(1642-1727)

10/17

A Sociedade Real

O telescópio refletor de Isaac Newton fora uma sensação e, se ainda não estavam convencidos, outros cientistas da época compreenderam então que tinham um verdadeiro gênio em seu meio. No começo de 1672, Newton foi convidado para membro da distinta e seleta Royal Society (Sociedade Real).

A Royal Society consistia em um pequeno círculo de cientistas veteranos que haviam formado um grupo, em 1660, quando Newton estava com apenas 18 anos. Eles tinham o apoio do rei Charles II e, entre seus membros, estavam homens importantíssimos e famosos como o químico Robert Boyle e o cientista e arquiteto Christopher Wren, que construiu a Catedral de São Paulo, em Londres. Um convite para juntar-se a essa categoria de cientistas era um grande privilégio, e Newton agarrou a chance.

Desentendimentos

Em fevereiro, logo após passar a integrar a Royal Society, lsaac Newton, então com 30 anos, pronunciou sua primeira palestra. Envolvia a demonstração de uma de suas teorias para um auditório, na sociedade, acompanhada de uma pequena publicação. Newton escolheu falar sobre sua teoria da luz e do espectro. Foi nesse primeiro debate que ele se encontrou (e discutiu) com outro grande cientista da época, Robert Hooke, que se tornaria, mais tarde, secretário da Royal Society.

Os dois homens eram respeitados cientistas e importantes personalidades, mas abordavam a ciência de maneiras totalmente diferentes e nunca se haviam visto frente a frente. Cada um estava convencido de que seus métodos eram os acertados.

Newton sempre fora muito cuidadoso e meticuloso, perseguindo um problema até conseguir a resposta, aprendendo o máximo possível em suas pesquisas. Hooke era um excelente cientista que trabalhava em várias diferentes questões ao mesmo tempo. Entretanto, ele não explorava cada uma com tanta profundidade, como fazia Newton.

Não era apenas essa a razão de seus desentendimentos. Havia, também, uma questão de rivalidade profissional.

Hooke considerava-se um especialista em luz. Discordava da teoria de Newton e defendia suas próprias idéias. Pela primeira vez em sua vida, Isaac Newton se confrontava com um igual no mundo científico. Por muitos anos as rixas conturbaram a Royal Society e a comunidade científica em geral. E, desde aquele primeiro encontro, os dois homens nunca puderam ser amigos - tornaram-se inimigos.

anterior | próxima

Me escreva

Home

Voltar

Assine meu Livro de Visitas