Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 4

 

 

Realidade Digital

 

Você sabia que...

 

Durante a produção do filme Parque dos Dinossauros, os animadores da ILM tomaram aulas de pantomima (mímica) para tentar entender como os dinossauros se movimentariam e assim ajudar durante o processo de animação 3D.

No filme Parque dos Dinossauros, na cena em que o T-Rex devora o advogado, foi filmado o advogado sentado sobre o sanitário e depois sendo puxado para cima por meio de 2 cordas. Depois colocaram o T-rex em 3D e a partir do momento em que ele morde o advogado, eles o substituem por um modelo em 3D, que na verdade era o modelo em 3D do T-1000 do filme Exterminador do Futuro 2.

Os programas usados para o filme Parque dos Dinossauros foram: Alias para modelagem 3D, SoftImage para animação e Renderman para a renderização.

No filme Parque dos Dinossauros, para cada quadro do filme (são 24 por segundo) os artistas da ILM demoravam cerca de uma hora para fazer a composição e para renderizar os computadores demoravam cerca de 2 a 4 horas. Na cena do T-Rex na chuva era 6 horas para renderizar cada quadro.

John Knoll, supervisor de efeitos especiais da ILM, ajudou seu irmão, Thomas Knoll, a ser um dos criadores do famoso programa editor de imagens chamado Photoshop.

Steve Spaz Williams, animador 3D da ILM, levou 2 meses para animar a cena em que o T-Rex persegue o jipe no filme Parque dos Dinossauros. Para visualizar se a cena tinha erros de animação, ele observava a cena em 3D de trás para frente.

No filme Alien - A Ressurreição, a empresa de efeitos visuais, Blue Sky, criou versões em 3D do Alien para cenas difíceis, como quando nadavam. Em uma dessas cenas, um dos Aliens que estavam perseguindo os personagens debaixo dágua levava um tiro e explodia. Para conseguir este efeito, eles filmaram os atores em um tanque d'água. Depois colocaram uma réplica em tamanho natural do Alien, só que feita de cera e presa em uma estaca. Em seguida eles a explodiram. Depois colocaram os Aliens 3D nadando e quando ele leva um tiro, eles retiram o Alien 3D e deixam a imagem do boneco de cera que explodiu.

 

Uma Fonte de Inspiração!

O curta 405 aborda a história de uma aterrisagem de emergência de um avião DC-10 em uma rodovia de Los Angeles e o susto que isto proporciona para um cara que estava no lugar errado, na hora errada. Este curta foi criado por Bruce Branit e Jeremy Hunt usando computadores e softwares relativamente comuns e acima de tudo, seus talentos imaginativos. O curta possui vários efeitos digitais 3D criados com o software Lightwave (um DC-10 e um Jeep Grand Cherokeee em 3D) impressiona pela alta qualidade, comparável com os padrões Hollywoodianos. 405 - O Filme é a prova de que não é preciso ter milhões de dólares para se criar um filme com efeitos digitais 3D de qualidade. Não deixe de visitar o site http://www.405themovie.com/Home.htm. Faça o download do filme e veja a secção Making of para você aprender mais.

 

Como você pode fazer em casa

 

Escaneamento 3D

O método de escaneamento 3D que será explicado a seguir se baseia naquele método comentado na página de Noções Básicas de Efeitos Digitais 3D. É um método que tem um custo muito baixo se você tiver certos materiais. É claro que se é um método de custo baixo, ele tem que ter desvantagens. A principal deste método é que é um método mais trabalhoso e mais demorado que os métodos comuns de escaneamento 3D. Este método é conhecido como "Método de Escaneamento 3D por Curvas de Nível". Consiste em fatiar uma escultura em várias fatias, escanear com escaner comum cada fatia e usando um software de modelagem 3D, criar os contornos da escultura e de cada fatia. Já que grande parte dos softwares de modelagem 3D permitem criar formas 3D a partir de secções transversais e de contornos da figura, é possível criar uma versão 3D da escultura. Uma dica importante é que você saiba usar os comandos básicos do programa de modelagem 3D. Assim, escolha o seu preferido e procure por tutoriais sobre ele na Internet.

A) Materiais - Você precisará de um escaner de mesa comum, estes usados para escanear fotos e figuras; de um programa de modelagem 3D que você pode encontrar na página de Links ou se preferir uma boa opção seria o Rhinoceros que você pode fazer o download de uma cópia de avaliação no site http://www.rhino3d.com; a receita de gelatina da página de Noções Básicas; e, é claro, da escultura que deseja reproduzir em 3D. Uma dica importante é que você saiba usar os comandos básicos do programa de modelagem 3D. Assim, escolha o seu preferido e procure por tutoriais sobre ele na Internet.

B) Procedimento - Primeiro você deverá criar uma cópia em gelatina da escultura. Para isso tire moldes em gesso da escultura e depois prencha estes moldes com a gelatina especial que foi ensinada na parte de Noções Básicas. Essa gelatina é útil pois ela se parece com borracha, é fácil de fatiar e não derrete em temperatura ambiente.

