124

 

 

 

ÍNDICE

 

 

 

HOME

 

 Grupo

 Tropa

 Patrulha

 Histórico

 Especialidades

 

 

 Agenda da Tropa

 Diário da Patrulha

 Acampamentos

 Eventos Gerais

 

 

 

  Adquirindo 

especialidades

 

Escotismo

 

Dicas Culturais

 

Meu canto

 

Livro da Natureza

 

Links

 

Comentários

 

Diversos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESPECIALIDADES

ADQUIRINDO ESPECIALIDADES

 

NESTA SEÇÃO ESTARÃO DISPONÍVEIS INFORMAÇÕES QUE PREENCHEM REQUISITOS DE ITENS VARIADOS DE ESPECIALIDADES ESCOTEIRAS.

 

OBSERVAÇÃO AÉREA:

 

A) Reconhecer 5 logotipos de companhias aéreas

 

LOGOTIPOS

 

NAVEGAÇÃO AÉREA

 

A) Explicar a sigla CINDACTA e citar sua função.

CINDACTA'S (Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle do Trafego Aéreo)

Tem como incumbência manter seguro e confiável o fluxo do tráfego aéreo nas áreas sob sua jurisdição.

B) Como é organizado o espaço aéreo brasileiro:

Cada região do país é controlada por um CINDACTA, e atualmente o Cindacta 4 foi substituído pelo SIVAM.

São 3 CINDACTAS: (Brasília , Recife , Curitiba)
CINDACTA 1: no quadrilátero Rio/São Paulo/Belo Horizonte e Brasília;
CINDACTA 2: abrangendo os Estados do Paraná/ Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
CINDACTA 3: do Sul da Bahia até o Maranhão, abarcando toda a região Nordeste e, em particular, a área oceânica, que separa o Continente Sul-americano da África e Europa;
SIVAM: instalado na Região Amazônica

Cada CINDACTA é dividido em 2 centros :

ACC(Centro de Controle de Área) e

COpM (Centro de Operações Militares)

Dentro de cada Centro alguns  aeroportos principais são divididos em Terminais que controlam o fluxo de aeronaves que se aproximam para pouso no respectivo aeroporto ou adjacências.

Exemplo a Terminal Curitiba no Aeroporto Afonso Pena, a terminal Navegantes que abarca também o aeroporto de Florianópolis, a terminal de Porto Alegre chamada de terminal PALEGRE.

AEROMODELISMO

-As 3 questões abaixo já fornecem nível 1 !!! -

A)Definir as 4 forças fundamentais que atuam no vôo :

PESO : ocasionado pela força da gravidade e puxa a aeronave para baixo

SUSTENTAÇÃO : efetuada pelo perfil aerodinâmico da asa e que eleva o avião no ar

EMPUXO : efetuado pelo movimento da hélice e que faz o avião avançar em frente, ganhando velocidade e permitindo que a asa consiga gerar sustentação.

ARRASTO : força contrária ao empuxo, é ocasionada pelo atrito da aeronave contra o ar.

por este motivo o desenho de aviões bem como carros esportivos tem um perfil o mais erodinâmico possível para que o efeito do arrasto seja diminuído e a performance melhorada.

 

NOTE QUE O RESPONSÁVEL POR UMA AERONAVE ERGUER NO AR É A ASA, A HÉLICE SERVE PARA DESLOCAR O AVIÃO A FRENTE, OU SEJA UM AVIÃO SEM ASA NÃO VOA, MAS UM AVIÃO SEM HÉLICE PODE VOAR (planador)

B)Explique o que é ESTOL :

É  perda de sustentação da asa, ocorre quando a asa corta o ar em um ângulo excessivo acima do ângulo crítico, nesta situação a parte de cima da asa não consegue acelerar o ar e diminuir a pressão. Outra situação que a asa pode estolar é quando o avião voa tão devagar que o perfil da asa também  não consegue acelerar o ar na parte de cima, aí o avião começa a cair.

Curiosidade: A hora do pouso é um momento crítico, pois o avião tem que sair da velocidade maior em que VOA, para a velocidade menor que NÃO VOA para tocar o solo. então se próximo ao solo mas acima digamos 1 metro a velocidade cair muito o avião cai no chão , e os trens de pouso podem arrebentar e um acidente ocorre.

C) Explicar o que é C.G. de uma aeronave :

C.G. é CENTRO DE GRAVIDADE, onde se concentra o ponto de equilíbrio de uma aeronave, ele deve ser localizado num local tal que quando o avião é suspenso por ele numa corda ele fica perfeitamente alinhado, não pende nem para frente ou trás e nem para nenhum dos lados. Ao carregar uma aeronave o C.G. deve ser deslocado o mínimo possível de sua posição original de construção ( quer dizer, se você vai carregar 8 pessoas numa avião, você nunca colocaria as 8 no mesmo lado, e sim 4 de cada lado, para manter o bom equilíbrio)

Mecânica Aérea

A) Explique como funciona a asa de um avião :

A asa gera sustentação através do seu PERFIL . Em cima ela é curvada e embaixo ela é reta, quando o ar bate de encontro a ela ele separa-se, metade para cima metade para baixo, mas as moléculas de ar que se separaram querem se encontrar juntas na saída da asa, então o ar de cima tem que vencer a curvatura da asa e percorrer uma distância maior, então ele se ACELERA, quando ele se acelera, a pressão do ar diminui. Ora se a PRESSÃO DO AR DIMINUI somente em cima, quer dizer que a pressão embaixo fica maior então ela EMPURRA  a asa PARA CIMA.

Um extra: O princípio que rege a sustentação da asa é chamado PRINCÍPIO DE BENOULLI, ele será ensinado na MECÂNICA DOS FLUIDOS , na disciplina de FÍSICA e qualquer bom estudante de PRÉ-VESTIBULAR conhece este princípio que diz :

Todo fluido quando é acelerado tem a sua pressão diminuída.

NOTE QUE O AR É UM FLUIDO, A ÁGUA TAMBÉM MAS É MAIS DENSA. Então o princípio de Benoulli vale para a água também e para óleo e qualquer fluido que seja.

 

 

 

 

 

POR ENQUANTO É ISTO, MAS AGUARDEM MAIS INFORMAÇÕES.

OS INTERESSADOS EM RETIRAR ESPECIALIDADES DE AVIAÇÃO PODEM RECEBER INSTRUÇÕES DE Marco A. Müller e as avaliações podem ser feitas com o Fábio pai do Oalla ou com qualquer Piloto ou Instrutor do Aeroporto Bacacheri.