Moinho D´Água Colonial Francescatto
Os prédios tombados possuem materiais, elementos decorativos ou técnicas construtivistas excepcionais
Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus
Trecho do Rio das Antas e acesso pela RS 122
|  |
Vocação para o turismo atrelado à terra
A Tradição, aliada ao enorme patrimônio histórico e natural do Estado, faz do Rio Grande do Sul um local privilegiado ao turismo rural. E, para o bem da receita dos órgãos públicos, as Secretarias Municipais de Turismo já se deram conta disso, com a colaboração da iniciativa privada.
Quem pode deixar de associar a palavra gaúcho e não lembrar de homens de bombacha, tomando chimarrão e puxando uma conversa na cerca de uma estância? Ou ainda pensar em colonos sorridentes no campo, levando consigo tradições italianas ou alemãs centenárias? O que poucos sabem é que a projeção da imagem do estado do Rio Grande do Sul como um pólo de turismo rural foi fruto de um trabalho minuciosamente planejado, mas não deliberado.
Afinal trata-se de um povo que desde gerações possui afinidade e intimidade com a terra. "O pampa, as colônias com as marcas das imigrações, os hábitos e estilos de vida preservados do nosso povo, a arquitetura, o folclore, o churrasco e o chimarrão são matérias-primas do projeto gaúcho de turismo rural", argumenta o secretário estadual de Turismo, Milton Zuannazi.
O órgão contabiliza que, dos 500 mil estabelecimentos rurais do RS (dados da Secretaria de Agricultura - 1997), cerca de 169 são propriedades turísticas rurais cadastradas em 37 municípios, empregando envolvendo diretamente mil pessoas em todo
o Estado, principalmente nas regiões da Serra Gaúcha e do Pampa. Parece pouco, mas o secretário afirma que este setor deverá crescer muito mais, tendo em vista o retorno que proporciona. "Temos depoimentos de empresários turísticos rurais constatando que essa ativodade representa até 40% dos negócios de suas propriedades."
Um dado relevante, levando-se em conta que a regulamentação do setor no Estado foi criada a partir de 1992, com uma experiência no município de Lavras do Sul, na região da Campanha/ Zona Turística do Pampa. Ali, foram organizadas quatro propriedades rurais (Fazenda São Crispim, Fazenda Quero-Quero, Fazenda Quatrilho e Fazenda do Sobrado), para atender a uma demanda que, de forma espontânea, buscava no campo momentos de lazer e entretenimento. Desde essa época, foram discutidas diretrizes para nortear e implementar a atividade.
|