98/99 |
Crescer com a Música | |
CARACTERIZAÇÃO CARACTERIZAÇÃO DO PROJECTO PEDAGÓGICO
|
CARACTERIZAÇÃO Todas as rubricas são realizadas numa perspectiva integrada e interdisciplinar, funcionando de forma interligada, sendo sempre objecto de preparação, nas aulas regulares. Aulas regulares (Expressão e Educação Musical) 1 aula semanal de 50 minutos, integrada no espaço e horário regular de cada turma, abrangendo todos os alunos de cada escola. Aulas de Conjunto (Coro/Orff) 1 aula semanal de 25 minutos para cada turma. Estas duas rubricas têm uma duração anual prevista de 35 semanas (o compromisso assumido perante as escolas é o de iniciar o trabalho na segunda semana de aula, concluindo apenas no último dia escolhido pelos Conselhos Escolares).
Instrumentos Musicais na Sala de Aula Ilustração prática respeitante à técnica de execução, construção e repertório dos diversos instrumentos musicais (nomeadamente daqueles que são leccionados no Conservatório), realizada por professores especialistas, com a duração aproximada de 30 minutos, sendo apresentados, ao longo do ano lectivo, dois instrumentos.
Mini-Concertos nas Escolas Actividade de complemento formativo, em que as crianças criam hábitos de fruição estética, através da assistência a pequenos Concertos. Esta actividade pode ser realizada na junção de três ou mais turmas. Esta actividade realiza-se uma vez por ano. Personalidade Musical na Escola Acção de carácter excepcional, onde se levam à escola, personalidades que pelas suas qualidades profissionais e artísticas, adquiriram notoriedade no meio musical regional e/ou nacional. Concertos para os Encarregados de Educação Actividade de complemento formativo dirigida ao meio familiar, assumindo as formas habituais de Recital ou Concerto. (a duração desta actividade é de, aproximadamente, 40 minutos.) Concertos de Interligação com a Comunidade Actividade de animação sócio-cultural, realizada com a participação de todas as turmas envolvidas no programa, junto da comunidade, seja através da promoção de momentos de divulgação musical em espaços públicos, seja através da promoção de concertos com a participação dos agrupamentos gerados no programa e com a colaboração de professores e alunos do Conservatório. |
|
|