Notas de Capa Traduzidas

Nos anos 60, os discos estrangeiros que chegavam ao Brasil costumavam ter todos os seus créditos das capas (nomes dos músicos, produtor, etc) traduzidos para o português, bem como as longas notas de capa que muitas vezes os acompanhavam. Os discos dos Beatles não poderiam ficar de fora.

Desde A Hard Day's Night, o primeiro dos LPs brasileiros a reproduzir o formato do original britânico, passando por Yellow Submarine, chegando até os "lançamentos atrasados" dos primeiros discos originais em 1975 (Please Please Me, With The Beatles, Beatles For Sale, Help!), e finalmente Magical Mystery Tour (1976), todos tiveram seus primorosos textos de capa submetidos a refinadas traduções, que mesmo contendo certas imperfeições, conseguem transmitir a mesma emoção e estilo do original.

A prática de traduzir notas e créditos foi sendo abandonada aos poucos; Let It Be, em 1970, já trazia tudo no original em inglês, porém as coletâneas 1962-1966 e 1967-1970 (1973) tiveram seus poucos créditos traduzidos, vindo em seguida os "lançamentos atrasados" de 1975. Mas de 1976 em diante tudo passou a ser mantido em inglês, com exceção da identificação do fabricante.

Na era do CD, as embalagens de todos os discos - inclusive dos Beatles - passaram a ser geralmente copiadas do original sem alterações (a não ser a identificação do fabricante e outros detalhes). Assim os CDs dos Beatles trazem as notas originais em inglês, embora os LPs remasterizados lançados juntamente com eles tenham mantido a aparência original.

Com o fim dos LPs, vão-se também as notas de capa traduzidas. Para evitar que se percam para sempre, resolvi divulgá-las neste site para que a geração do CD possa desfrutá-las como os fãs dos anos 60, 70 e 80 o fizeram.

As Notas

Os quatro primeiros LPs tinham longos textos, escritos por jornalistas, que não apenas traziam comentários sobre o disco, como também glorificavam o grupo, às vezes com certo exagero. As notas de A Hard Day's Night também localizam as sequências do filme onde as músicas aparecem.
Este disco traz apenas um curto e psicodélico texto, de autoria não creditada
As notas de Yellow Submarine na verdade referem-se ao "Álbum Branco". O texto inclui diversas citações de músicas, que a tradução tornou difícil associar; para isto fiz a Referência de Citações.

Nestas páginas, procurei reproduzir o estilo das contracapas originais dos LPs e a formatação do texto, mantendo inclusive eventuais erros de grafia.


Volta a The Beatles In Brazil