Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 64

 

Modelos de Perfeição

 

 

Mini-Curso de Construção de Miniaturas Artesanais

 

 

4) Detalhando a Miniatura

O detalhamento é uma das partes mais divertidas da modelagem de miniaturas. Consiste em colar diversas e pequenas partes na carcaça exterior, principalmente de miniaturas de naves. A função do detalhamento é dar uma idéia de grande tamanho à miniatura. Basicamente, você pode fazer os detalhes da carcaça de suas naves de 3 formas:

1) Riscando a superfície

Um detalhe interessante, principalmente em miniaturas de naves, são as linhas dos painéis sobre a carcaça da nave. Para fazê-las, depois que a peça está recoberta com plástico, faremos o desenho dos painéis usando para isto um lápis e uma régua. Depois, use uma pequena chave de fenda afiada e uma régua, para isso segure firmemente a chave de fenda e num ângulo de aproximadamente 70–80 graus na direção das linhas, trace com a chave de fenda seguindo a marcação feita com o lápis. Dessa foram será traçado um sulco ou risco sobre o plástico. Use uma régua ou uma chapa para manter firme e reta a ferramenta. Teste antes em pedaços velhos de plástico para ver como funciona. Depois de desenhar as linhas dos painéis, eles precisam ser lixados. Use uma lixa de fina porosidade. Uma outra ferramenta também usada para fazer linhas de painéis é a ferramenta de dentista.

A foto abaixo mostra uma miniatura feita por Lasse Henning em um estágio inicial. Note os painéis da nave feito pela técnica de riscar.

Abaixo você pode ver em maior aumento os detalhes dos painéis da miniatura de nave feita por Lasse Henning usando a técnica de riscar.

 

2) Colando pedaços de plástico

Esta outra técnica consiste em colar chapinhas de plástico sobre a superfície da miniatura da nave e quanto menor o tamanho destes pedaços de plástico, melhor será a ilusão de grande tamanho da miniatura.

Nas fotos abaixo você pode ver uma miniatura de nave em que grande parte dos detalhes foi feita usadando-se esta técnica ce colagem. Observe os vários pedaços de plástico branco colados na superfície da nave. O plástico usado foi o estireno, mas se você quiser, uma boa solução seria usar caixas plásticas de margarina pois são finas e fáceis de recortar com uma simples tesoura. Para colar estes pedaços, basta usar super-cola (tipo Super-Bonder).

 

Abaixo você pode verificar que a miniatura já foi pintada com tinta de fundo de cinza.

 

3) Colando partes de kits de modelos

Existem muitas fontes boas de detalhes, mas uma das melhores é a que os artistas da ILM (Industrial Light And Magic) e muitos outros fazem, ou seja, comprar Kits de modelos de caminhões, tanques, naves e usar as suas diversas partes. Existem tantos grandes detalhes só esperando para serem incorporados no seu modelo. Tente e misture partes de diferentes kits e combine-os. A sua imaginação é limite, e o maior desafio é saber quando parar. Depois que estes detalhes são pintados em uma só cor eles lhe surpreenderão. Além disso, você pode comprar pedaços de plástico com texturas e linhas desenhadas, tubos plásticos, peças moldadas e muito mais. Dessa forma você poderá colar várias partes dos modelos sobre a superfície da miniatura usando cola super-cola (tipo Super-Bonder).

Uma outra boa fonte de peças para detalhes seria colar partes de Lego na superfície da nave, pois lembre-se que elas existem em diversos tamanhos e formas, sendo também muito bons para detalhar.

Abaixo você pode ver um exemplo de um kit de montagem de avião. Veja que é grande a quantidade de peças que vêm numa caixa.

 

Nas fotos abaixo você pode ver este processo em andamento. Note na foto abaixo que o modelador está retirando partes de um kit de montagem e colando na superfície externa da miniatura. Veja a diferença que existe entre as partes que ainda não estão detalhadas e aquelas que já estão. O efeito é impressionante!

 

Na foto abaixo a esquerda, note a grande quantidade de peças que foram utilizadas para o detalhamento. Observe que foram colocadas partes de um míssel na lateral da miniatura. Ao lado, é possivel ver como resultado final fica surpreendente.

 

Além destas técnicas de detalhamento de superfície de miniaturas, alguns modeladores muitas vezes inovam criando técnicas diferentes. É o que aconteceu na produção do filme A Reconquista.

Neste filme, a cidade futurista era rodeada por um domo. E para circular o ar, eram usados recicladores de ar. Para criar estes recicladores em miniatura, os modeladores foram à lojas nos EUA chamadas de lojas de "Um dólar", o que seria correspondente no Brasil às lojas de "Tudo por R$1,99". Eles compraram bacias (saladeiras) e outros recipientes (fruteiras) para fazer a miniatura do aparelho. E um fato ainda mais interessante é que eles usaram peças de computadores estragados e as colocaram para dar detalhes na superfície da miniatura.

As fotos abaixo mostram a miniatura do reciclador de ar. À esquerda, note que a miniatura está parcialmente construída e já foi pintada com tinta de fundo cinza (primer cinza universal) para preparar a superfície para pintura. À direita, você já pod enotar a miniatura já pintada e com vários detalhes adicionados.

 

 

IR PARA A PÁGINA 66

 

Voltar para a página principal |Voltar para Miniaturas

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail