Início  Como Colaborar 

 

 

Buscar
   

powered by FreeFind

 

Visite o site do Quackwatch em português
Gostaria de ver seu banner aqui, é grátis!!!

 

30 de julho de 1999

Início

SI Digest

Livros

Evolução

Links

 

 

Skeptical Inquirer Electronic Digest

Envie seus comentários a respeito do programa
 "Sinais de Deus" para a Fox

Chame todos os céticos, racionalistas e defensores da ciência e da educação. Vamos deixar que a Fox saiba que estamos cheios de apresentações apelativas e sem críticas do paranormal e pseudociência. Estimule a Fox a aperfeiçoar a descrição da ciência em vez de sensacionalismo agregado a índices de audiência.  
 
Envie seus comentários a respeito do especial de 2 horas da quarta-feira dia 28 de julho "Sinais de Deus"(Signs from God) para: askfox@foxinc.com.(em inglês) 

Para a resposta do CSICOP ao programa vá para: http://www.csicop.org/articles/19990729-signs-from-god/ (em inglês) versão em português

Eis o que Jere Lipps, professor de Biologia Integrativa na UC-Berkeley tem a dizer para a FOX sobre sua escolha de programação. Como apontou Lipps, tanto pode ser realizado na televisão através de exames inteligentes do paranormal baseados na ciência. Lipps citou o recente especial John Stossel da ABC. Outros exemplos incluem o vencedor do prêmio Candle in the Dark o Scientific American Frontiers: Beyond Science do PBS, e a excelente série Science Mystery da BBC/Discovery que vai ao ar mensalmente no Discovery Channel: 
 
Prezada Rede Fox:

Deus, isto foi espantoso!! Foi um apresentação muito baixa, então espero que seus índices de audiência tenham valido a pena. Uma espécie de National Inquirer das transmissões. Todas aquelas bobagens puras que não podem ser boas para o público. Vocês deveriam ao menos rodar um pequeno título próximo a base do seu logotipo que isto é "ficção, não baseada na realidade ou qualquer evidência." Por que não tentar um programa bom onde este tipo de coisas estarão distribuídas em uma maneira racional, mesmo científica. Posso contar a vocês, como John Stossel da ABC também pode, que esta abordagem é bem recebida pelos telespectadores. Requer um produtor que tenha algum ardor ou preocupação por seu público, de qualquer modo. Porém alguns de nós deveriam ser mais desejosos em contribuir, pela consideração da alfabetização científica da América. Assinalo aquelas pesquisas (1996, 1997) realizadas pelo National Research Council mostrando que 70% dos americanos adultos são fascinados e interessados pela ciência e pelas descobertas científicas. Agora que isto  ainda é mercado aberto, qualquer dias deste algum cara esperto da TV vai faturar! Poderiam ter sido vocês!!

Sinceramente,  

Jere H. Lipps, Professor & Curador
Departamento de Biologia Integrativa

Segunda biografia sobre Sagan chega em outubro


Algumas semanas atrás contamos para você sobre uma biografia de Carl Sagan, que ainda vai ser lançada, escrita por Keay Davidson entitulada Sagan: A Life. Agora soubemos que outra biografia também estará disponível em outubro. 

Carl Sagan: A Life in the Cosmos
de William Poundstone (Explanador)
Capa dura - 560 páginas (outubro de 1999)
Henry Holt & Company, Inc.; ISBN: 0805057668
Este ítem será publicado em outubro de 1999. 
Para fazer seu pedido deste livro click aqui a partir de outubro de 1999.
 
Descrição do livro

A primeira biografia do mais conhecido cientista de sua geração e autor do best-seller Cosmos. Neste livro, o primeiro exame em larga escala da vida de Carl Sagan, o escritor de ciência premiado William Poundstone detalha a transformação de um jovem astrônomo estudioso obcecado com vida em outro mundos no autêntico primeiro superstar da mídia da ciência. Como permaneceu muito tempo na televisão e autor de vários best-sellers, Sagan tornou-se instantaneamente reconhecível. Para as pessoas ao redor do mundo, ofereceu uma porta de entrada para os mistérios do cosmo e da ciência em geral. Para muitos da comunidade científica, contudo, ele tinha algo de um paria, alguém que procurava descaradamente a publicidade e que se importava mais com sua imagem e sua fortuna que os avanços da ciência. Poundstone revela os aspectos raramente discutidos da vida de Sagan, o trabalho legítimo e importante de sua carreira científica precoce, a quase obsessiva capacidade de trabalhar em projetos sem fim, os múltiplos casamentos e a fraturada e tumultuada vida pessoal -- todos elementos essenciais deste homem complicado e extraordinário, verdadeiramente o primeiro e mais famoso cientista da idade da mídia

A Respeito do Autor
William Poundstone foi duas vezes indicado para o prêmio Pulitzer. Entre seus sete livros estão The Recursive Universe, Labyrinths of Reason e Big Secrets. Também escreve bastante para redes de televisão e grandes revistas. Poundstone vive em Los Angeles.

