O Planeta Júpiter é o maior dos planetas do sistema solar e quinto mais próximo ao sol. A massa de Júpiter é mais que de duas vezes a massa de todos os outros planetas juntos.
Júpiter está a uma distância média de 778.300.000 Km e seu diâmetro equatorial é de 142984 km. Júpiter demora apenas 9:55 hs para fazer a rotação em torno de si mesmo e 11,86 anos para dar uma volta em torno do Sol.
Júpiter é formado aproximadamente por 90% hidrogênio e 10% de hélio, com traços de metano, água, amônia. Os conhecimentos que possuímos sobre o interior de Júpiter são essencialmente indiretos.
Júpiter apresenta uma fonte de calor, ou seja, emite mais energia para o espaço do que recebe do sol. Assim como Saturno, Júpiter possui anéis, porém esses anéis fracos e muito menores do que os de Saturno.
Durante a década de 1970 aumentou-nos muito nosso conhecimento sobre Júpiter. Sendo visitado pelas sondas Pioneers 10 e 11, Voyager 1 e 2 e posteriormente pela sonda Ulysses.
Júpiter possui 16 luas, que são as seguintes : Metis, Adrastéia, Amaltéia, Febe, Io, Europa, Ganimedes, Calisto, Leda, Himalia, Lisitéia, Elara, Ananque, Carme, Pasiféia, Sinope.