Zootecnia, hoje área de grande alcançe econômico, fruto de uma luta que vence a cada instante; é a integração racional de conceitos básicos, como Manejo, Genética e Nutrição, que juntos levam à produtividade e lucratividade .
Brasil, hoje cada vez maior, cresce em produção e nós, Zootecnistas, contribuimos com orgulho .
Produções já antigas, como a pecuária, tomam frente com todo o seu poder, pois o país é totalmente dependente dela .Despontam também, nesta década as produções de aves, peixes, suínos e ovinos, viabilizando o consumo de proteína animal, solucionando assim, problemas sociais .
Enfim, tudo o que gira em torno da produção no Brasil, pode contribuir para que começemos não só a pensar no futuro, mas sim, fazer o futuro .
Este nosso país, que como cantamos em nosso hino, GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA, sempre se primou por sua produção primária, e por isso é denominado como um dos celeiros do mundo .Nas últimas duas décadas, o crescimento tecnológico e das indústrias, nos deu um vislumbre de outras potencialidades deste país e de seu povo .Este em minha opinião é um país de primeiro mundo, apenas não é a primeira potência mundial, pela pouca visão ou no mínimo pouca vontade de sua política, essa sim, subdesenvolvida .
A pouca valorização da cultura, da educação, da pesquisa científica, contribuiram sobremaneira para o atraso de nossa nação .Nossos grandes homens, aqueles que realmente fizeram o Brasil, nos grandes sertões, nos cerradões, mas que nunca foram famosos, proporcionaram a este país o que hoje ele é .A agropecuária é o sustentáculo deste país, mas assim como o "homem do campo", sempre foi marginalizada, e apesar de pagar todos (todos mesmo)os nossos fracassados planos econômicos, nunca mereceram a devida atenção por parte destes, e sempre foram considerados os "primos pobres" do desenvolvimento, um verdadeiro peso a ser arrastado, e incômodamente tolerado .
Quiçá nossos "grandes homens" da política tivessem a visão suficiente para estimular nossa produção, educando e estimulando nossos produtores , aí sim se veria um país inabalável, com uma base, uma fundação sólida .Quando digo estimular, objetivo o verdadeiro sentido desta palavra, não quero dizer subsidiando nosso produtor, como o fazem as grandes potências, que defendem com unhas e dentes seus mercados produtores, que ao contrário do brasileiro, na maioria das vezes, não dão lucro, são caros apesar do avanço tecnológico !
Cadê o respeito à nossa produção, que gera divisas incontáveis ao país ?
Cadê o respeito aos nossos produtores ?Onde estão os incentivos?
A nós Zootecnistas, cabe lutar por isso, e ainda mais, cabe a conscientização dos produtores, cabe o incremento da produtividade, a difusão das tecnologias de produção..... os desafios são incontáveis .
Saudações aos colegas Zootecnistas, aos produtores, aos brasileiros......vamos melhorar nosso país, esse é o país da Zootecnia .
Para quem tem algum interesse na área e precisa de alguma orientação ou apenas trocar idéias, é só me mandar um e-mail, nesta página estão disponíveis alguns artigos e meu relatório de estágio supervisionado (Prova de ganho de peso: fatores genéticos e não genéticos importantes na seleção fenotípica de bovinos de corte) , logo trarei alguns artigos novos .