Semi-Final
O vencedor de cada jogo estará classificado para final.


21 de Março
Sábado
16:00h

Náutico 0 x 1 Sport
Estádio: Eládio de Barros Carvalho (Aflitos)
Local: Recife/PE
Gols: Ricardinho (Sport).
Clique aqui e veja o que a imprensa falou antes do jogo.
Semifinal sacode o Recife (Fonte: Jornal do Commercio)
Leão e Timbu decidem hoje a vaga na final (Fonte: Diário de Pernambuco)
Clique aqui e veja o que a imprensa falou depois do jogo.


21 de Março
Sábado
16:00h

Bahia 2 x 1 Fortaleza
Estádio: Estádio: Otávio Mangabeira (Fonte Nova)
Local: Salvador/BA
Gols: Washington, Luis Carlos Capixaba (Bahia) e Júnior Amorim (Fortaleza).
Clique aqui e veja o que a imprensa falou antes do jogo.
Bahia embalado busca a 11ª vitória esta tarde (Fonte: Jornal Correio da Bahia)
Leão x Bahia: revanche que vale a final (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
Torcida motiva Bahia a chegar à final (Fonte: Jornal A Tarde)
Fortaleza enfrenta a força baiana (Fonte: Jornal O Povo)
Clique aqui e veja o que a imprensa falou depois do jogo.


Informações 
sobre o jogo
Náutico X Sport
(Antes do Jogo)

Imprensa Pernambucana (Antes do Jogo)
Semifinal sacode o Recife (Fonte: Jornal do Commercio)
Sábado, feriado, muita festa. A capital pernambucana deve parar, hoje à tarde, para acompanhar in loco ou pela TV, a cabo, o clássico Náutico x Sport, a partir de 16h, nos Aflitos.
Alvirrubros e rubro-negros perseguem uma vaga na grande final do Campeonato do Nordeste, contra Bahia ou Fortaleza, que se enfrentam simultaneamente, no estádio da Fonte Nova, em Salvador.
O Náutico é o único invicto da competição e terminou a primeira fase como líder isolado, com 37 pontos ganhos, oito a mais que seu adversário, que ficou na quarta colocação. Todavia, a única vantagem que o time dos Aflitos tem, conforme o regulamento do Campeonato, é o privilégio de jogar em casa. Havendo um empate, a vaga será decidida na cobrança de pênaltis.
Náutico e Sport enfrentaram-se duas vezes, recentemente, na Ilha do Retiro e nos Aflitos, pelo Campeonato do Nordeste e pelo Pernambucano. Em ambas as ocasiões, o Alvirrubro venceu, por 2x1 e 2x0. O Rubro-Negro promete fazer um carnaval na casa do adversário e marchar para a conquista de seu terceiro título de campeão do Nordeste.
Apenas 20 mil ingressos foram colocados à venda para evitar a superlotação do estádio, ao mesmo tempo em que a Polícia Militar tomou uma série de medidas para afastar a possibilidade de brigas entre torcedores das duas equipes.
Confirmando a tendência da enquete realizada pelo Jornal do Commercio, Wilson Souza, do quadro de árbitros da Federação Pernambucana de Futebol e da Fifa, foi escalado para dirigir este Clássico dos Clássicos, que deve entrar para a história.
O Sport, que vem de uma derrota de 2x0 para o Flamengo do Piauí, pela Copa do Brasil, volta a contar com Leonardo, Valdo e Érlon. O Náutico, que derrotou o Porto no meio da semana por 5 x 3, pelo Campeonato Pernambucano, terá o retorno de Sangaletti e Wallace.
Leão e Timbu decidem hoje a vaga na final
(Fonte: Diário de Pernambuco)
Kuki é o homem-gol alvirrubro
Com doze gols no Nordestão, oito no Campeonato Pernambucano e um na Copa do Brasil, Kuki é o principal artilheiro do Náutico na temporada, com 21 gols. O atacante, que ainda não marcou gols contra o Sport, não promete balançar a rede no Clássico dos Clássicos. Ele também não se importa se não sair dos seus pés o gol que pode levar o time timbu à final da competição. "Não prometo gols e sim dar o máximo pelo Náutico. É o jogo mais importante do ano para nós e não podemos deixar que toda a campanha feita até agora não valha de nada. Quero a vitória e se o gol não for meu, tudo bem", disse o artilheiro.
Kuki também lembrou que apesar de ter uma boa média de gols na competição, no alvirrubro todos estão deixando a sua marca. "No nosso time todo mundo faz gols. Quando enfrentamos o Sport pelo Campeonato do Nordeste, na primeira vez, os artilheiros do time eram eu e Gil, com três gols. De lá para cá já comemoramos gols de vários jogadores e é bom que seja sempre assim", frisou, mostrando humildade.
Leonardo faz a diferença 
"Leonardo ainda não está confirmado. Ele ainda depende de um teste amanhã (hoje) pois vem de uma contusão". A tentativa do treinador Levir Culpi de esconder o jogo em relação à escalação do time para hoje não convenceu ninguém na Ilha do Retiro. Leonardo treinou normalmente e está totalmente recuperado da contratura na coxa direita que o deixou de fora das últimas quatro partidas do Leão. Coincidência ou não, o time caiu vertiginosamente de produção nesses jogos. A ausência do atacante foi nitidamente sentida. Será que Levir está pensando mesmo em não aproveitar o jogador? Difícil de acreditar.
Também orientado a seguir a tática de Levir, Leonardo bem que tentou despistar a Imprensa. "Não sei, o técnico é quem decide", mas logo depois o jogador acabou se traindo. "Estou bem fisicamente e pronto para enfrentar o Náutico. Nunca perdi mais de dois clássicos consecutivos desde que estou aqui no Sport. Temos que vencer o Náutico, mexer com os brios deles. Reconheço que o adversário passa por uma ótima fase, mas no clássico tudo se nivela", declarou o jogador.


