Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 1

A Arte da Transformação

 

Introdução

 

Projetando a maquiagem e maquiagem virtual

Qualquer forma de arte é um processo de comunicação que se baseia, em parte, na percepção e interpretação pela audiência. Para um escultor ou pintor, é um processo bem definido: o artista cria, então a audiência vê, interpreta, e reage. Ao contrário, os artistas de maquiagem tem de iniciar o processo de interpretação e negociação bem antes de suas mãos tocarem um pincel ou um pote de creme de maquiagem. Começa-se pelo roteiro, pela arte de alguém, que deve ser interpretada e processada no conceito de projeto. O conceito inicial tem de ser posteriormente interpretado, modificado pelo diretor, ou outros membros da equipe de projeto, e até mesmo pelo ator que usa a maquiagem. Uma vez que as considerações artístisticas foram feitas, as práticas são colocadas em testes: É possível com o orçamento do filme? A maquiagem é durável? Será que ela funciona bem na face como mostrado no desenho? Na verdade todo o processo é de pesquisa e refinamento, podendo ser alterado a qualquer momento. Primeiro, na pré-produção, será discutido os conceitos, depois os esboços serão apresentados e refinados, depois na produção eles serão adapatados para um ator em particular, e depois os ensaios serão feitos para para refinar o projeto.

Veja o exemplo abaixo. Note que o desenho original do personagem, o ator e o ator já com a maquiagem. Repare que na maquiagem final, foram feitas algumas pequenas mudanças em relação ao desenho original.

 

Um recurso interessante atualmente para se projetar uma maquiagem é a chamada Maquiagem Virtual. Consiste em se pintar no computador sobre uma foto do ator que usará a maquiagem. Desta forma será possível estimar como ficará quando for realmente feita. Geralmente são usados programas gráficos de computador como o Photoshop ou Painter, que têm a característica de trabalhar com camadas ou layers. E para facilitar a tarefa, são utilizadas mesas digitalizadoras, ficando mais fácil para se desenhar do que com o mouse. Desta forma, pode-se ter uma idéia de como o ator ficará com a maquiagem, economizando tempo e dinheiro. E além disso, estabelece-se o objetivo que deverá ser alcançado para que o ator ou diretor identifiquem.

 

Confira abaixo alguns exemplos de maquiagem virtual feitos pelo estúdio de efeitos especiais EFI Makeup Effects Studio:

 

 

 

Maquiagem, ator e ambiente

Alguns atores tem um certo preconceito ou são antipáticos com a maquiagem, como se ela escondesse suas faces do público. Outros já encaram como sendo um recurso adicional para formar o personagem.

A maquiagem de efeitos raramente é confortável de se usar. Qualquer que seja o material aplicado sobre a face, prejudica os movimentos, e pode provocar suor. Além disso, pode provocar alergia na pele. Algumas características do projeto da maquiagem podem prejudicar a atuação: máscaras de cabeça inteira podem prejudicar a fala e a visão do ator; lentes de contato ou maquiagens pesadas ao redor dos olhos podem prejudicar a visibilidade e percepção de profundidade; dentes postiços podem afetar a habilidade de falar. Por isso é importante dar tempo para o ator se acostumar com a maquiagem.

Muitos fatores influenciam a durabilidade da maquiagem. Muitos movimentos faciais ou expressões exageradas podem prejudicar apliques faciais. Por isto é importante evitar ao máximo apliques ao redor da boca e também projetar estes apliques em partes, para minimizar a distensão que o aplique fica sujeito. Cenas que envolvem esforço físico podem fazer o ator transpirar e prejudicar a maquiagem. O calor e umidade do ambiente podem prejudicar a maquiagem, fazendo necessários adesivos mais fortes e retoques freqüentes. A umidade pode ser prejudicial até para cabelos falsos. A iluminação do estúdio pode prejudicar a maquiagem pelo calor por exemplo. Muitas luzes de estúdio podem modificar a visibilidade da cor de sua maquiagem. Uma maquiagem rosada pode se tornar amarronzada se iluminada com luz verde. O problema está no fato que na maquiagem, as cores são como nas tintas de pintura: são 3 as cores básicas: vermelho, amarelo e azul. Quando se mistura todas as cores, o resultado é preto. Sem pigmento é branca. Já na luz as cores primárias são: vermelho, verde e azul. Lux branca é todas as cores. Não existe luz preta, o que existe é ausênica de cores. A solução não é simples pois a variedade de tons de maquiagem combina com a variedade de cores de luzes. No entanto aqui vai duas sugestões: procure trabalhar junto com o iluminador para ver que tipo de luzes serão usadas, principalmente com os personagens principais. Se possível faça testes com a maquiagem sob a iluminação. Procure também saber um pouco sobre iluminação, pois as vezes pode-se tirar vantagem disto. Por exemplo, uma maquiagem de morto que é imperceptível se não for iluminada com luz verde ou azul.

Veja abaixo uma tabela mostrando o efeito da cor da luz sobre maquiagem colorida:

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo Luz
Tinta
Vermelho
Verde
Azul
Vermelho Vermelho Marrom Escuro Roxo Escuro
Amarelo Laranja-avermelhado Verde-Amarelado Preto
Azul Preto Verde-Azulado Azul

 

Livros e materiais de referência

É muito importante para quem quer fazer maquiagem, ter uma coleção de fotografias. Ela é freqüentemente usada por artistas de maquiagem quando se esboça um personagem. Por exemplo, se você tiver de envelhecer um ator. Você poderia olhar nesta coleção de fotos as pessoas idosas e estudar o padrão de rugas.

Por isso, um bom começo seria com revistas. Procure retirar fotos de revistas. Fotos masculinas e femininas, com diferentes formatos de olhos, narizes, sobrancelhas, boca, orelhas, rugas de pele, tons de pele de diferentes nacionalidades, desde bebês até idosos. E também figuras com doenças de pele. Isto servirá para a criação de feridas ou qualquer efeito mórbido. Para arquivar estas fotos, use aquelas pastas de arquivo com 3 anéis. Procure categorizar a sua referência por idade, e dentro por grupos de bocas, orelhas, narizes.

Além de fotos de revistas, você pode pesquisar livros de doenças dermatológicas, de medicina legal, cirurgia e de anatomia humana. Ter boas referências de anatomia ajuda muito no processo de escultura.

E também não podemos esquecer da internet. Navegando na internet, você poderá encontrar inúmeras fotos, de diversos temas. Assim, grave em seu computador e imprima sempre que necessário.

 

Voltar para a página principal |Voltar para Maquiagem

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail