Home Alimentação Escolha seu Cão Cotação Classificados
Dicas Saúde do Cão Links Fale Conosco Raças
Esta seção estará sempre atualizada. Aqui você encontrará algumas curiosidades sobre os nossos amigos caninos. Se souber alguma curiosidade pode enviar-me um e-mail.
- Idade do cão
- Até quando eles crescem?
- Mancha Branca.
- Grego
- Ulisses
- Dedicação
- Cão Ator
- Memória
- Faro
- Visão Canina
 
.IDADE DO CÃO
Muitas pessoas acreditam que um ano para o cachorro eqüivale a sete anos do homem. De certa forma isso é verdade, mas há uma correspondência que varia de acordo com as fases da vida de um cão: quanto mais novo mais o cachorro mais significativo é o tempo; à medida em que ele vai envelhecendo, o tempo (comparativamente ao do homem) tem um valor menor; A tabela abaixo mostra a correspondência:
.
IDADE DO CÃO IDADE DO HOMEM
1 ano
x 15 = 15 anos
2 anos
x 12 = 24 anos
5 anos 
x 7 = 35 anos
10 anos
x 10 = 60 anos
15 anos
x 5 = 75 anos
A tabela pode ser alterada por alimentação inadequada, obesidade e outros fatores que diminuem a expectativa de vida do animal.
 
ATÉ QUANDO ELES CRESCEM?
O primeiro ano é o período em que o animal mais cresce. A maioria das raças continua crescendo até os 18 meses, mas, existem algumas raças em que o crescimento vai até os 24 meses.
 
MANCHA BRANCA
Todos os cães que têm alguma mancha branca no corpo, se distinguem através do mesmo tipo de pêlo brancos na ponta do rabo.
 
GREGO
Hesíodo, célebre poeta grego, foi assassinado pelos locridenses, que o jogaram no fundo do mar.
Seu corpo, porém, tendo sido conduzido à praia pelos golfinhos, foi logo reconhecido. O cão de Hesíodo se atirou de tal modo contra os filhos de Ganistor-Nupaciano, que estes se viram logo acusados de autores de tremendo crime. Colhidas as provas do execrável delito, foram todos eles condenados à morte.
 
ULISSES
Ulisses, herói da mitologia grega, tinha um cão, que ele costumava afagar. Porém, com a guerra de Tróia, nosso herói se ausentou por vários anos e, quando voltou, o velho amigo felpudo, morreu de comoção, como morrem certas pessoas, de coração fraco, incapazes de agüentar alegrias súbitas.
 
DEDICAÇÃO
O “Percy”, cão de estimação do presidente Coclidge, foi enterrado junto ao túmulo do grande político norte americano.
 
CÃO ATOR
Em 1814, um dramaturgo fecundo, Pixerecourt, levou à cena, em Paris, um melodrama intitulado “O Cão de Monlargis”.
E era um cão, que desempenhava o principal papel, cão inteligentíssimo, chamado Dragon e que representava admiravelmente. A peça teve enorme êxito. Por isso foi traduzida para o alemão e levada ao Grande Teatro de Weimar.
Indignação de Goethe, que era então o diretor. Um cão no palco!
 
MEMÓRIA
John Rogers, solteirão que residia em Clevelândia, Estados Unidos, possuía um cão que tinha o nome de “Scotly”. Acontece que, depois da morte de John Rogers, um vizinho o levou para sua residência. O animal de pronto se resignou à perda do dono e começou a viver uma existência fe1iz no novo lar. Cinco anos depois, “Scotly” sentiu-se doente, O veterinário, que o examinou declarou que o animal não tinha salvação.
No dia seguinte ao do diagnóstico do veterinário, “Scotly” desapareceu misteriosamente não sendo encontrado, apesar de ser procurado por várias pessoas. Depois se soube que “Scotly” andou errante vários dias até que, certa noite, foi morrer no local procurado pelo seu instinto de gratidão.
O cadáver do animal foi encontrado junto ao túmulo do seu primeiro dono, no cemitério local. Porém, várias pessoas afirmaram ainda que “Scotly” jamais havia estado antes no cemitério, que distava, da casa do segundo dono, aproximadamente oito milhas.
 
FARO
Muitos animais chegam a pressentir a presença de água a muitos quilometros de distância. Outros podem descobrir onde se encontrar o seu patrão no meio de uma grande multidão, só pelo odor especial que somente ele sabe distinguir perfeitamente entre os exalados pelas outras pessoas. É também com o faro que ele identifica o estado de saúde, o sexo e a idade dos seus semelhantes. Qualquer odor que não conste dos seus registros olfativos, imediatamente os coloca em estado de alerta e de desconfiança.
 
VISÃO CANINA
O olho do cão é um órgão completamente normal. Com ele o cão pode ver qualquer objeto ou pessoa que lhe apareça pela frente entretanto, considerando-se o incalculável alcance do seu faro, na realidade, ele chega a “enxergar” mais com o nariz do que com os olhos. Desde que a visão não seja devidamente utilizada, ela pode vir a regredir. As diferentes cores não chegam a impressionar um animal tanto quanto a um ser humano. A sua reação é praticamente a mesma quando está diante de um quadro vermelho ou um preto; percebe melhor um objeto brilhante do que qualquer outro pintado mesmo com as cores mais vivas.