Introdução Raios X Tomografia de raios X Qualidade de imagens Laboratório Caracterização do sistema Madeira Referências Autor |
Caracterização do sistema tomográfico Gilardoni Resolução Para determinar a resolução do sistema tomográfico industrial, foi confeccionado um phantom de acrílico com vários furos de diversos diâmetros. Os furos foram feitos com uma furadeira, utilizando brocas com diâmetro variando de 5,93 mm a 0,49 mm. Devido à falta de brocas menores, não foi possível fazer furos mais finos. A figura 1 apresenta duas fotografias do phantom construído.
A figura 2 mostra uma imagem do phantom com uma numeração dos furos. O diâmetro de cada furo é dado pela tabela 1
Apos construído o phantom, foram feitas algumas tomografias para verificar quais furos são distinguiveis. As tomografias apresentadas na figura 3 foram geradas de acordo com os parâmetros abaixo. As imagens (b) e (c) foram reconstruídas a partir de dados filtrados com o filtro da mediana.
Para uma melhor visualização, o phantom foi posicionado em um ponto intermediário entre a fonte de raios X e o intensificador de imagens e um novo conjunto de quadros foi coletado (com os mesmos parâmetros). Desta forma, devido ao feixe de raios X em forma de cone, a projeção do objeto no intensificador é maior. A figura 4 apresenta as imagens reconstruídas a partir destas projeções.
Verifica-se assim que todos os furos podem ser distinguidos nas imagens reconstruídas. Portanto, a resolução do sistema é de 0,5 mm. |