Darwin Magazine Home Page    

Como Colaborar | Envie um Comentário

Evolução

Buscar

Dezembro de 2001  

powered by FreeFind

 
   

 

 

Links

Início

Evolução

SI Digest

Livros
Links
Artigos
Biologia

 

"Ciência" do Criacionismo Desmascarada

Versão em português de Creation "Science" Debunked de Lenny Flank.
"Ciencia" de la Creación Desenmascarada versão em espanhol

EvoluçãoBem-vindos à Página da "Ciência do Criacionismo Desmascarada". Para muitos de nós, a controvérsia criação versus evolução foi estabelecida em 1925, quando Clarence Darrow humilhou William Jennings Bryan em um tribunal em Dayton, Tennessee, EUA. Entretanto, um número crescente de tentativas recentes de remover a teoria evolucionista das salas de aula, em favor de uma versão "científica" da fábula bíblica do Gênesis, demonstra que o movimento anti-evolução ainda está bem vivo na América.

Em agosto de 1999, o Comitê de Educação do estado norte-americano do Kansas votou, instigado por dois membros criacionistas (um deles era um veterinário e o outro um agricultor), para derrubar qualquer menção da evolução nos currículos escolares do estado, apesar do fato que o projeto enviado ao Comitê por um painel de 27 membros de educadores de ciências concluírem que uma compreensão básica de evolução era vital para uma educação científica apropriada. Embora a ação não tenha proibido que os professores do Kansas ensinassem evolução aos seus alunos, determinou que os estudantes não fossem testados em seus conhecimentos de evolução por todo o estado. Uma vez que a maioria dos distritos escolares talharam seus currículos de instrução com as exigências dos testes estaduais, derrubar a evolução teria o efeito de assegurar que muitos professores não trariam o assunto durante as aulas.

A decisão foi ridicularizada por todo o mundo por cientistas profissionais e organizações de professores; todavia, os oponentes da evolução no Arizona, Alabama, Texas, Illinois e Nebraska também estão considerando ações similares. Diversos outros estados introduziram advertências ("disclaimers") as quais devem ser inseridas nos livros-texto de biologia, declarando que a evolução é "apenas uma teoria". E ainda estão sendo feitas tentativas em legislaturas estaduais para exigir que se ensine a fábula bíblica da criação nas aulas de ciência, ou, se não conseguirem isto, proibir que as teorias evolucionistas sejam ensinadas nas aulas de biologia. 

Este site tem em mente um objetivo muito claro -- apresentar uma crítica a "ciência" do criacionismo, e servir como um guia para luta contra os criacionistas e suas intenções de impor suas interpretações peculiares da religião dentro de nossa sociedade. É minha opinião que os "cientistas" do criacionismo (em conjunto com o resto de suas companhias religiosas de direita) representam, em suas intenções de remodelar a sociedade americana de acordo com suas próprias crenças religiosas limitadas, a maior ameaça a liberdade e a democracia nos Estados Unidos atualmente.

 

Por que tanto esforço desnecessário?

A imagem popular dos criacionistas tende a representá-los como um grupo de fazendeiros rústicos sem muita educação, batendo continuamente no Bom Livro a medida que falam. Os criacionistas modernos, contudo, são muito mais criativos, normalmente bem educados e muito capacitados nas técnicas do debate e do sofisma. Aqui você encontra um guia rápido para batalha criacionismo/evolução:

O Criacionismo e a Evidência Científica

Os argumentos científicos dos criacionistas, ainda que careçam de sentido, são muito intrincados e detalhados, e podem soar muito convincentes às pessoas que não tenham conhecimento científico suficiente para fazer um bom julgamento (como os membros da diretoria de escolas locais). Ainda que os criacionistas tenham feito muitos argumentos pseudocientíficos contra a ciência evolutiva, por razões de espaço somente podemos discutir aqui alguns deles. O fracasso criacionista nestas áreas deve indicar quanto crédito podemos dar ao resto de sua "Ciência".

Qual a idade da Terra?

Talvez, o argumento mais desatinado feito pelos "cientistas" da criação é sua noção de que a terra tem apenas de seis a dez mil anos de idade, e que todos os fósseis são realmente os restos dos animais que se afogaram durante o Dilúvio de Noé . . . 

Mentiras e Desonestidades Criacionistas

A maioria da argumentação criacionista está baseada em desonestidade intelectual. Os Criacionistas dependem fortemente das citações de cientistas evolutivos, extraindo do contexto e modificando-as para soar como outra coisa distinta à que pretendia o escritor. Também dependem fortemente de meias verdades, distorções, citações deliberadas de dados sabendo que são falsos e cheios de invenções.

