Ioga | Massagem | Ginástica | Astrologia | Mitos | Filosofia | Esoterismo | Reflexões | Livros | Links | Quem somos

Magia

O que é a magia? Primeiro de tudo, nada tem a ver com poderes incríveis, assim como o único propósito da vida não é a acumulação do dinheiro. Até agora ninguém superou a definição da magia como "a arte de causar alterações na consciência", mas usualmente enfocamos esse campo em tal estado de confusão que mesmo um enunciado simples não faria qualquer sentido. ... As técnicas de magia devem ser vistas como um meio de auto-conhecimento e auto-aperfeiçoamento. Se as disciplinas produzem efeitos colaterais é secundário, se ajudaram uma pessoa a ser melhor e mais sábia. Um mago verdadeiro nada mais faz senão objetivar o Máximo (seja láo como for que o defina). Um mago evolui rumo à divindade recorrendo a rituais destinados a representar os mundos interiores.
Um mago experimentado opera em níveis de consciência um tanto diversos da experiência comum. O único modo como podem ser descritos é usando símbolos que nos sejam conhecidos, como que analogias inferiores ao que ele está descrevendo. Os símbolos são o elo entre o conhecido e o desconhecido.

Alguns dos instrumentos usados em magia.

Pentagrama

                                                       (extraído de Os arcanos maiores do tarô, de G. O. Mebes.

Quadro geral


Planeta AnjosNúmero / Símbolo CorAroma MetalPedras Fase da vida Talismã: frenteTalismã: verso Dia da semanaAtributos
Saturno Orifiel Jehudiel Zafkiel 3 cobra preto enxofre Pbcalcedônia velhice foicecabeça de bode ou de touro sábadofrio e seco
JúpiterZadkiel Saltiel 4azul açafrão Snsafira berilo maturidade coroacabeça de águia quintaquente e únido
MarteSamael Barraquiel 5vermelho pimenta gengibre hortelãFe ametista diamante jaspe juventudeespada cabeça de leãoterça quente e seco
SolMiguel 6 turbilhãoamarelo sândalo vermelhoAu crisólita pedra solar infânciacírculo homemdomingo quente e seco
VênusAnael Ariel 7 figuras geométricas regularesverde verbena almíscarCu lazurita juventudeG pombasexta quente e úmido
MercúrioRafael 8 caduceumulticor aroeiraHg esmeralda ágata metanóiacaduceu alado cabeça de cãoquarta adapta-se
LuaGabriel 9branco alóes sândalo branco âmbar cânforaAg cristal pérola coral branco adolescênciasigno da Lua taçasegunda frio e úmido

