Música Quântica

Delineamento do objeto de investigação


Disposto a criar experimentalmente, qualquer compositor musical fatalmente se defronta com uma série de questões cruciais. Dentre várias, uma das principais é a perspectiva de alargamento das fronteiras técnico estéticas que, ao tempo em que o libera de atender aos padrões comunicacionais do mass market -- como, por exemplo, a fundamentação da linguagem em códigos de amplo domínio público --, lhe exige um compromisso com as novas idéias da hodiernidade. A obtenção de resultados significativos através do exercício composicional dependerá, em grande parte, da capacidade do criador em aliar e inter-relacionar coerentemente o agir técnico experimental e o pensar estético-contemporâneo. Como, porém, fazê lo?

Esta segunda pergunta, aparentemente mais simples de responder que a da home-page, nos remeteu a uma série de pesquisas cuja finalidade era identificar quais seriam as principais idéias do tempo em que vivemos, de um novo paradigma , assim como quais eram as mais novas técnicas de criação com elas afinadas.

À carência de publicações técnicas sobre a poética musical de vanguarda -- sobrepujada em parte por aulas assistidas com os compositores H. J. Koellreutter e Conrado Silva -- contrapôs-se a prodigalidade na publicação de livros e artigos sobre as mudanças de paradigma e, especialmente, de duas obras fundamentais na identificação de uma nova Weltanschauung: são elas A Estrutura das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn e o Tao da Física de Fritjof Capra . Nelas encontramos as raízes do que hoje poderíamos chamar de paradigma holonômico, indicando um arcabouço modelar de idéias mais adequado para abranger e interpretar os fenômenos inexplicáveis detectados pelos físicos desde a virada do século . A partir de um conjunto amplo de obras versando sobre mudanças paradigmáticas, incluindo publicações especializadas sobre a Física Quântico-relativística, a Ciência do Caos e a Geometria dos Fractais, passamos a sistematizar uma série de novos parâmetros de interpretação da realidade.

Em paralelo a este levantamento de informações, desenvolvemos uma série de cursos de extensão no Departamento de Música da FAAM-Faculdade de Artes Alcântara Machado versando basicamente sobre a Estética Musical Contemporânea. À medida em que nos aprofundávamos no trabalho docente, passamos a perceber relações de extrema semelhança entre as teses da nova Física e da Música Nova -- várias delas, ao que tudo indica, resultantes de inter-relações apenas explicáveis como indiretas ou não-locais, ou seja, independentes do mútuo conhecimento de uns pelos outros.

Para continuar:

Dimensão comunicacional: o porquê dessa opção
Novos Paradigmas: comparação entre a Física Clássica, Quântica e a Estética Musical
Estrutura da dissertação
Apontando para a Música Fractal
Glossário

Voltar à

HomePage


Contact: eufrasio@usa.net

Copyright © Eufrasio Prates.
Created: 26/Apr/97 - Last revised: 01/May/97