Horário nobre da ABC Nightline encanta com a série "BRAVE NEW WORLD" 


 
Assisti trechos do primeiro episódio noite passada e esta série promete ser notável. Uma verdadeira pedra preciosa, transmitido por uma rede de televisão, de pensamento provocante baseado na ciência. Seria difícil imaginar alguma coisa diferente vindo de Ted Koppel e Nightline.
-MN
 
O wonder!
How many goodly creatures are there here!
How beauteous mankind is! O brave new world,
That has such people in’t! 
— Miranda, Ato V de "The Tempest" de Shakespeare

O Nightline da ABCNEWS retorna ao horário nobre neste verão (julho de 99) trazendo uma série de oito partes, Brave New World, apresentada por Ted Koppel e reportagens de Robert Krulwich.
 
Nightline no horário nobre: Brave New World explora como a estrutura de nosso mundo está mudando nos modos mais essenciais. A série irá ao ar em oito quintas-feiras consecutivas, da dez às onze da noite horário local (leste do EUA), na ABC começando em 29 de julho.
 
Sobre o que se trata tudo isto? Oito histórias que descrevem as mudanças fundamentais ocorrendo exatamente embaixo de nossos narizes -- se pudéssemos simplesmente parar para informar -- histórias que já estão transformando a natureza das famílias, nossa relação com as máquinas, reprodução humana.
 
No processo, Krulwich experimenta com as maneiras tradicionais de contar notícias na televisão, trazendo juntos uma variedade de artistas, estudiosos e performers (incluindo a série da casa They Might Be Giants) para explorar assuntos complexos do espírito humano. 
 
Krulwich junta-se com o Professor Stephen Jay Gould da Universidade de Harvard, o coreógrafo Bill T. Jones, uma variedade de robôs, animadores, Jane Curtin, Buck Henry e Buster Keaton e muitos outros para examinar oito histórias extraordinárias. 

Nightline no horário nobre: Brave New World conta as seguintes oito histórias ao longo de oito semanas: 
 
A Transmissão do Brave New World 

QUINTA-FEIRA, 29 DE JULHO (22:00-23:00 horário do leste)
“Wired for Speed” — O que há a respeito da velocidade que a torna tão atraente?
Esta transmissão dá uma olhada em como as máquinas estão acelerando o progresso da vida. Podemos, poderemos, poderíamos mesmo desacelerar? Neste programa, Rober Krulwich explora o ritmo da vida humana com Michael Malone, editor da revista Forbes ASAP. O programa também caracteriza: Regis Mckenna pioneiro do Silicon Valley; o artista performer David Pleasant; They Might Be Giants, atuando "You´re Older Than You Were Before And Now You´re Even Older"; o ator/diretor Buster Keaton almoçando com multi-atividades; o cartunista Bill Steig dos cartoons da revista New Yorker; filósofo Jacob Needleman; Mary a cozinheira dos pequenos pedidos; artistas de vídeo Josh e Adam, na papel de neurônios no cérebro de Mary.  

QUINTA-FEIRA, 5 DE AGOSTO (22:00-23:00 horário do leste)
“Man and Machine” — Estamos colocando mais e mais máquinas em nossos corpos, joelhos artificiais, rins, retinas ... o que acontece quando máquinas entram na cérebro? O que acontece quando as pessoas e suas máquinas se tornam um?
Robert Krulwich e o guru da computação (e membro da Disney) Danny Hillis discutem estas questões. O programa também apresenta: o coreógrafo BIll T. Jones trabalhando em conjunto com artistas do mundo digital para criar "Ghostcatching," uma dança que toma vida inteiramente no computador; They Might Be Giants em um duelo homem versus máquina com um robô baterista do MIT; As esculturas robóticas bonitas e misteriosas de Alan Rath; Um esquadrão dos pingüins carregadores de foguetes do cineasta Tim Burton; o inventor e pioneiro da computação Ray Kurzweil, autor de The Age of Spiritual Machines. 

QUINTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO (22:00-23:00 horário do leste)
“What is Family?” — Há agora tantas maneiras de criar uma família ... o que torna uma família uma família? 
Robert Krulwich visita o lar de Doug e Jan VanDrie em Grand Rapids, Michigan. Doug é um obstetra e Jan é uma enfermeira que trabalham para uma agência de adoção. Com o passar dos anos, Jan desenvolveu um hábito: Quando via uma criança disponível para adoção continuar nos arquivos mês após mês e ninguém as adotava, imaginava como ficariam em sua casa. Os VanDrie têm agora 14 crianças de todo o mundo, incluindo Brasil, Coréia, Filipinas, Bangladesh, um menino afro-americano do Texas e três filhos biológicos. Este programa conta a história de um casal transformando um grupo de crianças de diferentes lugares, pais biológicos diferentes, chegando em diferentes idades com diferentes idiomas, em uma família.

 QUINTA-FEIRA, 19 DE AGOSTO (22:00-23:00 horário do leste) 
“Why Not Clone a Human?”
Robert Krulwich conversa com Lee Silver da Universidade de Princeton sobre clonagem em um programa que apresenta: Stephen Jay Gould da Universidade de Harvard discutindo gêmeos siameses; Jane Curtin e Buck Henry no papel de pais malvados; Os artistas de Vídeo Josh and Adam explicando como clonar o DNA de ovelha; Ainda mais, O Jody Oberfelder Dance Project desempenhando um balé de bebês, “Rock Me Mama”; E, os fotógrafos do American artist Roni Horn.
 
QUINTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO (22:00-23:00 horário do leste) 
“The Sixth Extinction?” — Criaturas, grandes e pequenas, estão desaparecendo em uma taxa alarmante. Sim, isto já aconteceu cinco vezes em épocas passada, quando a Terra foi atingida por uma rocha vinda do espaço ou por mudanças climáticas repentinas. Mas desta vez, desde que são os humanos que estão causando os danos, e os humanos - diferente dos meteoros -- podem pensar, talvez desta vez humanos possam viver até o fim de uma extinção em massa,  talvez até mesmo prosperar?  
Robert Krulwich conversa com o paleontologista David Jablonski da Universidade de Chicago e The Field Museum. O programa também apresenta: A história de uma ave que há muito se acredita estar extinta: O Cahow, que desapareceu 350 anos atrás, e um garotinho que almoçou a ave que ainda estava por lá, em algum lugar ... o músico de Jazz e exterminador de baratas Jason "Jewell" Noon; David Quammen, autor, aventureiro e entusiasta da extinção; They Might Be Giants celebram a maior erva-daninha sobre Terra: Nós; Artistas de vídeo Josh e Adam mostram o que acontece quando há tantos de nós: Um ensaio sobre crescimento populacional.

QUINTA-FEIRA, 2 DE SETEMBRO (22:00-23:00 horário do leste)
“Looking for Life” — Suponha que nós realmente encontrássemos vida em nosso sistema solar? Muito provavelmente não será um alienígena grande, verde, assustador como nos filmes, mas um pequeno micróbio em uma rocha. Qual a importância disto? Que tipo de conversa você pode ter com um micróbio? De um tipo muito interessante, pensamos nós. 
Robert Krulwich conversa com Neil Tyson, diretor do Hayden Planetarium no Museu Americano de História Natural de Nova York. O programa também apresenta: As fotografias de Yoshio Itagaki de turistas imaginários na lua; As marionetes de Theodora Skipitaris trazem o Paradoxo de Fermi à vida; Uma pequena história de Voltaire se transforma em uma história em quadrinhos de aventuras:  “Micromegas: a 122,000-foot-tall space adventurer”; They Might Be Giants representam a balada de uma história de vida verdadeira: Os germes humanos insensíveis que foram a lua e viveram para contar a história. 
 
QUINTA-FEIRA, 9 DE SETEMBRO (22:00-23:00 horário do leste)
“Hope: A Case Study” — O que acontece quando cientistas muito inteligentes, desbravadores de fronteiras encaram uma tragédia familiar comum ... O que é mais importante: Um grande cérebro ou um grande coração?  
Robert Krulwich faz uma reportagem sobre: Dois neurocirurgiões — marido e mulher — na cidade de Nova York que trabalham diariamente com dramáticos pacientes de alto-risco; ambos tentam estar entrem os principais cirurgiões, pesquisadores desbravadores de fronteiras, professores, sobrando tempo para suas pequenas filhas e exercícios rigorosos. E ainda que esperem conseguir lidar com tudo isto ... se alguma coisa dá errado, não conseguem; Dois cientistas completos, ambos especialistas no cérebro, que acabam tendo um filho com danos cerebrais. Sim, eles sabem mais do que muitos pais em sua situação; mas este conhecimento extra ajuda?

