Tramway da Cantareira

O "Trem das 11"

.

"...Não posso ficar, nem mais um minuto com você....Sinto muito amor, mas não pode ser....Moro, em Jaçanã.....Se eu perder esse trem, que sai agora às 11 horas... Só amanhã de manhã...E além disso mulher...Tem outra coisa.....Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar.....Sou filho único, e tenho minha casa para olhar...."

Dificilmente se encontra no Brasil alguém que não conheça essa música tão famosa, porém são poucos os que sabem que ela se refere ao Tramway da Cantareira, uma pequena ferrovia que durante décadas foi um importante meio de ligação da zona norte da cidade de São Paulo com suas áreas centrais  e um importante elemento para o desenvolvimento dessa região.

Imortalizado por Adonirã Barbosa na música "TREM DAS ONZE", o Tramway da Cantareira é o  tema dessa página, onde procuraremos apresentar um pouco de sua história, mapas, fotos, etc.., levando-os a uma viagem agradável pela história dessa ferrovia, ao som dessa música.

Jaçanã e Adonirã Barbosa. Foto Tony Belviso

Capa do Disco TREM DAS 11. Cortesia Tony Belviso

Na realidade, esse site é fruto da união de esforços de um grupo de apaixonados por ferrovias que, juntando seus conhecimentos, lembranças e fragmentos de informações, tornaram possível resgatar um pouco da memória dessa ferrovia. 

Esse trabalho não tem a menor pretensão de esgotar o assunto sobre essa ferrovia ou ser definitivo, pois existem outros sites sobre essa ferrovia, onde o Uma Aventura nos trilhos,  dos pesquisadores Werner e Itália Vana é, em nossa opinião, excelente e deve ser visitado.

Nossa abordagem, assim como nas demais páginas desse site, é enfocar mais o aspecto ferroviário em si, ou seja, suas locomotivas, estações, frota de carros e vagões, dados técnicos, etc.. Para conhecer um pouco mais sobre essa ferrovia, clique nos ícones abaixo e boa viagem nos trilhos dessa história tão interessante.  

Antes, clique aqui e veja um vídeo curto com uma cena do Tramway da Cantareira!!

Depois, pegue seu passe e embarque nessa viagem. Bom passeio!!

História do Tramway - 1ª Fase Primeira Fase : Tramway da Cantareira
História do Tramway - 2ª Fase Segunda Fase - A encampação pela Sorocabana.
Relação de Locomotivas Quadro de locomotivas do Tramway da Cantareira
Galeria de Fotos Galeria de fotos doTramway da Cantareira
Mapa da Linha Mapa das linhas do T.C. ontem e hoje. Faça uma viagem!!
Estações do Tramway em 1955 Relação das estações do Tramway da Cantareira;
Trem das 11 - Música  Letra e música (MIDI) que imortalizou o Tramway
Linkes Outros sites  e matérias de Jornal
Vídeos Videos com o Tramway da Cantareira

Essa Página foi inspirada e criada principalmente com fotos e informações fornecidas por Tony Belviso, Alberto del Bianco, Sérgio Mártire, Julio Cesar de Paiva, Nilson Rodrigues, Ralph Menucci Giesbrecht, Kenzo Sakaoka, Werner Vana  e muitos outros amigos.

Se você tiver mais informações, fotos ou material a respeito do TC e quiser colaborar conosco, por favor, lembre-se de entrar em contato para podermos crescer mais esse site. Para  entrar em contacto com a equipe responsável pelo site, basta clicar abaixo:

Webmaster
Marcello Tálamo
Pesquisa, Colaboração e apoio
Colaboração na WEB
A E.F.BRASIL é o mais completo site do Brasil sobre nossas ferrovias de ontem e de hoje, com fotos, informações, vídeos e uma lista de discussões eletrônicas via e-mail sobre esse assunto. Venha conhecer-nos!!