Um Passeio na Vila Marciana
Início | Marte | Projeto | Perguntas | Links | e@mail

Um Passeio na Vila Marciana
Home Page do trabalho de final de curso de Arquitetura & Urbanismo de Guilherme Motta de Oliveira.

AJAX, O Marciano   Aperte o cinto, a partir de agora estamos embarcando para a maior viagem de sua vida ! Iremos percorrer mais de 500.000.000 de quilômetros na viagem da Terra a Marte.

Este é o nosso cyber-simulador que o levará até Marte, no futuro ! Eu, Ajax, serei seu guia nesta aventura

Sairemos do Cabo Canaveral, nos EUA e em poucas horas iremos entrar em órbita da Terra, onde aproveitaremos para realizar passeios a mais de 500km de altura. Faremos uma pequena escala na Estação Espacial Internacional e em poucos dias estaremos embarcando na espaçonave Trans-Marciana rumo ao Planeta Vermelho !

A viagem, de cerca de 500.000.000km (quinhentos milhões de quilômetros) irá levar de 4 a 6 meses. (* as figuras acima foram coletadas nos sites da NASA)

Acima temos uma vista, isométrica, da colônia

Acima, a colônia, vista do nível de um pedestre. Com destaque a cúpula central e a torre de telecomunicações e bar com vista panorâmica.

Acima temos uma vista, do interior da cúpula do centro da colônia, no nível do solo, onde teremos as estantes para hidroponia, canteiros (em verde) para cultivo em solo marciano e ao centro a piscina para psicultura (em verde musgo).

Acima, podemos ver o interior da cúpula a 3,00m do solo. Neste local teremos laboratórios, escritórios e salas de aula, o grande vão central tem a função de amenizar o ambiente inóspito do planeta. Assim o tanque para psicultura é fundamental, pois é um oásis no planeta desértico.

Uma vista a 6,00m do solo, neste nível teremos o foyer, a passarela no nível dos tubos que compõem o sistema de circulação da colônia. Este é o local das artes, com exposições vindas da Terra e da produção local.

Acima temos uma vista da praça, estamos no nível da cúpula geodésica, no nível da cobertura dos módulos que compõem a colônia, daqui teremos as melhores vistas de Marte, nos planos elevados estarão os equipamentos de exercícios, com a gravidade menor as pessoas terão de "malhar" muito para não terem problemas ao voltarem à Terra.


A seguir mostramos os níveis da cúpula, em perspectiva isométrica, um de cada vez.
1) Nível 0,00 - psicultura/hidroponia/plantio em solo marciano.
2) Nível 3,00 - escritórios/laboratórios/auditórios
3) Nível 6,00 - Foyer/Rua das artes/Local de encontro
4) Nível 9,00 - Praça/Esportes/Vista de marte.

Com o desenvolvimento da Colônia, irão se organizando bairros, a partir do módulo básico. Neste exemplo a grande cúpula ao centro tem função agrícola, necessária para maior independência da colônia em relação à Terra.

| Volta ao Início desta Página |


www.marte.cjb.net - por Guilherme Motta - guimotta@nutecnet.com.br