24a_small.gif ÁREA GERAL NEFITAS
http://www.great-lakes.net/gis/maps/glakes_sm.gif Foto Satélite Grandes LAGOS
http://www.oocities.org/elywife/PROFETA/NEPHITESgLAKES.jpg Terra dos NEFITAS
http://www.oocities.org/celysg/17.jpg VEJA COMO ENTRARAM NOS Grandes LAGOS


Iremos abordar 3 Néfi, capítulo 8. CERTAMENTE, esta passagem estreita de terras, nas CATARATAS DO NIAGARA (na cidade de BÚFALO, fronteira entre os EUA e CANADA) permite uma comunicação simples e segura entre as terras ao "norte" do LAGO ONTÁRIO e LAGO ERIE, com as outras terras que ficam ao "SUL" de tais LAGOS.

Assim, era um LUGAR MUITO ESTRATÉGICO tanto para os NEFITAS quanto LAMANITAS. E assim teve boas cidades nesse local: para garantir o controle (posse) da terra por razões militares e comerciais.

POdemos especular que uma ou mais cidades foram construídas na parte bem alta da margem do LAGO ONTÁRIO, e assim tais cidades ficavam na cota do LAGO ERIE (de onde vem a água que cai pelas CATARATAS). É muito provável que tais cidades tenham caído no LAGO ONTÁRIO (algo assim como as águas caem através das CATARATAS DO NIAGARA) e eram águas que provinham do antigo Rio Sidon. As tais cidades seriam como a cidade atual de BUFFALO, na parte de cima das CATARATAS.

Provavelmente um terremoto e o embate de ONDAS GIGNTESCAS (como do filme em que uma delas inundou Nova Iorque) fez com que houvessem desmoronamentos das terras que suportavam tais cidades, perto da margem do LAGO ONTÁRIO.

Tudo devido ondas sísmicas e principalmente devido ao FURACÃO se ao longo do comprimento maior dos lagos: causaram ONDAS GIGANTESCAS NO LAGO que "solaparam" as margens do LAGO ONTÁRIO e assim contribuiu para a queda dessas cidades, que AFUNDARAM no "MAR" (o LAGO ONTÁRIO, similar ao MAR da GALILÉIA...) e então deslizamentos adicionais dos barrancos altos (junto ao LAGO ONTÁRIO, já estive lá...) podem ter enterrado o que sobrou das cidades e povos.

Provavelmente as rochas inferiores (ao nível da água do Lago Ontário) devem ser rochas SEDIMENTARES "bem fracas" (arenito fraco com cascalho) e que foram erodidas facilmente pelas vagas de "ondas GIGANTESCAS" devido ao terremoto e principalmente devidas ao FURACÃO).

Portanto tudo foi soterrado com terra e pedras e/ou águas, dependendo de onde estavam no alto do barranco do Lago Ontário (lugar estratégico para se "ver longe"). As casas deviam ser no estilo europeu, como se vê em casas de imigrantes europeus no Paraná/Sta.Catarina, com um piso inferior baixo, "EM PEDRAS" ou "tijolos" (que é a fundação da casa e depósito de tranqueiradas, como comida, armamentos, utensílios de caça e de agricultura e de guerra, etc) e mora-se na parte de cima, "EM MADEIRA", apoiada sobre essas paredes inferiores, em rochas. A parte de cima devia ser feita com paredes de MADEIRA (POR QUE MADEIRA PROPORCIONA UM ÓTIMO ISOLAMENTO TÉRMICO PARA O INVERNO...). Com o terremoto, as casas devem ter vindo abaixo, demolidas, e o incêndio "lambeu fácil" a madeira bem seca, em incêndio incontrolável (como acontecia antigamente em terremotos).

Examine um bom site sobre ALTURA de ONDAS e GIGANTESCAS ONDAS (até 30m de altura!!!) e como se relaciona com o comprimento máximo do LAGO ou MAR ("fetch") medido ao longo da direção do VENTO DO FURACÃO (estejam certos que o FURACÃO em 3 Néfi cap.8 estava soprando de LESTE para o OESTE, para fazer enorme estrago nos barrancos altos da região das CATARATAS do NIAGARA, como causar a erosão e desabamento/solapamento de barrancos = margens" tão altas do LAGO ONTÁRIO) e se relaciona também com a velocidade do vento do FURACÃO além de outros fatores.

