Música Quântica

Estrutura da dissertação

Embora tenha sido pensada numa época em que só se dispunha de suporte tradicional (o papel), acreditamos ser possível (e talvez até mais adequado) apreender a estrutura desse trabalho navegando-o hipertextualmente.

1 - Crise, Arte e o Novo Paradigma

Objetivo: Diferenciar filosoficamente o paradigma newtoniano-cartesiano de um novo paradigma holonômico. Evidenciar, a partir desta diferenciação, as inter-relações entre a arte e as novas mídias tecnológicas, destacando a crise sócio-político-econômica por que passam especialmente as vanguardas afinadas com este novo paradigma -- segundo Fritjof Capra, Gregory Bateson, Gary Zukav, Karl Pribram, Ilya Prigogine e outros, com os quais concordamos -- enraizado fundamentalmente na revolução empreendida pelas Teorias Quânticas da Física do Século XX.

2 - Física Quântica (para leigos): Base de uma Nova Era

Objetivo: Diferenciar a Física Clássica da Física Quântica, de modo a preparar o terreno para inter-relacionar esta ao paradigma holonômico, e este a um novo paradigma estético-musical.

3 - Música do Século XX: Gênese de Uma Nova Estética

Objetivo: Analisar esteticamente as principais correntes da Música ocidental de vanguarda do Século XX, com o objetivo de relacioná-las ao desenvolvimento das idéias neo-paradigmáticas da Física Relativística e Quântica.

4 - Música da Era Quântica: o problema comunicacional

Objetivo: Efetuar uma crítica política do problema da comunicabilidade da Música de vanguarda através de abordagem que considere os seus aspectos endógeno -- acessibilidade do código utilizado -- e exógeno -- os mass media e seu contexto político ideológico.

5 - Considerações Finais da Dissertação

Objetivo: Analisar o atual cenário ético-estético e evidenciar algumas tendências técnico-estéticas da Música Experimental do Ocidente. Apontar a possibilidade de instauração de uma estética holo-fractal.


Para continuar:

Delineamento do objeto de investigação
Dimensão comunicacional: o porquê dessa opção
Novos Paradigmas: comparação entre a Física Clássica, Quântica e a Estética Musical

Apontando para a Música Fractal
Glossário


Voltar à

HomePage


Contact: eufrasio@usa.net

Copyright © Eufrasio Prates.
Created: 26/Apr/97 - Last revised: 01/May/97