Informações 
sobre o jogo:
Bahia x Fortaleza
(Antes do Jogo)
Imprensa baiana (Antes do Jogo)
Bahia embalado busca a 11ª vitória esta tarde (Correio da Bahia)
Evaristo tenta conter a euforia da equipe, mas a torcida está confiante num novo triunfo diante do Fortaleza
Até onde vai o Bahia? Com dez vitórias consecutivas e já classificado para as oitavas-de-final da Copa do Brasil, o time do técnico Evaristo de Macedo vem surpreendendo todos nessa temporada. A dúvida que passa pela cabeça da torcida é saber qual o limite da equipe, que chegou a ser duramente criticada no início do ano. A pergunta vai começar a ser respondida hoje, quando o Bahia recebe o Fortaleza, pela semifinal do Campeonato do Nordeste. O jogo acontece na Fonte Nova, às 16h, e a expectativa é de que um número grande de torcedores vá ao estádio (75.400 ingressos estão à venda desde ontem) para empurrar o tricolor rumo à decisão do título.
Embora o Bahia esteja vivendo o seu melhor momento no ano, a ordem no clube é conter a euforia e tomar todas as precauções contra os cearenses. A explicação para tamanha cautela é simples: nesse momento da competição, o preço para um eventual tropeço é a eliminação. Ao contrário da fase de classificação, quando o time deslanchou e alcançou a vice-liderança após ter sido goleado pelo ABC, agora não há oportunidade para recuperação.
Mesmo tendo feito uma campanha melhor do que a do adversário, o Bahia não tem a vantagem do empate. Caso o jogo termine empatado, a definição da vaga será através da cobrança de tiros livres da marca do pênalti. Porém, a pretensão dos tricolores é não proporcionar à torcida um "teste cardíaco" gratuito, garantindo a passagem para a final do Nordestão logo no tempo normal. "Esse é o nosso desejo, pois, como todo mundo fala, pênalti é loteria. Vamos ter calma para procurar a vitória e contamos com nossos torcedores para conseguir esse objetivo", resumiu o atacante Nonato, artilheiro do time na competição, com oito gols.
Dor lombar - Tranqüilo e sem maiores problemas para montar sua equipe, Evaristo de Macedo vai mandar a campo a mesma formação que derrotou o Santos, na Vila Belmiro, quarta-feira passada. O único jogador que causa preocupação é o atacante Robson, que reclamou de dores na região lombar.
O centroavante levou uma pancada durante a partida contra o Peixe e está com a recuperação mais demorada devido ao fato de ser alérgico a medicamentos antiinflamatórios. "Essa questão dificulta um pouco seu quadro, mas acredito que ele tem tudo para passar no teste de amanhã (hoje)", declarou o médico Luiz Henrique.
Entre os jogadores, a animação é grande para a semifinal. Retrato fiel dessa confiança é o meio-de-campo Alex Oliveira, um dos destaques no triunfo sobre o Santos. Autor dos dois gols sobre os paulistas, o segundo deles em belo estilo, Alex acredita que o Bahia tem grandes chances para manter sua ótima média na temporada, conquistando a décima primeira vitória seguida. "O objetivo é esse, ainda mais se tratando de uma decisão. Não podemos deixar a peteca cair e continuar dando alegrias para nossa torcida", comentou Alex, que está pendurado com quatro cartões amarelos.
