Lista Negra - Sociedade


Jovens Assassinos

12345678 Nos dias de hoje, é cada vez maior o número de crimes cometidos por jovens. Quando um destes crimes acontece, todos logo acham na vida do jovem assassino algo que justifique suas atitudes, sejam uma banda que goste, um filme que tenha assistido ou até mesmo um jogo. A mídia trata logo de espalhar o fato, atribuindo o instinto assassino do jovem à determinada banda (geralmente de rock) ou jogo que julgue violento. Mas até onde vai essa influencia? Até onde um filme ou jogo pode induzir um jovem a cometer um assassinato? São questões bastante complexas, que merecem ser discutidas.
12345678 Tomemos como exemplo o Doom, jogo onde seu objetivo é matar, com armas de fogo, os alienígenas que vão surgindo na tela, regado a muito sangue. Vejamos a quantidade de adolescentes que cresceram jogando este jogo. É uma quantidade considerável, já que há uns quatro anos atrás ele era um dos jogos mais jogados entre a garotada. Agora veja a quantidade de crimes cometidos por adolescentes que cresceram jogando Doom. Acho que a quantidade é bem menor não? Eu diria que menos de 1%. Pois bem, se este jogo induz tanto os jovens a matar, como foi alegado no massacre cometido por dois jovens ingleses há poucos anos atrás, o lógico seria que todos, ou pelo menos a maioria dos jovens que gostavam de jogar Doom saíssem por ai com uma arma na mão atirando nas pessoas, como fazem no jogo. Mas isto não é o que acontece. O que é o mais lógico então: que o jogo influencia os jovens jogadores ao crime, ou que a parcela de jovens que comete este tipo de crime é de uma minoria psicopata que tem dificuldade em distinguir a ficção da realidade? Acho que a Segunda opção é mais aceitável.
12345678 Recentemente no fantástico foi mostrado outro caso parecido, o de dois jovens que mataram uma garota. Disseram que os garotos foram influenciados pela letra de uma música do Slayer, banda americana de Death Metal. Os pais da garota processaram a banda, alegando que eles incitam o crime. Comparando a quantidade de fãs da banda com a quantidade de crimes cometidos, é fácil perceber que esses jovens criminosos fazem parte de uma minoria, e que não podem representar o que a maioria pensa ou faz.
12345678 Tudo isto só mostra a deficiência de nossas autoridades em achar as reais causas que levam estes jovens a cometer crimes. É mais fácil, e muito mais cômodo atribui-los a filmes, jogos e músicas que eles julgam violentos, do que admitir sua própria falha na educação desses jovens. Pra piorar tudo isto, a mídia só atenta pra violência contida em certo jogo ou filme quando um crime deste tipo ocorre. Antes disto, dezenas de outros jogos ou filmes, tão ou mais violentos são lançados, e ninguém fala nada. A sede de notícias da imprensa, aliada à incompetência das autoridades é que faz surgir este tipo de notícias, que quase nunca refletem a verdade dos fatos, apenas passam uma imagem errada às pessoas, que assimilam tudo que assistem sem parar pra pensar na veracidade do que é mostrado.

Lord Karnak
lord@karnak.zzn.com


Leia mais sobre este assunto em:

- Rebeldes Sem Causa ?!?

- Delinquência Juvenil

 

Outros Artigos

Lista Negra