GEOPROCESSAMENTO - Aula 6
Notas de Aula 1
Notas de Aula 2
Educação em SIG
1 - Porque as pessoas querem, precisam e deveriam aprender sobre GIS ?
Em minha opinião, as pessoas:
Querem aprender sobre SIG porque, dentro da área de Geociências e ciências exatas, esta é uma tecnologia que vem crescendo rapidamente. Hoje é comum observarmos trabalhos que abordam a tecnologia em congressos ou encontros científicos de Arquitetura, Geologia, Agronomia, etc.. Isto abre um campo de trabalho e pesquisa enorme, que pode abraçar profissionais das mais diversas formações, assegurando assim, talvez, uma ascenssão profissional.
Precisam aprender sobre SIG, porque a tecnologia vem crescendo e se popularizando. Hoje em dia é comum encontrarmos projetos SIG em desenvolvimento em orgãos públicos (Prefeituras, governos estaduais, secretarias de planejamento, etc.), empresas privadas (Mineradoras, empresas de transportes, editoras, bancos, escritórios de engenharia e arquitetura, etc.), além de que o mercado de fornecedores de dados (empresas de hardware e software, empresas de aerolevantamentos, empresas que comercializam imagens de satélites, etc.) vêm atualmente exigindo o conhecimento desta tecnologia. Toda empresa que necessita de informações de origem espacial (onde esta? onde é mais perto? qual o melhor caminho?) vêm descobrindo a potencialidade da tecnologia, e exigindo profissionais qualificados para trabalhar com ela.
Deveriam aprender sobre SIG, porque esta é a melhor ferramenta para se visualizar, conhecer e aprender sobre informações de origem espacial, como Geografia, Cartografia, Análise Espacial, etc.. Pelo fato de o SIG tratar a informação espacialmente, é muito mais fácil se obter informações e de se predizer comportamentos no sistema, do que se analisando mapas, ou dados em formas tabulares (relatórios, textos, entrevistas, etc.)
2 - Quais são os aprendizes de SIG e quais suas necessidades e áreas de conhecimento?
As pessoas que possam a vir se utilizar da tecnologia compõem um universo extremamente amplo. Desde profissionais de áreas correlatas como Engenheiros Cartógrafos, Civis, Agrimensores, Urbanistas, Geógrafos, Geólogos, etc., até profissionais de áreas totalmente díspares das ciências geográficas, como jornalistas, historiadores, arqueólogos, biólogos, economistas, etc..

Enfim, qualquer pessoa que necessite de informações de origem espacial, pode-se utilizar da tecnologia. Hoje vemos aplicações de SIG em áreas não "ortodoxas" como :
  • Mapeamento dos sítios arqueológicos a serem inundados pela usina hidroelétrica de Serra da Mesa - MG    (Arqueologia)


  • Publicação dos Guias 4 Rodas, da Editora Abril (Jornalismo)


  • Controle e análise da proliferação de insetos e parasitas em áreas urbanas (Saúde Pública)


  • Determinação de locais para implantação de lojas e indústrias (Geomarketing)
  • Quanto as áreas de conhecimento necessárias para utilização da tecnologia, além daquelas específicas da aplicação (economia, biologia, arqueologia, etc.), é necessário, para a plena utilização do SIG, conhecimentos, mesmo que básicos, de cartografia, informática, análise espacial, e sistemas de informação.
    3 - Como pode-se inserir o Ensino de Geoprocessamento no Ensino Fundamental e Médio ?
    O ensino de Geoprocessamento poderia-se inserir no ensino fundamental e médio, em disciplinas como Geografia e História. O Hardware necessário para tanto, é aquele atualmente disponível na maioria das instituições de ensino, e quanto ao Software, existem atualmente várias opções disponíveis na Internet para tal utilização.

    A maior problemática, acredita-se, seria a elaboração de um programa, que deveria ser realizado em âmbito regional ou até estadual, abrangendo o treinamento de professores na tecnologia, a composição de "
    kits" com projetos SIG já prontos, confecção de material didático e elaboração de ementas abrangendo a utilização de tecnologias de Geoprocessamento nestas disciplinas.

    Como subsídio para aperfeiçoar esta discussão, sugere-se o artigo
    GIS in K-12 Education da ESRI, mostrando os aspectos básicos da utilização do SIG em escolas, incluindo sugestões de hardware, software (obviamente, os softwares da ESRI !), atividades e estratégias de ensino.
    Esta página foi criada com Netscape Comunicator
    Resolução: 800 x 600
    Visitante número desde 01/02/99
    Geoprocessamento ( Conceitos)
    Componentes de um SIG
    Subsistemas de Software SIG
    Implementação de um SIG
    Aplicações de SIG
    Educacão em SIG
    Material Didático
    Projeto Educacional