A classificação certa dos exercícios que se utilizam nas competições e treinamento tem especial importância para orientar-se corretamente dentro do processo de ensinamento do treinamento.  Existem diferentes critérios para estabelecer o sistema de classificação dos exercícios. Nós utilizamos o sistema de classificação atendendo o grau de semelhança com os exercícios competitivos, dividindo-os em quatro grupos fundamentais: clássicos, especiais, auxiliares e de preparação física geral.

Os exercícios especiais são aqueles que estão constituídos por partes ou fases dos exercícios clássicos, ou se assemelham a esses com ligeiras modificações. Utilizam-se preferencialmente para ensinar e aperfeiçoar  a técnica dos exercícios clássicos. Divide-se   em três subgrupos: especiais de arranco,  especiais de arremesso e especiais combinados, esse ultimo pode ser combinado de exercícios especiais ou um exercício especial e um auxiliar.

Os exercícios auxiliares são os utilizados para o desenvolvimento de diferentes planos musculares, influindo em maior ou menor grau no aumento dos resultados. Caracteriza-se  por técnica de execução relativamente simples. Subdividem-se em: auxiliares de braço, auxiliares de pernas, auxiliares de tronco, auxiliares combinados.

Os exercícios de preparação física geral, são elementos de outras disciplinas desportivas que incluem na preparação do atleta. Entre os elementos mais utilizados se encontra os exercícios de ginástica a mãos livres e duplas, a acrobacia e os exercícios de aparatos e implementos ginásticos; as corridas, saltos e lançamentos do atletismo e os jogos desportivos com suas variantes pré-esportivas.
Consideramos que o sistema de classificação exposto reúne em si os requisitos de simplicidade e exatidão necessária para alcançar uma rápida compreensão. 

HOME  /  PESSOAL  /  INTRODUÇÃO  /   EXERCÍCIOS COMPETITIVOS  /

CLASSIFICAÇÃO DO LEVANTAMENTO DE PESO  /


 


Copyright ©2000. EDMILSON DANTAS.
All Rights Reserved