Criacionismo e Religião

Não obstante suas afirmações arrogantes de representar o "Ponto de Vista Cristão", os criacionistas e seus amigos fundamentalistas constituem uma minoria muito pequena  na tendência principal da religião. Cada denominação Cristã da tendência majoritária nos Estados Unidos rechaça o ponto de vista paranóico e ultraliteralista dos criacionistas, e não vê conflito de nenhuma ordem entre a fé cristã e a ciência moderna. 

Táticas : Luta contra os criacionistas

Os criacionistas estão altamente organizados, dedicados fanaticamente e bem financiados. Eles também exercem uma enorme influência política a nível local. Por conseguinte, devemos observar as táticas que eles têm usado em suas tentativas de impor seus pontos de vista religiosos sobre os demais.

Debates

Em uma sociedade democrática, as crenças religiosas desta ou daquela pessoa não são da incumbência de ninguém. Os criacionistas são livres para crerem nos mandamentos religiosos que desejarem. O que NÃO são livres para fazer é desmantelar o muro entre a igreja e o estado, e usar as escolas públicas para fazer proselitismo ao restante da população sobre sua interpretação religiosa. Aqui você encontra maneiras de lutar contra eles.

Recursos

Quando se enfrenta com um esforço local ou estatal para introduzir a doutrina religiosa criacionista nas escolas, a primeira coisa a fazer é buscar ajuda de combatentes anticriacionistas experientes. Aqui você encontra uma lista de recursos para ajudar os grupos locais a se oporem aos criacionistas:


girafaEste documento para a web, foi preparado em sua versão original em inglês por Lenny Flank (lflank@ij.net). 

Tradução:  Gilson C. Santos   
 Cássia C.C. Santos
 João Rodrigues

Gostaria de colaborar com a tradução?
Envie um e-mail.

Charles Robert Darwin (1809-1882), naturalista inglês.

 

Esta página é afiliada à

Lista de Sites Céticos

 

"Ciencia" Creacionista Desenmascarada (2) Inspirada nesta página, com mais argumentos contra o criacionismo. (em espanhol)

Homo webensis. A página para hominídeos com senso crítico e de humor.(em inglês)

No Answers in Genesis!
"Creationism is not the alternative to Evolution, ignorance is."

Behe's Empty Box (A Caixa Vazia de Behe - em inglês). Ensaios e Críticas do Livro de Michael Behe: "A caixa negra de Darwin: A verdadeira Bioquímica da Evolução"... e a hipótese  do Projetista Inteligente.

Museu Paleontológico da Universidade de Oslo: e sua galeria de fósseis.

National Center for Science Education -- Com várias informações para auxiliar a combater o criacionismo. (em inglês)  

Wes Elsberry's Sci Cre Page -- Muitas Perguntas e Respostas e outros recursos. (em inglês)

Talk.Origins Home Page -- Repostas para as perguntas mais freqüentes do Usegroup da Internet. (em inglês)

Evolution vs Creation Home Page -- Informações  e links. (em inglês)

Frank Steiger's "Creationism and Pseudo-science" Page -- Informações sobre vários tópicos. (em inglês)

Becoming Human -- excelente página em flash que retrata a evolução humana. 

Secular Web: Creationism


 

Em Português


Mario's Home Page

O Criacionismo e a Termodinâmica


Criacionistas e Ciência
da Criação
 


Evolução é um Fato e uma Teoria 

Cinco Grandes Erros sobre Evolução 

FAQ (Questões Mais Freqüentes)


A Cruzada dos Criacionistas contra Darwin e o Evolucionismo


Erros Plagiados e a Genética Molecular - Mais um argumento na controvérsia evolução-criação

O Que É Evolução?

Segunda Lei da Termodinâmica, Evolução e Probabilidade

Dúvidas Freqüentes Sobre Fósseis

Entendendo o Registro Fóssil e a Paleontologia

Os Primórdios da Vida na Terra


Evolução: Bibliografia


Evoluindo: Esclarecendo a Evolução


Com Quantos "Efes" se Escreve "Evolução"?


Outros sites . . .

 

 

 

 

 

Darwin Fish
Copyright © 2000/2001/2002/2003 Darwin Magazine
Primeira versão criada em março de 1997
 por Gilson Cirino dos Santos.
Curitiba, Paraná - Brasil.

 

                     

 

 

Informações!!! Dúvidas??

 

   

Página Inicial | Evolução | Biologia | Artigos | SI Digest | Livros | Links | Sugestões
Site melhor visualizado na resolução 800x600 pixels
Internet Explorer 4 ou superior

 

Alto da Página