Torcida motiva Bahia a chegar à final (Jornal A Tarde) 
TRICOLOR QUER CASA CHEIA 
O Bahia deve receber apoio de mais de 50 mil torcedores na partida das 16 horas na Fonte Nova contra o Fortaleza, decidindo uma vaga de finalista do Campeonato do Nordeste. Após a 10ª vitória consecutiva na temporada conquistada sobre o Santos, em São Paulo, a euforia tomou conta da torcida, que já acredita no título inédito. 
Da mesma forma que acontecerá na decisão do título, o empate ao final dos 90 minutos implicará na decisão por pênaltis. O regulamento não prevê prorrogação. 
Desde ontem que 10 mil ingressos de arquibancadas foram colocados à disposição da torcida nos guichês da Fonte Nova. A partir das 8 horas de hoje podem ser encontrados todos os demais bilhetes, incluindo os estudantis. Ao todo, serão 66.400 ingressos, hoje a carga máxima do estádio atendendo exigência da Fifa de reservar 50 cm de arquibancada para cada torcedor, sentado. 
Para o Bahia será a partida mais importante da temporada. O triunfo o levará à primeira decisão na temporada e no milênio. O adversário, que utiliza as mesmas cores no uniforme, é um antigo rival regional desde os anos 50. Na fase de classificação da atual competição, o Bahia venceu por 2x0, gols de Nonato e Jean Elias, no Estádio Presidente Vargas. 
Apenas o centroavante Robson esteve ausente do treino da manhã de ontem no Fazendão. O jogador retornou de Santos reclamando dores das costas conseqüentes de uma trombada com um colega do Santos. O médico Luiz Henrique ministrou apenas Tilenol, porque Robson tem alergia a antiinflamatório e outra medicação poderia conter substância considerada doping. 
Conforme o médico, Robson deve apresentar boas condições para enfrentar o Fortaleza, porém não quis afirmar. “Se a partida fosse hoje (ontem), estava complicado”, encerrou. 
Resultado 
Sobre esse resultado o técnico Evaristo não se baseia para falar sobre a partida de hoje. “Toda partida é diferente da outra e deveremos ter muito cuidado com os detalhes. Jamais ficar pensando no que passou”, alertou o treinador, que ontem preferiu afastar qualquer possibilidade de contusão e programou apenas um treino leve para a parte da manhã, no Fazendão, seguido de cobranças de pênaltis. 
Destaque na partida contra o Santos, assinalando os dois gols do triunfo, o meia Alex Oliveira prometeu mais alegrias ao torcedor do Bahia. “Temos todas as condições de chegar bem na final. Estamos numa seqüência de triunfos consecutivos, a união do grupo é cada vez maior e o objetivo de todos é um só: o título”. 
O capitão Jefferson acha que se a defesa jogar bem e evitar gols, o ataque resolverá. “Já participei de muitas decisões e sei o quanto os nervos ficam à flor da pele. Portanto, é preciso ter o máximo de cuidado, porque qualquer erro pode ser fatal”. 
Para Jefferson, o Bahia deve fazer o simples para alcançar o objetivo. “A gente tem que esquecer a partida entre Náutico x Sport e até a final da competição. Nossa partida mais importante é contra o Fortaleza.

Imprensa cearense (Antes do Jogo)
Leão x Bahia: revanche que vale a final (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
Louvação de todos os lados; credibilidade do futebol cearense novamente recuperada; ascensão do time, que há muito não sabia o que era o gostinho de se dar bem em competições nacionais.
Tudo isso, o Fortaleza coloca em jogo, às 16 horas de hoje, na Fonte Nova (ao vivo pelo Canal 10), contra o Bahia, pelas semi-finais do Campeonato do Nordeste.
Quem vencer vai à final e portanto, chegou a hora da verdade para o time tricolor, que enfrenta um dos candidatos ao título e que foi o único a quebrar a invencibilidade leonina na competição. O técnico Ferdinando Teixeira diz que não há porque temer o adversário. “Temos que respeitá-los, Temer, nunca”, advertiu Ferdinando. Ele está respaldado na campanha do time, que em oito jogos fora de casa este ano, não perdeu nenhum sequer.
Ferdinando entende que a Fonte Nova tem um bom piso, que facilita o toque de bola e considera que o estádio é até certo ponto, neutro, pois a torcida fica longe do gramado, diminuindo a pressão sobre o visitante.
ESCALADO - O Fortaleza seguiu viagem ontem, por volta das 8h30min para Recife, já definido. O volante Pires não joga, visto que foi expulso contra o ABC/RN. Em seu lugar, já foi escalado Dude. Foi mantida a base do time que derrotou o Santa Cruz, no jogo da classificação, (4x1), no Arrudão, em circunstancias que pareciam desfavoráveis ao time tricolor do Pici.
O Fortaleza treinou ontem à tarde no CT do Vitória, mas como havia espiões baianos na área, o técnico resolveu comandar apenas um treino bitoque, seguido de cobranças de pênaltis até o escurecer. Surgiu uma pequena preocupação, que foi uma diarréia que acometeu o atacante Clodoaldo. Ele não participou do treino, ficando no hotel. Todos os jogadores enfatizaram que a aplicação tática do time será determinante para se conseguir surpreender o Bahia, nos seus domínios.
O meia Bechara seria titular em outras circunstancias, mas ele está retornando de contusão e ficará no banco, ao lado de Rodrigues, Aldemir, Carlinhos, Chiquinho, Cantarelli e Mazinho Loiola.
Fortaleza enfrenta a força baiana (Fonte: Jornal O Povo)
A equipe cearense tenta superar o forte conjunto do Bahia - que venceu seus 10 últimos compromissos - e a pressão dos torcedores baianos para buscar a classificação à final do Campeonato do Nordeste. Se houver empate a definição acontecerá através da cobrança de pênaltis.
Chegou a hora da decisão para o Fortaleza. Depois de uma campanha vitoriosa durante 3 meses, sempre entre os primeiros colocados do Campeonato do Nordeste, a equipe tricolor entra em campo hoje, às 16 horas, diante do Bahia, no estádio da Fonte Nova, em Salvador, para em noventa minutos buscar a vaga na final da competição.
A missão do time comandado pelo técnico Ferdinando Teixeira não será fácil. Os cearenses terão que enfrentar a força da torcida baiana que deve lotar o estádio. A expectativa dos dirigentes locais é de que cerca de 50 mil ingressos sejam vendidos. Além da oposição dos torcedores, o Fortaleza vai tentar por um fim numa seqüência de 10 vitórias do adversário. A última foi na quarta-feira, sobre o Santos, pela Copa do Brasil por 2 a 0 em plena Vila Belmiro, na cidade de Santos.
O único desfalque da equipe leonina é o meia Pires, expulso diante do ABC, na última rodada da fase classificatória. Em seu lugar entra Dude, o que reforça ainda mais o sistema de marcação. O meia Bechara, um dos artilheiros do time e que se recuperou de uma contusão na coxa, ficará na reserva e deve entrar no segundo tempo.
O elenco tricolor fez ontem apenas um leve treino no final da tarde, no estádio Barradão, pertencente ao Vitória. O clima é de otimismo entre os atletas, mesmo diante da ``força'' que o Bahia vem mostrando nos últimos jogos.``Temos respeito, mas vamos mostrar também que chegamos até aqui por méritos próprios'' explicou o zagueiro Ronaldo Angelim. Se a partida terminar empatada durante o tempo normal, a classificação será definida através da cobrança de pênaltis, não havendo prorrogação.


  

Home | Primeira Fase |  Semi-Final | Final | Próximos Jogos | Estatística Classificação Geral | Fórum | Imprensa | Links | Regulamento
Ranking | Ranking do Nordeste | Ranking do Norte
Histórico
|
Copa Norte-Nordeste 1969 | Copa Norte-Nordeste 1970
Copa do Nordeste 1997 | Copa do Nordeste 1998
Copa do Nordeste 1999 | Copa do Nordeste 2000
Torneios |
Copa do Norte 97 | Copa do Norte 98
Copa do Norte 99 | Copa do Norte 2000 | Série B