![]() |
![]() |
![]() ![]() |
Modelos de Perfeição
Iluminação Interna de Veículos em Miniatura
Fontes de Luz Existem vários tipos de fontes de luz usadas para iluminação interna de miniaturas de veículos. Abaixo, veremos os dois tipos mais usados nas miniaturas do cinema.
Abaixo você pode ver fotos que mostram lâmpadas incandescentes. A miniatura representada nestas fotos é do filme E.T. - O Extraterrestre. Neste caso elas foram usadas para produzirem a iluminação de janelas da nave em miniatura.
As lâmpadas incandescentes são também usadas nas miniaturas do cinema para simularem motores ou turbinas de naves. Para o filme Guerra nas Estrelas, o Destróier Imperial tinha turbinas que foram feitas de aluminio torneado, tendo uma potente e fina lâmpada halógena (possivelmente de flúor) em seu interior. Como estas lâmpadas produzem muito calor, os modeladores da ILM usaram tubos em que circulava gás freon (o mesmo sistema usado para gelar as geladeiras) para resfriar a miniatura para que ela não derreta com o calor das lâmpadas. Estes tubos passavam por dentro da miniatura, passavam pelo suporte de sustentação da miniatura indo direto para um sistema que bombeava este gás, circulando-o e refrigerando a miniatura. Na foto abaixo, é possível até ver um pouco da lâmpada dentro de cada uma das três grandes turbinas.
Na foto abaixo você pode notar a parte do "motor de propulsão" da miniatura Galactica do seriado de televisão Battlestar Galactica. Como "este motor" seria simulado com duas lâmpadas muito potentes, foram usados mini-ventildadores para refrigerar esta parte, muito semelhantes aos mini-ventildadores que estão na parte traseira do seu computador (conhecidos também como cooler). Note também um cano metálico que serve para fixar a miniatura para ser filmada (suporte de controle de movimento).
A foto abaixo mostra um modelador da ILM trabalhando num Destróier Imperial para o filme Guerra nas Estrelas. Veja que os tubos de neon (tubos brancos) foram moldados de acordo com a forma da miniatura.
As duas fotos abaixo, mostram o modelador da ILM, Steve Gawley, trabalhando numa miniatura da nave Excelsior para um dos filmes de Jornada nas Estrelas. Veja novamente que os tubos brancos são as lâmpadas neon. Note que eles foram moldados para se adequarem a forma da nave, iluminando uma grande área.
O autor desta
página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer
empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados
são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais. |
||