Para "aprender" sobre tão interessante assunto de ONDAS GIGANTESCAS, "estude": http://www.seakayak.ws/kayak/kayak.nsf/NavigationList/NT0000C07A e os sites seguintes (linkados).

VEJA A IMPRESSIONANTE ALTURA DO "BARRANCO" do LAGO ONTÁRIO através do qual ocorre a CACHOEIRA, que está erodindo as rochas e fazendo a cachoeira mover-se para as nascentes, na base de quase um metro, pois as rochas inferiores não são nada resistentes. Por isso fizeram muitas obras de engenharia (como para gerar energia elétrica) para evitar que a cachoeira vá para cima. Já trabalhei em projetos de (grandes) barragens brasileiras...

Em Foz do Iguaçu (e Guaíra) as rochas são duríssimas (basalto) e por isso são cachoeiras antiquíssimas. Esta cachoeira do NIAGARA é "recentíssima" (a poucos mil anos estava a MUITOS e MUITÍSSIMOS quilometros rio abaixo e erodiu rápido)... Veja, na foto, um grande barco navegando quase sob a CACHOEIRA do NIAGARA (já naveguei nesse "barco"; dormimos no ponto turístico pois só agora tem disso em Foz do Iguaçu)
http://www.oocities.org/asia/elywife/NIAGARA_FALLS_USAxCANADA.jpg


http://www.oocities.org/celysg/DETROIT_AMPLIADO1tela.jpg Campo  BATALHAS
http://www.oocities.org/celysg/DETROIT_SATELITE_AMPL_1tela.jpg satélite (foto)
http://www.oocities.org/celysg/DETROIT_SATELITE_AMPL_4telas.jpg Clique e veja.

ORIGEM DOS JAREDITAS: Região próxima a BADGÁ, no IRAQUE, torre BABEL:
http://geocities.yahoo.com.br/celysg/DISPERSAO_BABEL_JAREDEred.jpg
http://geocities.yahoo.com.br/rio_eden/PORTO_JAREDITA_BABEL.jpg


A partir de BABEL (da TORRE, quase BAGDÁ, seguiu "NORTE" e passou perto de MOSCOU e terminou na GRANDE BAÍA abrigada, que está ao NORTE, onde já foi o primeiro e grande porto russo para VELEIROS e Eslaleiro: bom porto!)

                          TEMOS UMA NOVIDADE: ESTE EXCELENTE ARTIGO.

Encontrei bisbilhotando http://www.utlm.org/onlineresources/zelph.htmZelph - The White
Lamanite Warrior by Sandra TannerToday


Many of the LDS scholars want to limit the Book of Mormongeography to
southern Mexico and Guatemala. However, the leaders ofthe LDS Church
have always maintained that the story happened overthe larger land
mass of North and Central America. One of theproblems of limiting the
geographic area of the Book of Mormon to southern Mexico is the
purported finding of the burial of a Lamanite warrior in Illinois. If
Joseph Smith was correct in identifying this skeleton then the Book of
Mormon battles must have happened in NorthAmerica.

BEM NA LINHA DO QUE ESTAMOS FAZENDO E PENSANDO/ESTUDANDO!***********
  TRADUÇÃO GOOGLE (APROXIMADA, devo MELHORAR) ******  tentei melhorar

                     Zélfi - Guerreiro Branco (The Lamanite Warrior) por Sandra Tanner
                 --> É uma boa crítica ao ARTIGO em LIAHONA Jan.2004 de James E. FAUST:

