Estilos de Bonsai




Chokkan












Chokkan

O Bonsai chokkan tem um único tronco reto, que vai se afinando até a copa. Os galhos devem ser simetricamente equilibrados e bem espaçados.






Fukinagashi










Fukinagashi

A característica do bonsai fukinagashi é possuir todos os galhos "caídos" para um dos lados, como se fossem constantemente soprados pelo vento.




Neagari














Neagari

O bonsai neagari possui raízes aparentes, que brotam dos troncos e lhes emprestam uma aparência singular.




Bunjingi














Bunjingi

O bonsai bunjingi possui troncos quase retos, mas com galhos curtos, espaçados e apenas na parte mais alta da planta. Isso lhes empresta uma certa elegância discreta.




Yose-ue












Yose-ue

O bonsai yose-ue consiste num grupo de árvores plantadas numa bacia rasa. A idéia é representar árvores à beira da estrada, um bosque ou uma floresta. Geralmente as árvores usadas são de espécies diferentes, mas aparentadas. Ocasionalmente, usam-se árvores de folhas caducas, misturadas a outras sempre-verdes, de modo a produzir contrastes especiais.




Shakan












Shakan

O bonsai shakan é cultivado de modo a apresentar-se com o tronco inclinado, que pode ser, independente, grosso ou fino, mas sempre reto. Ele difere do tipo fukinagashi porque os galhos crescem nos dois lados da árvore.




Kabudachi










Kabudachi

O bonsai kabudachi tem vários troncos nascendo de uma mesma raiz. Os bonsais com diversos troncos, que incluem os tipos duplos, triplos e quíntuplos descritos anteriormente, são também denominados kabudachi.




Hokidachi










Hokidachi

Este bonsai tem o tronco vertical, com os galhos educados em forma de leque. De certo modo, parece uma vassoura de cabeça para baixo.




Netsuranari










Netsuranari

O bonsai netsuranari caracteriza-se por apresentar várias árvores que crescem de uma única raiz serpentiforme(em forma de serpente).




Ikada














Ikada

Nesse bonsai ikada o tronco é enterrado horizontalmente. Os galhos é que são colocados de forma a aparentarem troncos. É possível criar novas raízes do tronco e dos galhos, se a planta for bem cuidada e o fertilizante for suficiente. Na realidade, esse tipo é algo similar ao estilo netsuranari. A diferença é que, aqui, as árvores saem do tronco e não diretamente das raízes.




Sokan














Sokan

Esse bonsai sokan tem dois troncos, que crescem de uma forma desigual e tem uma única base.




Moyogi














Moyogi

O bonsai moyogi tem um único tronco, com curvas bem equilibrada, e que devem ser menos acentuadas na copa da árvore.




Kengai














Kengai

O bonsai kengai caracteriza-se por seu tronco e galhos curvados em forma de cascata. Geralmente é plantado em vasos um pouco mais fundos, para dar sensação de equilíbrio à sua forma singular.




Inicial | Fotos | Técnicas | História | Estilos  | Outros sites  |