CLUBE DOS ANARQUISTAS - Padre Justiniano da Cunha Pereira - Barbacena - 1838

 

 

 

( 2 )

 

 

Macaco. Mas entre nós esse título anda muito sevandijado.

Narigão. Não, não; amigos! Por esta vez vocês devem ceder; até mesmo por utilidade pública; não pode ser durável um Estado em cuja frente se não veja um nome prestigioso, como o meu: pois pretendo encaixar no cabeçalho dos decretos este magnífico título: D. Antão Leão Narigão, Doutorão formado em leis, Bacharelão de Capelo, Estudante na Academia de Ciências Sociais, Presidente da Repilha, etc. etc.

Macaco. Não cedo, nem que me leve o diabo; seria uma injustiça flagrante se, depois de me ter esbofado tanto, fosse agora ocupar um lugar secundário. Cuidam que já me esqueceu o logro da Deputação?

Tiple. Muito bem, Senhores, tudo se pode acomodar. Estabeleçamos um Triunvirato e assim ficaremos todos três satisfeitos.

Narigão. Não concordo. O Governo monossílabo é muito mais perfeito do que o Governo tritongo. A maquina administrativa desenvolve mais força e atividade, mais energia no seu elastério, simplificando-se a ação do governo; por conseqüência, o Triunvirato seria um impedimento radical.

Macaco. Nada, nada. Eu também quero ter parte na bezerra.

Tiple. Pois, Sr. Narigão, vamos propor a questão ao clube que não tarda a reunir-se, e o que se decidir, isso faremos. Na minha

opinião o Triunvirato é uma idéia vantajosa. Felizmente, lá vem assomando os Pais da Pátria, estes patriotas sem mancha, que hão de levar o Brasil além das nuvens, e superior às tempestades.

CENA TERCEIRA.

Clube dos Anarquistas. Mané Pança tomará a Presidência; o Secretario Matraca lerá a ata da antecedente, que será aprovada. Entra-se na ordem do dia.

Pança. A pátria agradecida, Srs., deve levantar estátuas aos beneméritos patriotas, que tem feito uma oposição tão veemente ao Governo, que por desgraça do Brasil ainda nos rege. Continuai ilustres concidadãos, não percamos de vista o nosso plano de ataque. A mentira, a calúnia e a falsidade, tudo serve; anarquizemos a Província, e teremos a Repilha.

CENA QUARTA.

Os mesmos e o Imparcial.

Pança. Ora viva, Sr. Imparcial; pois ainda voltou? Não nos disse ontem que não vinha mais a este clube, que lhe parecia anárquico?

Imparcial. Assim foi; mas hoje vim, não tanto para tomar parte na discussão, como para avisar-vos que correm boatos aterradores sobre a vossa reunião; e que o Governo pretende...

Tiple. Não pretende nada. Se o Governo nos fizer alguma violência, iremos bradar aos nossos comitentes que estamos debai-