Hoje muitos dos Doutores=TEÓLOGOS (**JAMES E. FAUST apoiando-os**) de
LDS querem limitar a geografia do LIVRO DE MÓRMON ao Sul do México e
Guatemala. Entretanto, os líderes da Igreja de LDS mantiveram sempre
que a história aconteceu sobre a massa maior da terra de América
norte e central. Um dos problemas delimitar a área geográfica do Livro do Mórmon ao Sul do México é encontrar purported do enterro de um guerreiro de Lamanita em Illinois. Se Joseph Smith estiver correto
em identificar este esqueleto então o livro de batalhas de Mórmon deve
ter acontecido na América do Norte. (***ESSA É A VERDADE, PROS LADOS
DO MONTE CUMORAH, NA DIVISA ENTRE OS EUA E CANADÁ, GRANDES LAGOS*****)
----------------------------------------------------------------------


----------O seguinte é feito exame das escritas do Apóstolo SUD Joseph
Fielding Smith: JOSEPH SMITH ENCONTRA CUMORA ao oeste de NOVA YORK

 

Talvez esta matéria poderia descansar neste momento, mas a perguntado território abraçado agora dentro dos Estados Unidos que estiveram na possessão de Nefitas e de Lamanitas antes da morte de Mórmon, carrega algum peso em determinar desta matéria. Na luz da revelação é absurdo para qualquer um manter que os Nefitas e os Lamanitas não possuíram esta Terra do Norte. Quando o acampamento de Sião estava marchando na maneira ao condado de Jackson [Missouri], perto do banco do rio de Illinois [em Illinois] vieram a um monte que contem o esqueleto de um homem. A historia deste incidente é como segue: "os irmãos obtiveram uma enxada e um oi, e removeram a terra à profundidade de  aproximadamente um pé. Descobriram o esqueleto de um homem, quase inteiro, e entre seus reforços o ponto de pedra de uma seta de Lamanita, que produziu evidentemente sua morte. Uma rebarba mais velha Riggs reteve a seta. A contemplação do cenário em torno de nós produziu sensações peculiares em nossas entranhas; e subseqüentemente as visões do passado que está sendo aberto a minha compreensão pelo espírito do Todo Poderoso, eu descobri que a pessoa cujo o esqueleto era antes que nós fora de um Lamanita branco , um homem grande, thickset, e um homem do nome de Deus Seu eram Zélfi. Era um guerreiro e um cacique sob o profeta grande Onandagus, que foi conhecido do monte Cumora, ou MAR oriental (para o Leste das) às Montanhas Rochosas . Ocurse foi feito exame de Zélfi, ou ao menos, na parte -- um de seus ossos do thigh era quebrado por uma pedra arremessada de
um estilingue, quando na batalha, anos antes de sua morte. Foi morto na batalha pela seta encontrada entre seus reforços, durante a última grande contenda (luta) entre Lamanitas e do Nefitas.

 

                                  "HEBER C. KIMBALL falou sobre a MORTE DE ZELPH.

Heber mais velho C. Kimball que estava presente gravou o seguinte em seu jornal:"quando em nossa maneira que nós sentimos ansiosos para saber quem a pessoa era quem tinha sido morta por essa seta. Tornou-se conhecido a Joseph que tinha sido um oficial que caísse na batalha, na última destruição entre os Lamanitas, e seu nome fora Zélfi . Isto fêz com que nos nós nos alegrássemos muito, pensássemos de que o Deus era assim cheio de lembranças de nós a respeito da mostra estas coisas a seu empregado. O irmão Joseph tinha inquirido do senhor, e tornou-se conhecido em uma visão.

 

                 "CIDADE ANTIGA DE MANTI EM MISSOURI .

A seguir é feito exame também da historia dos cursos do acampamento de Kirtland:"o acampamento passado através de Huntsville, no condado de Randolph[ Missouri ], que foi apontado como uma das estacas de Sião, e é o local antigo da cidade de Manti , e as barracas lançadas no riacho escuro, sal licks, milhas de dezessete. Relatou-se ao acampamento que cento e dez homens se tinham oferecido de Randolph e se tinham ido ao oeste distante estabelecer dificuldades."O seguinte exame do mesmo evento é feito exame do jornal diário do acampamento de Kirtland, e foi escrito por Samuel D. Tyler: "setembro 25, 1838. Nós passamos através de Huntsville, Co, comarca de Randolph Co, PNF 450, e três milhas mais adiante nós compramos 32 bushels do milho a partir de um dos irmãos que reside neste lugar. Há diversos dos irmãos redondos aproximadamente aqui e este é o local antigo da cidade de Manti, que é mencionada no Livro do Mórmon e este é apontado uma das estacas de Sião, e está no condado de Randolph, Missouri, três milhas ao oeste da comarca do condado.

