http://www.oocities.org/xadrezrex  

Written by Arnaldo Rodrigues D'Almeida                                                                          

Published in: April / 2002

Revised in: July/2005

[ENGLISH]             Fábrica de Jogos de Tabuleiro (inclusive REX):  www.septimio.com.br

 

1- Introdução

 

    REX é uma adaptação do jogo de xadrez a um tabuleiro de formato retangular de casas, preferencialmente, hexagonais. O tabuleiro é constituído de 85 casas de formato hexagonal, círculo ou  retângulo, preenchidas nas cores branca (27 casas), preta (27 casas) e cinza (31 casas).

 

    A adaptação consistiu em: acrescentar mais 1 Bispo e 7 Peões para cada jogador, definir a posição de cada peça no início da partida (Figura 1) e a movimentação das peças para que seja compatível com o tabuleiro (ver regras). As regras são similares às do xadrez tradicional. A essência do jogo permanece a mesma, ou seja, dar xeque-mate no Rei adversário.

 

Figura 1: Disposição das peças no início de partida.

 

 

        O REX possui 6 direções (3 diagonais e 3 ortogonais) duas a mais que o xadrez FIDE (Figuras 2 e 3).

 

 

Figura 2: As 6 direções do tabuleiro REX.

Figura 3: As 4 direções do tabuleiro de xadrez FIDE.

             

    A maior quantidade de direções,  número de casas e número de peças,  aumenta o número de combinações de lances possíveis que cada jogador poderá realizar, o que torna o jogo mais emocionante e requerendo maior capacidade de concentração e raciocínio de seus jogadores.

 

       Ao jogar pela primeira vez, mesmo estando acostumado a jogar xadrez, provavelmente  estranhará muito, entretanto, à medida em que for jogando, irá familiarizando-se com o tabuleiro e os movimentos das peças, e perceberá, cada vez mais, que as estratégias do jogo são, essencialmente, as mesmas do xadrez tradicional.

 

    Como no xadrez tradicional, o REX, além de proporcionar entretenimento, desenvolve: inteligência, capacidade de concentração, criatividade, raciocínio lógico, tático e estratégico, memória visual, associação (reconhecimento de modelos) e espírito de competitividade.  Embora possua similaridade com o xadrez, suas características são bastante peculiares (ver O Jogo).

 

    O REX foi inventado em fevereiro de 1997 por Arnaldo Rodrigues d’Almeida. O tabuleiro foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em 27 de fevereiro de 1998 sob o número de DI5800260-0. Ainda no mesmo ano o INPI fez exigências, cabendo ao autor pronunciar-se a respeito, no prazo de 60 dias, a partir da data da publicação. O autor não ciente das exigências, perdeu o prazo e o REX passou a ser de domínio público.

 

 

Informações ou comentários envie e-mail para: chessrex@bol.com.br

 

 

 
Counter

 

 

 

1- Introdução

2- Regras

3- Notação

4- O Jogo

5- Estratégias

6- Partidas

7- Problemas

8- Tabuleiro

9- Downloads
10- Links

 

1