![]() |
![]() |
![]() ![]() |
A Arte da Transformação
Próteses ou apliques de Gelatina
Processo de criação de próteses com gelatina protética - Os moldes podem ser feitos de gesso resistente, nos EUA são feitos usando gesso Ultracal 30, no Brasil pode ser usado o gesso pedra. Coloque os moldes dentro de um forno morno até alcançar uma temperatura de 50 a 60 graus (isto pode levar cerca de 1 hora, dependendo do tamanho e espessura do molde). Remova o molde do forno e coloque sobre uma superfície resistente ao calor. Aplique sobre a superfície interna do molde uma fina camada de vaselina líquida usando um pincel. Nos EUA, alguns artistas de renome como Matthew Mungle usam desmoldante Parfilm de Epóxi. Se este processo falhar, será difícil abrir o molde quando a gelatina estiver esfriado. Tome cuidado especial em aplicara vaselina nas bordas da prótese para reduzir o risco de rasgar durante a remoção. Prepare a mistura de gelatina protética conforme descrito anteriormente. A gelatina derretida é derramada dentro do molde o mais perto da superfície, movimentando o molde de um lado para outro, cobrindo toda a superfície e deixando as bolhas escaparem, e o positivo é então colocado sobre o negativo e prenda-o com borracha ou um peso. O molde deverá ser cuidadosamente fechado, com o cuidado de que a pressão gerada durante o fechamento do molde não é suficiente para expelir a gelatina do molde. O molde deve então ser deixado parado até que tanto o molde como a gelatina tenha esfriado. Lembre-se que em partes fundas ou grossas do molde, a gelatina pode não esfriar totalmente a ponto de permitir a remoção da peça sem uma distorção permanente. Somente abra o molde quando você estiver certo de que a peça esfriou totalmente. Quanto mais grosso, mais tempo levará. Se desejar acelerar o processo de secagem da gelatina, os moldes e a gelatina podem ser resfridados rapidamente dentro de um refrigerador para acelerar o processo. Mas lembre-se que podem ocorrer rachaduras eventuais se moldes mornos forem colocados dentro da geladeira. Remova o positivo, tentando manter a gelatina no negativo. Deixar a sua peça no negativo permite reparar as bolhas mais facilmente. Recorte os excessos, deixando uma pequena borda e aplique talco ou pó facial dentro de sua peça. Com cuidado encontre uma borda e comece a remover sua peça, polvilhando com talco a medida que a retira. Se precisar transportá-la, coloque-a sobre o positivo e depois dentro de um saco plástico hermético tipo Ziploc. Para corrigir defeitos em apliques de gelatina, pequenas quantidades de gelatina derretida podem ser usadas na peça, não somente para corrigir defeitos, mas como cola, colando duas peças de gelatina juntas. Mas lembre-se que se não der certo, você pode derreter tudo e refazer novamente. Exemplo 1 Veja a seguir um exemplo de construção de um aplique de gelatina.
Exemplo 2 A foto abaixo mostra um molde de nariz de feito com gesso Ultracal-30. O positivo (esquerda) é feito a partir de uma réplica de rosto de uma pessoa. O negativo (direita) é um molde negativo de nariz esculpido com argila Roma Plastilina. Você notará uma área de transbordamento no negativo. É recomendável aplicar uma camada de vaselina líquida nas duas superfícies dos moldes. Pode-se aquecer a fórmula num microondas mexendo de vez em quando para evitar derretimento parcial ou cozimento da gelatina. Quando a fórmula se liquifazer e todos os seus componentes misturados, a fórmula está pronta para ser derramada dentro do molde. Quando derramar, faça bem perto do molde para evitar espirros e formação de bolhas de ar. Atenção: use luvas e cuidado para não se queimar. Depois de derramar a mistura no molde negativo de gesso pedra, coloque com cuidado o positivo dentro do negativo e aplique pressão lenta e constante até que o positivo esteja firme dentro do negativo. O excesso de gelatina irá vazar do negativo e preencher a área de transbordamento do negativo. Deixe o molde descansar para esfriar (o que pode variar de 30 minutos a algumas horas, dependendo do tamanho do molde). Para diminuir o tempo de resfriamento, o molde pode ser colocado dentro de um freezer.