 

                         "GUERRAS DE NEPHITE E DE JAREDITE EM NOVA YORK OCIDENTAL.
Na cara desta evidência que vem do profeta Joseph Smith, Oliver Cowdery, e David Whitmer, nós não podemos dizer que os Nefitas e os Lamanitas não possuíram o território dos Estados Unidos e que o monte Cumora está na América central. Nenhum de nós pode dizer que o grande esforço (batalha) que resultou na destruição dos Nefitas ocorreu na América central. Se Zélfi , um homem justo, estive lutando sob (as ordens de) um grande profeta-geral nas últimas batalhas entre o Nefitas e Lamanitas; se esse grande profeta-geral fosse sabido das Montanhas Rochosas "o monte Cumora ou MAR oriental," então algumas daquelas batalhas, e evidente as batalhas finais ocorreram dentro das beiras (fronteiras) do que é agora os Estados Unidos .Não havia nenhum profetas justos, exceto os três Nefitas, após a morte de Moroni, e nós aprendemos que Zélfi foi chacinado (morto) durante uma destas batalhas durante a última grande batalha entre o Nefitas e Lamanitas e ele esteve enterrado perto do rio de Illinois. No livro da história Mórmon os Lamanitas empurravam (como rebanho) constantemente os Nefitas para trás para o Norte e para o Leste. Se a batalha que Zélfi fez exame peça est luta país atravessa acampamento de Sião, a seguir nós cada razão para acreditar que este escreveu Livro Mormon, que Nefitas foram forçados para longe e distante norte e para o leste até que encontraram-se na terra Ripliancum, que Eter e Mórmon declararam-nos ser a terra Ramá ou Cumora, um terra com "muito água" (***a terra dos GRANDES LAGOS, imensas massas de água doce***) que por "interpretação significava grande, que excede todo (**tipo de ÁGUAS=GRANDES LAGOS**)."Este ser
verdadeiro, o que seria mais natural então que Moroni, como seu pai Mórmon, depositaria as placas na terra aonde as batalhas vieram a um final e o Nefitas foram destruído? Este Moroni diz que , e de toda a evidência no Livro do Mórmon, aumentado pelo testemunho do
profeta Joseph Smith, estas batalhas finais ocorreram no território sabido como os Estados Unidos e na vizinhança dos Grandes Lagos e Montes de Nova York (dos EUA). E aqui Moroni encontrou o lugar para o descanso para os instrumentos sagrados que tinham sido entregues ao seu cuidado. (Doutrinas da Salvação , Joseph Fielding Smith. Compilado por Bruce R. McConkie. 3 vols. Cidade do Lago Salgado, Utá: Bookcraft, 1954-56, p.238-240.) Vá a onde está Cumora? Vá aonde foi o Jardim do Éden em Missouri? Vá aos recursos em linha—

 

                                             (****PÉSSIMA ESSA TRADUÇÃO GOOGLE
MAS DÁ PARA VER UMAS "BARBAS EM CHAMA", DOS QUE SE RECUSAM PENSAR). Agora dei uma pequena melhorada na tradução mas ainda está bem ruim...Tradutor?

-----------------------------------------------------------------
TIREM SUAS CONCLUSÕES. UNAM-SE AOS ESTUDOS ESPECULATIVOS. CRITIQUEM-
NOS, APRESENTEM SUGESTÕES E NOVAS IDÉIAS. TRABALHEMOS JUNTOS: EM UMA
EQUIPE SOB A "CULTURA SÓ de 100% de BRASILEIROS, só de SUDs, sem LDS).
SHALOM! SAVELLI (AL_IJAH)