Comentários ao quadro geral

Coluna 1.
Os símbolos planetários se compõem, em sua forma inicial, das figuras básicas do Sol, da Lua e dos elementos.
Coluna 2.
Aqui entendemos por "anjo" a totalidade do aspecto mental de um planeta, ou seja, seu Espírito (evolutivo) + seu Anjo (involutivo). Enumeramos apenas os nomes mais usuais dos anjos. Para melhor compreensão daremos as características de cada influência planetária no campo mental e astral da vida terrestre.
Saturno, no mental, ensina a imutabilidade das leis lógicas; no astral, essa influência oprime, pois recorda a severidade do karma; no plano físico propicia as experiências da vida, provoca os estados melancólicos e acentua a cautela que, às vezes, leva até à avareza (inclusive emocional).
Júpiter, no mental ensina que em tudo há necessidade de sistema e método; no astral cria e sustenta o princípio da autoridade; no físico, desenvolve os talentos administrativos, justiça, afabilidade e a tendência a proteger o fraco.
Marte, no mental, ativa e acelera todos os processos; no astral incrementa a coragem e a decisão, o que no plano físico se expressa como ações impulsivas, frequentemente ira.
Sol, no mental transmite abundantemente rodos os influxos ativos, que no astral criam o desejo de lhes dar forma e de compartilhar essa criatividade; no físico, é o doador de tendências artísticas, generosidade, desprezo por tudo o que é vulgar (sem originialidade).
Vênus representa o princípio de atração, que no astral se manifesta nas várias formas de amor, e no físico como produtividade nos diversos campos.
Mercúrio, no mental, confere adaptabilidade às idéias; no astral a flexibilidade nos desejos, facilita as transfromações; no físico patrocina as mudanças e qualquer tipo de especulação.
Lua, dá receptividade aos fluxos mentais; no astral conede intuição; no físico, suscetibilidade às diversas influências, variação nos estados de ânimo, capacidade de previsão.
Coluna 4.
A cor da aura permite acertar o planeta que rege determinada manifestação.
Coluna 5.
Preferível usar a planta desidratada que o extrato alcoólico. O incenso é uma síntese que pode substituir qualquer dos aromas enumerados. Dá uma disposição interna mais mística (por isso nunca é usado nas cerimônias de magia negra).
Coluna 6.
Usados na preparação de pantáculos e talismãs. Qual é a diferença entre pantáculo e talismã?
Ambos podem ser usados junto ao corpo. Um talismã é um condensador da energia planetária que já existe na pessoa. Se, por exemplo, uma pessoa carece da energia de Júpiter, não convém usar um talismã consagrado a esse planeta. O pantáculo, ao contrário, pelo poder da sua consagração, atrai os fluidos do planeta determinado e assim, de modo artificial, cria uma ligação com os elementos egregóricos desse planeta. No exemplo anterior, por não haver um laço natural com Júpiter a pessoa pode usar um pantáculo desse planeta, para assim receber sua influência.
O pentagrama tem como qualidade inerente o caráter sintético. No plano físico deve ser composto por uma liga dos sete metais planetários (se não for possível, de uma liga de ouro e prata, ou mesmo só de ouro; também se pode pintar em ouro um pentagrama desenhado em pergaminho virgem e usá-lo como se fosse de metal). No plano astral, a cerimônia de sua consagração deve estabelecer contato com as sete influências planetárias. Portanto, é consagrado mediante seis cerimônias mágicas menores e uma maior. A última é feita sob a influência (dia da semana do planeta, hora do planeta) predominante no astral de seu futuro portador. As seis cerimônias menores, que precedem a maior, são dedicadas, uma por uma, aso seis planetas restantes. No pentagrama se coloca, além da soma das influências planetárias, as polaridades (neutralizadas pela própria pessoa do mago). Portanto:

A última cerimônia, a maior, tembém deve ter um caráter sintético. O mago ocupa o lugar central da cruz dos elementos. O pentagrama deve receber o sopro (ar), ser aspergido com água consagrada, secado pelo fogo em que ardem as substâncias odoríferas e ser colocado sobre e terra. Cada uma dessas manipulações é executada cinco vezes, juntamente com a enunciação das letras: Iod (leste), He (norte), Vau (oeste), He (sul) e Shin (centro da cruz). Um elemento indispinsável na consagração final é o prununciamento em voz baixa da grande palavra sintética tradicional - Azoth.
Coluna 9.
Do lado direito dos talismãs deve figurar a imagem simbólica do microcosmo (o pentagrama), e em baixo dele um dos atributos mencionados nessa coluna.
Coluna 10.
Do lado reverso deve constar o signo do macrocosmo (a estrela de Salomão), e em baixo um dos atributos da coluna 10.

O sétimo grau de ouros

Os aspectos negativos de um planeta são trabalhados desenvolvendo os positivos do outro termo no seu par de opostos-complementares. Os aspectos negativos de Vênus, como licenciosidade, relaxamento de costumes, atitude superficial em relação à vida, pelos aspectos positivos de Marte: severidade em relação a si mesmo, dedicação a um ideal, disciplina de costumes, racionalidade em tudo que faz.
Os aspectos negativos de Marte, como violência, fanatismo, impaciência, grosseria, pelos aspectos positivos de Vênus: suavidade, equilíbrio de ânimo, afabilidade, delicadeza.

Topo

A árvore da vida

É um diagrama que representa as forças operativas do Universo. Possui dez categorias em que as qualidades da vida podem ser divididas. A sexta sefira, Netzah, se relaciona com os sentidos e paixões, a emoção de viver, o desfrutar das paixões instintivas. Seu planeta é Vênus, deusa do amor e de todas as coisas da natureza. Netzah é tudo da personalidade que é espontâneo e instintivo. Sua experiência espiritual é a visão da Beleza Triunfante. Em seus níveis mais elevados é caracterizada pelo altruísmo do amor.

Autora desta página: Lígia Prado.

Topo            Volta            Home
As informações contidas nesta página podem ser livremente copiadas, quando de responsabilidade das autoras. Pedimos apenas que a autoria seja citada. Quando se tratar de textos de outros autores, estes devem ser consultados.

| Ioga | Massagem | Ginástica | Astrologia | Mitos | Filosofia | Esoterismo | Reflexões | Livros | Links | Quem somos |

URL: :http://www.oocities.org./HotSprings/Spa/3554