Música Quântica

Transversalidade e
Dimensão Comunicacional


   A música consiste, a princípio, de um fenômeno extremamente transracional, isto é, que toca profundamente nas esferas psico-afetivas. Isto não significa, no entanto, que sua fruição esteja despojada das categorias racionais. Ao contrário, e isto não é segredo algum para quem conhece as técnicas estruturantes da arte musical, se fundamenta numa linguagem cujo código apresenta uma sintaxe altamente lógica e desenvolvida. Especialmente nos séculos XVII a XIX, aprimorou-se um formalismo composicional que exige da audiência uma atenção especialmente intelectualizada (para ouvir o tema, identificar suas variações, contraste, desenvolvimento, conclusão etc.). Decorre daí, e de uma forte simplificação e estandardização, que o fenômeno musical tem sido cada vez mais utilizado como mercadoria reprodutível e alienante, do que fogem assustadas as vanguardas musicais. À qualquer análise ideológica da música cabe, inelutavelmente, apreender sua transversalidade enquanto fenômeno comunicacional, ou seja, permeado pela dimensão política.

   A isto se alia também o caráter nitidamente interdisciplinar do trabalho, sendo a Filosofia da Comunicação a área a apresentar as mais largas possibilidades para a abordagem dos complexos problemas da poética musical, na medida em que permite pôr em relevo, pragmática e filosoficamente, os processos intrínsecos da comunicabilidade do discurso artístico.

   Last but not least, a complexidade dos assuntos e áreas sob investigação -- quais sejam a Estética, a Física, a Música e a Comunicação -- encontram nesta última um ambiente onde mais facilmente se pode evitar o tão criticado afastamento entre a produção acadêmica de conhecimento e o mundo concreto, cenário onde se desenrola materialmente o discurso musical.


Delineamento do objeto de investigação

Novos Paradigmas: comparação entre a Física Clássica, Quântica e a Estética Musical
Estrutura da dissertação
Apontando para a Música Fractal
Glossário


Voltar à

HomePage


Contact: eufrasio@usa.net

Copyright © Eufrasio Prates.
Created: 26/Apr/97 - Last revised: 07/May/97