O surgimento da Zootecnia
Fundamentada na necessidade prioritária do aprimoramento do cavalo, foram criadas pelo governo francês, sob a inspiração de Claude Bourgelat, as primeiras escolas de Veterinária do mundo, (Lion/1761 e Alfort/1766), que se tornaram instrumentos substanciais para o aparecimento da ciência zootécnica .
Com a instalação do Instituto Agronômico de Versailles, em 1848, na França, por iniciativa do Conde de Gasparin, passa a técnica de criação de animais no ensino da Agricultura a ter forma própria, vindo a constituir um ramos de conhecimento específico, com fundamentos e doutrinas próprias, sendo idealizado pelo mesmo o termo "Zootechinie" ( do grego zoon = animal e tekne = arte) .É criada então , naquele estabelecimento, a "Cátedra" de Zootecnia, contratando o naturalista Emile Baudement, criador do conceito atual de que exploração de animais, além de procurar aumentar a produtividade, deve ser embasada em economicidade .
Conceituou Baudement, que os animais domésticos são "máquinas", não querendo com isto fazer comparações figurativas, mas expressando um conceito como é entendido na indústria .
"Os animais comem, são máquinas que consomem, que queimam certa quantidade de combustível de alguma espécie .Eles movem-se: são máquinas em movimento obedecendo às leis da mecânica .Produzem leite, carne e força: são máquinas fornecendo um rendimento, por uma determinada despesa .
Estas máquinas são constituídas segundo um plano, sendo compostas de elementos determinados, de órgãos, como diz a Anatomia, e também em Mecânica .Todas as suas partes têm funções certas, conservam entre elas relações e funcionam em virtude de determinadas leis, produzindo trabalho útil .
As atividades dessas máquinas constituem a própria vida, que a fisiologia resume em quatro grandes funções : nutrição, reprodução, sensibilidade e locomoção (modernamente divididas em manejo, genética, nutrição e sanidade).Este funcionamento, que caracteriza a vida, é também a condição efetiva da exploração zootécnica, a causa de despesas e de rendimentos, que devemos balancear de maneira a atenuar os preços de custo, para elevar os lucros .
Estas máquinas maravilhosas e admiráveis, foram criadas por mãos mais potentes do que as nossas: não fomos chamados a estabelecer as condições de sua existência e de sua marcha, e para conduzi-las, multiplicá-las, modificá-las, devemos conhecê-las sob pena de destruí-las e deixar nosso trabalho, nosso tempo, nosso capital serem levados no jogo fatal de suas engrenagens .Quanto melhor conhecermos a construção destas máquinas, as leis de seu funcionamento, suas exigências e seus recursos, melhor poderemos nos entregar com segurança e vantagem à sua exploração . "
A Zootecnia tem um relacionamento íntimo com outras ciências, que são de suma importância para seu desenvolvimento .
Sendo que basicamente todas estas ciências estão envolvidas no processo de conhecimento da "máquina animal", com o fim de conhecê-la melhor e a partir daí explorá-la de maneira econômica, e da melhor forma possível .
É uma ciência complexa e apaixonante, cheia de desafios, necessitando muita dedicação e estudo por parte do zootecnista .