Na Figura 1 vemos a cópia da escultura em gelatina. Em seguida, usando um estilete, corte as pernas e braços da escultura bem rente a escultura. Tenha cuidado de cortar sem estilhaçar. Depois trace linhas transversais e paralelas sobre esta escultura (sobre o corpo, sobre uma perna e sobre um braço) em gelatina usando uma caneta hidrocor. Estas linhas indicam onde você deverá fatiar a escultura posteriormente. Em seguida, coloque as partes de sua escultura em gelatina com as linhas desenhadas sobre um escaner de mesa comum. A Figura 2 mostra a imagem que se obtém quando se escaneia as partes da escultura. Grave essa imagem pois ela será útil mais tarde. A próxima fase será o fatiamento. Assim, usando um estilete, fatie a as diversas partes de sua escultura de gelatina bem em cima das linhas traçadas com a caneta hidrocor. Não se esqueça de ir fatiando uma a uma e numerando-as em ordem crescente. Lembre-se também que estas fatias devem ter as bordas bem regulares, sem serem estraçalhadas. Depois que as fatias já estão prontas, começa a fase de escanear as diversas fatias. Coloque as fatias sobre o escaner de mesa em pequenos grupos. Escaneie cada grupo de fatias e grave estas imagens. A Figura 3 representa um grupo de 3 fatias com a devida numeração. Depois que todas as fatias foram escaneadas começa a fase dentro do programa de modelagem 3D.

Usando um programa de modelagem 3D, use a imagem como background (imagem de fundo) que você escaneou referente a Figura 2, e trace os contornos externos da escultura. Lembre-se que você usará os contornos externos da figura e o contorno de cada fatia. Em seguida, coloque, uma de cada vez, as imagens das fatias escaneadas. Use-as como imagem de background (imagem de fundo) na janela de modelagem do programa 3D. A Figura 4 representa a janela do programa de modelagem 3D com 3 das fatias com imagem de fundo e os devidos contornos traçados (linhas amarelas). Depois que você tiver traçado todos os contornos das fatias, você deverá colocá-las na sua devida posição indicada pela imagem que tem os contornos externos da escultura e pelo número que representa cada fatia, todas em seqüência, uma ao lado da outra. Lembre-se que é possível que você tenha que aumentar ou diminuir o tamanho de cada fatia para se adequar aos contornos externos da escultura. Na Figura 5 pode-se ver a janela do programa de modelagem 3D com a imagem de fundo dos contornos externos da escultura e com três das fatias colocadas na sua devida posição. A próxima fase é a construção propriamente dita da escultura em 3D. Grande parte dos softwares de modelagem 3D possuem recursos semlhantes a Loft e Sweep along two rails. Qualquer que seja o programa de modelagem 3D será possível usar um recurso semelhante a estes.

O comando Sweep along two rails ou semelhante permite com que seja criado um objeto 3D usando secções transversais e obecendo 2 linhas de contorno. As secções transversais vão ser os contornos que você traçou a apartir das fatias e as 2 linhas de contorno serão as linhas que você traçou a partir do contorno externo da escultura. Uma vez que você já criou os objetos 3D que representam corpo, braços e pernas basta uni-los, seja encaixando-os, seja usando outro método junção. Este outro método pode ser feito, por exemplo, cortando parte da perna e parte do corpo e uni-los criando uma superfície entre estas partes cortadas. Bom, é claro que este tutorial não é um "passo-a-passo". Por isto, o fundamental é aprender os comandos básicos do programa 3D que você escolheu e procurar por tutoriais na Internet que ensinem como refinar a sua modelagem 3D. Depois, é só tentar encaixar os conceitos básicos deste tutorial para você poder criar o seu método de escaneamento 3D.

 

 

 

Captura de Movimento

O método de captura de movimento que você pode fazer facilmente em sua casa é o da Rotoscopia. Lembre-se que este método, explicado na parte Noções Básicas de Efeitos Digitais 3D, usa figuras de cada quadro de um filme como referência para você poder posicionar o seu personagem em 3D. Você pode usar este método filmando um movimento qualquer usando uma filmadora comum e jogar estas imagens no computador usando uma placa de captura de vídeo ou mesmo filmando com uma WebCam (mini-câmera usada para transmitir imagens pela Internet). Abaixo, você encontrará uma breve descrição de como você pode capturar o movimento de caminhar de um gato. Para isso, faça o download das figuras de referência e do modelo 3D simplificado do gato para você praticar em casa. O processo é o seguinte: consiste em colocar as figuras de referência correspondentes a cada quadro do filme, uma a uma de cada vez (obedecendo a ordem numérica crescente) como imagem de fundo (background) no programa de animação 3D de sua escolha. A maioria dos programas de animação 3D possuem este recurso. Dessa forma, coloque a figura de referência como imagem de fundo e posicione o modelo 3D simplificado do gato. Lembre-se que, antes disso, você terá que unir as diversas partes do corpo do gato usando um sistema de esqueleto (bones) ou usando um sistema de hierarquia (objetos-pai e objetos-filho). Faça isso com cada quadro do filme. Depois que você tiver feito com todos os quadros do filme você terá um caminhar de gato bem realista!

 

Voltar para a página principal

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail