Centros de Lançamento de Foguetes no Brasil:
Em 1965 foi construído o primeiro campo de lançamento de foguetes no Brasil, no Rio Grande do Norte. Esse campo de lançamento recebeu o nome de Centro de Lançamento de Barreira do Inferno. Desse Centro já foram lançados vários foguetes estrangeiros, e os nacionais SONDA I, II, III e IV.
O Centro de lançamento de Alcantra que é mais novo do que o de Barreira do inferno e começou a operar em 1989. Devido a sua posição, perto a linha do Equador, os foguetes lançado desse centro tem uma considerável economia de combustível.
VLS:
O VLS, Veiculo Lançador de Satélites, entrou em desenvolvimento no Centro Técnico Aeroespacial. Em 1987 os países que que vendiam os componentes para a construção do VLS suspenderam suas vendas alegando que o Brasil estaria desenvolvendo um programa nuclear paralelamente ao divulgado oficialmente.
O VLS-1 foi lançado no final de 1997, devido a uma falha em um dos quatro foguetes de propulsão o VLS foi destruído 65 segundos após o lançamento.
O VLS-1 era um foguete de 4 estágios. Possuía pouco menos de 20 metros, e tinha um peso total de 50 toneladas.
Agencia Espacial Brasileira:
A Agencia Espacial Brasileira (AEB), tem sua sede no Distrito Federal. A AEB foi fundada em 1994, é uma Agência Civil encarregada de supervisionar as atividades espaciais no Brasil.