Home Alimentação Escolha seu Cão Cotação Classificados
Dicas Raças Links Fale Conosco Curiosidades

 


1. Boa Saúde
2. Pulgas
3. Ácaros e Carrapatos
4. Vermes
5. Primeiros Socorros
6. Tratamento para Mordidas
7. Alívio de Ferroadas
8. Dando Comprimidos
9. Quando Visitar o Veterinário
1. Boa Saúde
Você próprio poderá fazer o check-up do seu bicho de estimação uma vez por mês (conforme mostrado aqui), mas deverá também marcar consulta para seu cachorro, para exame médico, pelo menos uma vez ao ano com seu veterinário.
AREA ANAL
Observe se existem vermes nas fezes, grãos brancos no traseiro ou diarréia persistente.
DOENÇAS DE PELE
Observe arranhadura persistente, roedura ou lambida súbita, vermelhidão e aumento de perde de pêlo.
DENTES & GENGIVAS
Verifique se há mau hálito, escoamento de saliva, gengivas inflamadas e dentes soltos ou quebrados.
OBSERVAÇÃO DOS OLHOS
Note se os olhos estão injetados e apertados.

 


INFECÇÕES DE OUVIDO
Verifique o sacudimento de cabeça, e se há inchaço na aba da orelha. Uma falha ao responder a commandos poedrá ser sinal de surdez.
PATAS & PEGADAS Inspecione as patas e unhas quebradas ou danificadas.
2. Pulgas
As pulgas vivem em tapetes e cadeiras estofadas e somente saltam sobre os cachorros para uma refeição. Procure por pontos pretos espalhados em seu pêlo e sua cama. Hoje existem produtos específicos para combatê-las, sprays que não são tóxicos e possuem efeito de até 3 meses e coleiras modernas que não intoxicam seu animal.

3. Ácaros e Carrapatos
Os parasitas causam arranhaduras, erupções, chagas e inchaços. Se o seu bicho de estimação tiver ácaros ou carrapatos, utilie produtos profissionais para o combate. Pergunte ao veterinário quais os melhores.

Ácaro, Carrapato e Piolho
4. Vermes
Tratar com vermífugo regularmente deverá controlar a maioria dos parasitas internos. Alguns vermes requerem remédios especiais, mas o veterinário irá diagnosticar isto e aconselhar sobre as infestações mais severas.
SOLITÁRIA
Observe se há ovos parecidos com arroz em torno do ânus ou movendo-se nas fezes.
NEMATELMINTO
Um parasita parecido com minhoca visível nas fezes, por ser esbranquiçado.

 


5. Primeiros Socorros
Todos os donos de cachorro deveriam ser aconselhados a ter um estojo básico de primeiros socorros, cujo conteúdo (veja à direita) deverá ajudar a reduzir a dor e a aflição, bem como evitar que a situação piore enquanto você entra em contato com o veterinário. Se observar que o processo é grave vá para a clínica veterinária mais próxima.

6. Tratamento para Mordidas
Pescoço, focinho, orelhas e peito são as partes do corpo que os cachorros mais comumente mordem uns nos outros. Se o seu cão esteve em uma briga, deixe passar um tempo para ele se acalmar antes de você examiná-lo. Os dentes caninos fazem mordidas distintas, portanto procure por dano ao tecido mole sob a pele. Uma ferida profunda provavelmente terá que ser tratada por um veterinário. (A forma mais segura de separar os cachorros brigando é derramar água sobre eles.)
1. Se a pele estiver perfurada, vá ao veterinário. Mas primeiro afaste o pêlo da ferida; o pêlo na ferida poderá levar à infecção subcutânea. 2. Banhe cuidadosamente a região infectada com água morna e um leve desinfetante de pele. 3. Se a pele do cachorro estiver dilacerada em vez de perfurada, aplique um creme antiséptico na área afetada. Conte com o fato de alguma contusão ficar visível mais tarde.

 


7. Alívio de Ferroadas
Ferroadas de vespas, marimbondos e abelhas são comuns e causam dor e inchaço. Os locais usuais para essas ferroadas são a face e a boca. Alguns cachorros poderio ser alérgicos. Se houver um inchaço agudo na boca e na garganta, o cuidado urgente de um veterinário será necessário.

8. Dando Comprimidos
Alguns cachorros são trapaceiros, mantêm as pílulas na boca e cospem-nas. Se o seu bicho de estimação fizer isso, um bom contragolpe é tentar esconder a drágea em um naco de carne ou um pedaço de pão, ou até mesmo cobrir a pílula com chocolate derretido.

1. Vá até seu cachorro; não peça que ele venha até você. Com uma das m5os abra sua boca delicadamente e, com a outra, solte a drágea bem abaixo da língua.
2. Mantenha a boca do cachorro fechada firmemente e segure sua cabeça ligeiramente para cima. Afague sua garganta e espere-o engolir e lamber os lábios. Então elogie-o por ter engolido.


9. Quando Visitar o Veterinário
Todo dono de cachorro deverá levar seu bicho de estimação ao veterinário para um check-up médico pelo menos uma vez por ano. Se o animal acidentar-se, mesmo sem ferimento óbvio ou hemorragia, leve-o imediatamente para auxílio veterinário urgente. Visite o consultório também:
• Para assistência habilitada sobre dieta.
• Para conselho sobre a melhor procriação.
• Se seu cachorro cambalear e cair.
• Se estiver sangrando ou vomitando.
• Se estiver com dor aguda/inchaço anormal.
• Se estiver se sufocando ou arranhando a boca com a pata.
• Qualquer dúvida sobre o seu animal, dê uma ligadinha para o veterinário, isso pode evitar muitas complicações.