A foto abaixo mostra a prótese moldada e pronta para desmoldar. Seja cuidadoso quando separar os moldes para não rasgar a prótese ou quebrar o molde. Na mesma foto, você pode observar o que antes era a área de transbordamento e agora o excesso transbordado é chamado de rebarba (flashing em inglês) da prótese, que é bem fina. Para evitar com que a gelatina se grudar, polvilhe a peça com maizena ou talco infantil. A área de transbordamento da peça deve ser mantida na peça até o momento de ser aplicada no rosto do ator/atriz. A coisa boa sobre a gelatina é que ela perdoa - se você fizer algum erro durante o processo, ou não gostar do que vê, apenas derreta novamente a peça e tente novamente.
Na foto abaixo, veja uma prótese de gelatina moldada e outra demoldada (colorida). O processo de moldar próteses de gelatina decrito, produz um aplique forte, elástico, semi-translúcido, que é flexível, tem boa resistência a transpiração e calor, e retém grande quantidade de detalhes do molde.
Aplicação de próteses de gelatina - antes de aplicar a peça na pele, você deverá construir uma barreira entre a gelatina e a pele (ou o suor irá dissolvê-la). Para isto, você pode usar selante plástico ou Pros-Aide sobre o verso da prótese de gelatina ficando fora 2 cm das bordas. Deixe secar e polvilhe talco. Limpe a área da face com álcool. Cubra a área com Pros-Aide e deixe secar. Use uma tolha úmida para retirar o excesso de pó. Pressione a peça no lugar, comece no meio e vá pressionando para as bordas. Não deixe nenhuma bolha de ar. Agora vá para as bordas. Passe mais Pros-Aide nas bordas na parte interna. Depois que todas as bordas estão coladas, suavize as bordas com loção adstringente para pele. Nos EUA é muito usada uma solução adstringente a base de Hamamélis (witch hazel em inglês) para derreter as bordas da gelatina na pele. É importante que as bordas sejam bem finas para que a solução adstringente funcione, dissolvendo as bordas e facilitando a mesclagem com a pele. Por isto o molde tem que ser bem feito, tente limpar as bordas da escultura de sua prótese com acetona ou álcool usando um cotonete, certificando-se que a área de excesso ou rebarba fique a pelo menos 0,5 cm da escultura. Além disso, tente aquecer a solução adstringente num microondas por 1 a 2 segundos. A gelatina deve ser selada podendo ser com Pros-Aide, principalmente se for para um tempo prolongado ou com umidade. Pode ser usado também o colódio flexível e o látex. A maquiagem que pode ser aplicada sobre a gelatina é a PAX (mistura de partes iguais de tinta acrílica com Pros-Aide), maquiagem em creme, tinta acrílica diretamente, sangue falso se ela for selada, etc. Se for usar aerógrafo pode também limpar com um pano úmido com álcool isopropílico e depois aplicar uma mistura de tinta acrílica diluída com água e álcool. Bom, você viu até agora a forma correta utilizada nos EUA e Europa. Agora vão algumas dicas para a nossa realidade brasileira. Ao invés de usar Pros-Aide tente usar o verniz para bigode ou mesmo a sugestão de cola feita a apartir de cola permanente mostrada na parte de Materiais e Ferramentas da secção Maquiagem ou mesmo o látex líquido. Ao invés de selar a prótese e a pele com Pros-Aide, tente usar o látex líquido. Se você não encontrar loção adstringente à base de Hamamélis, tente usar a loção adstringente chamada Leite de Rosas.
Remoção de próteses de gelatina - Os maquiadores profissionais nos EUA e Europa costumam usar removedores para Pros-Aide de marcas como Detachol, Miristato de isopropila, etc.
Voltar para a página principal |Voltar para Maquiagem O autor desta
página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer
empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui
utilizados são apenas de interesse comum e não tem
fins comerciais. |