CLUBE DOS ANARQUISTAS - Padre Justiniano da Cunha Pereira - Barbacena - 1838

 

 

 

( 3 )

 

 

xo do jugo da tirania; que empunhemos as armas; que reivindiquemos a nossa liberdade, ainda que seja necessário marchar sobre milhões de frios cadáveres. A morte, diz Jefferson, é preferível à escravidão.

Imparcial. Também li nos Jornais da Corte que altamente se desaprova a vossa conduta.

Mentira. E que nos importa com isso? Esses jornais são assalariados pelo Ministro da Justiça; ou para falar mais claro, ele é o principal Redator do Sete, do Parahybuna, do Cronista, do Correio de Minas.

Imparcial. Isso não me parece exato; mas...

Pança. Srs. Deixemos de questões supérfluas, entremos na ordem do dia.

Mentira. Peço a palavra.

Pança. Tem a palavra.

Mentira. Sr. Presidente. Tudo conspira para que nós quanto antes instalemos a Repilha; qualquer demora pode ser funesta. Na Corte temos o Limpo de Brio para nos coadjuvar; escrevem-me de Pouso Alegre que lá está tudo pronto para o primeiro sinal; o amigo Malagrida tem um Exército às nossas ordens...

Imparcial. (aparte) Aquilo é mentira.

Mentira. (continuando) O Serro Frio está todo voltado a nosso favor.

Imparcial. (aparte) Também é mentira

Mentira. (continuando) Só nos resta proclamar a Repilha, fazer sucumbir o Presidente, e tudo será nosso.

Tiple. Srs. Eu tenho hoje de propor uma medida interessante e é que em vez de um Regente ou Ditador se nomeie um Triunvirato. Esta moderna denominação há de fazer fracasso; e segundo diz Jefferson, o numero três apaga a idéia de um Monarca absoluto.

Chicra Pires. Visto que o nosso fim é a felicidade do maior número, convenho em que o supremo Governo da Repilha seja composto de três Membros, e não de um só.

Fanhoso. Sinô Pisidente peço a palava. Eu me confesso com as idéas do inuste membo, e voto pu elas.

Narigão. Não posso deixar de opor-me à indicação do Sr. Deputado Tiple. Um Triunvirato servirá somente para estagnar a marcha dos Negócios Públicos, quando ela pelo contrário deve ser a mais rápida possível, principalmente no princípio de um estabelecimento tão colossal. Imitemos nisto a Bahia que tem só um Presidente, e não três. E se na Bahia foi escolhido um Carneiro, nós podemos requintar de escolha e pormos um Leão à testa dos Negócios Públicos. Não o digo por mim, Srs., porque pretendo resignar-me com a vossa escolha; mas qualquer patriota que for nomeado, deve ter a