ABC da Arte do Batik

| Home | Currículo | Introdução | Origem | Material Básico |
| Preparar Anilina | Preparar Fixador | Preparar Cera | Preparar Tecido |

| Pintar e Tingir | Concluir o Trabalho | Tirar a Cera |
| O Falso Batik | Pimeiro Passo | Segundo Passo | Terceiro Passo |

ABC da Arte do Batik


Preparando a Cera
A cera de abelha deve ser misturada com parafina

Proporção ideal:
Dois terços (2/3) de parafina para um terço (1/3) de cera de abelha.

     É muito importante que se mantenha esta proporção para que a cera não se torne muito quebradiça, o que dificulta o trabalho.

Modo de preparar:
Em uma panela, derreta a proporção indicada acima até que a mistura (que passarei a chamar simplesmente de cera) fique líquida, mas que não levante fervura.

     Para saber o ponto certo da cera, aplique com um pincel um pouco dela em um pedaço de tecido da mesma qualidade do tecido que será utilizado no trabalho. A cera estará na temperatura certa quando ficar com aparência transparente ao ser aplicada.

Atenção: Não ponha a panela de cera diretamente sobre o fogo, pois a cera de abelha e a parafina são muito inflamáveis. Use uma chapa de amianto, um difusor de calor ou coloque a panela em banho-maria. O ideal (e bem mais seguro) seria usar um aquecedor elétrico, pois ele permite controlar a temperatura da cera, evitando que ela pegue fogo.

Voltar

Avançar

| Para cima |


| Panela | Placa de Amianto | Cera de Abelha | Anilinas | Fixador | Bastidores | Tecidos | Vasilhas | Pincéis |
| Exemplo | Exemplo 1 | Exemplo 2 | Exemplo 3 | Exemplo 4 |

| Branco | Amarelo | Laranja | Vermelho | Roxo | Verde | Azul | Traço | Colorindo | Tingimento | Lua | Craquelado | Parabéns |
| Para Saber Mais | Galeria | Visite o site Os Bonecos |

| Assine meu Livro de Visitas | Veja meu Livro de Visitas |