QUINTA-FEIRA, 16 DE SETEMBRO (22:00-23:00 horário do leste)
“Beyond Atoms” — Átomos são pequenos, porém quarks são menores. E agora, ainda menores que os quarks, uma nova noção do que são feitas todas as coisas no universo: "Cordas" pulsáteis, vibrantes e dançarinas. 
Um tributo musical para a Nova Física, que mostra um conversa de Robert Krulwich com o Professor Brian Greene, autor de The Elegant Universe. Também destaca: The Emerson String Quartet representando Beethoven e Bach para trazer a metáfora musical da Teoria da Corda ao vivo; They Might Be Giants explora a física das partículas; Os artistas de vídeo Josh e Adam em tudo o que você sempre quis saber sobre a relatividade geral e mecânica quântica.
 
Tom Bettag é o produtor executivo do Nightline in Primetime: Brave New World series. Ted Koppel é o apresentador.

Sátira sobre a conspiração KENNEDY e suas conseqüências

O editor de notícias do San Jose Mercury, Charles Lindsey, que compareceu e palestrou no Congresso Cético Mundial de 1998 em Heidelberg, Alemanha, recentemente escreveu a seguinte sátira sobre a conspiração Kennedy e idéias coincidentes. 

Vale a pena conferir em: http://www.sjmercury.com/opinion/perspective/docs/conspiracy25.htm. (textos em inglês)

FTC fecha o cerco sobre as farmácias da internet

Dois artigos de informações sobre a questão da reivindicação de saúde e internet. Desta vez sobre a prescrição de medicamentos. Os anúncios são da Benton Foundation, uma organização sem fins-lucrativos que proporciona materiais educacionais e informações sobre tecnologia e política de comunicação. Fantásticas atualizações diárias sobre tecnologia e comunicação. Inscreva-se em sua lista de e-mail em www.benton.org

FTC Quer Farmácias On-line Vigiadas
Questão: Saúde/Regulação da Internet
O Federal Trade Commission (FTC) têm pressionado o Congresso norte-americano a aprovar leis que possam forçar os sites de prescrição na internet a revelar mais informações a respeito de seus negócios e de seus médicos. O FTC espera que uma publicação maior ajudará os governos dos estados em monitorar as atividades dos sites da internet que vendem medicamentos prescritos.  "O desafio real encontra-se em lidar com as dificuldades logísticas de identificar as partes responsáveis e leis que se façam cumprir através das fronteiras estaduais," disse Jodie Bernstein, diretora do Bureau of Consumer Protection do FTC. O FTC recomenda que os sites deveriam conter o nome, endereço e número de telefone da farmácia que irá distribuir os medicamentos e onde a farmácia está licenciada para vender. 
[Fonte: New York Times (Online), AUTOR: Associated Press]
(http://www.usatoday.com/life/cyber/tech/review/crg212.htm)

FTC parte para o ataque contra alvos de fraude no mundo do apontar-e-clicar

Questão: regulação da internet 
Jodie Bernstein, diretora do Bureau of Consumer Protection do Federal Trade Commission é esperada hoje para contar ao congresso que a legislação está precisando exigir da farmácias on-line que publiquem suas credenciais.  Os funcionários do  FTC acreditam que poderia ajudar em por um freio no crescimento de vendas de medicamentos vendidos sem prescrição. Ao longo dos últimos cinco anos,  a equipe de advogados de Bernstein processou em ações de sanção  mais de 90 sites relacionados. Bernstain disse que muitos estão enriquecendo rapidamente nos esquemas de pirâmides ou drogas milagrosas para perder peso. Ainda neste ano, o FTC atuou sobre os gigantes como o Wal-Mart e Burlington Coat factory por alegadamente errar na etiquetagem de roupas em seus catálogos on-line. O FTC acusou o web site "Young Investor" da Liberty Financial de anunciar erroneamente a política de privacidade para crianças que respondessem a uma pesquisa. Dell Computer e Micron Electronics foram acusadas de colocar propaganda enganosa de leasing em seus web sites. Todas estas companhias chegaram a um acordo com o FTC, concordando em interromper tais atividades. 
[Fonte: Wall Street Journal, AUTOR: John Simons]
(http://interactive.wsj.com/articles/SB933288100406749076.htm)

Para assinar gratuitamente o SI DIGEST em inglês, vá até: http://www.csicop.org/list/.

 

 

Alto da Página

 

 

 

 

(set/99)

 

Darwin Fish
Copyright © 2000 Darwin Magazine
Primeira versão criada em março de 1997
 por Gilson Cirino dos Santos.
Curitiba, Paraná - Brasil.

Página Inicial | Evolução | SI Digest | Livros | Links | Sugestões