Home Alimentação Raças Cotação Classificados
Dicas Saúde do Cão Links Fale Conosco Curiosidades

 

1. Por que comprar um cachorro?
2. Escolha o Cão pelo que ele será e não pelo que é...
3. Por que comprar com pedigree?
4. Mestiço ou viralata...
5. Pelagem é importante...
6. Qual o sexo, macho ou fêmea...
7. Saiba como escolher um filhote...
8. Onde comprar?
9. Identificação
10. Visita ao veterinário.
1. Por que comprar um cachorro?
Ter um cachorro como bicho de estimação é uma alegria - ele se traduz em companhia, diversão e incentivo para fazer exercício, além de tornar-se o foco das afeições da família. Mas ser o dono também significa responsabilidade por muito anos pela frente; portanto, pergunte a si mesmo até que ponto você poderá se comprometer. Você tem tempo para exercitar um cachorro diariamente? Está preparado para limpar excremento? Está ciente dos custos, a longo prazo, da alimentaçào, dos cuidados com o veterinário e canis, por exemplo?
.

2. Escolha o Cão pelo que ele será e não pelo que é...
É muito comum nos encantarmos por uma filhote de cachorrinho... todos eles são lindos!!!  Mas é importante lembrar-se de que eles crescem, e bem rápido, e pode se transformar em um cachorro bem diferente daquilo que você tinha em mente. Antes de comprar ou aceitar um cachorro, esteja certo de que você vai continuar gostando dele, mesmo que ele tenha chagado à sua casa com 1,5 quilos e depois venha a pesar 60.
É isso mesmo!!! Existem raças, como o Dinamarques e o Dog Alemão que podem chegar a pesar 60 quilos. Alguns chegam a engordar 300g por dia.  Em contrapartida, um Chihuahua, considerado de pequeno porte, no pico de seu desenvolvimento engorda cerca de 30g por dia e chega aos 18 meses com cerca de 2,5 quilos. 
Mas quando filhotes, os dois podem ser bem parecidos, quanto à beleza e graciosidade.
Verifique suas condiçòes de espaço e mesmo de afinidade com o animal antes de se propor a passar longos anos de sua vida ao lado dele. Os prejuízos serão dos dois, mas a decisão só pode ser sua!!!
.

3. Por que comprar com pedigree?
As raças com pedigree vêm com documentação, igual aos carros e também existe muita informação sobre seu tamanho, alimentação e necessidade de energia, bem como temperamento. Compre um com pedigree de um criador reconhecido e verifique se ele tem certificado de linhagem e registro de vacinação.

4. Mestiço ou Vira-Lata?
Nem to do mundo tem recursos para adquirir um cão com pedigree, então sobra a escolha entre cachorros mestiços ou vira-lata. Como o nome sugere, um cachorro mestiço é descendente de dois cachorros de raças puras distintas e freqüentemente combina os melhores traços de ambos. Os cachorros vira-latas são ainda mais distantes dos cachorros de raça pura; a aleatoriedade de sua linhagem significa que eles têm menos probabilidade de herdar doenças e fraquezas do que os de raça pura.

5. Pelagem é importante
O tipo de pêlo é uma consideração crítica ao escolher um cachorro. Em algumas raças o Pêlo precisa ser escovado diariamente; e outras, o banho se torna uma tarefa árdua, assim como manter a mobilia limpa do pêlo de muda.
Tipos de Pelo:
Longo e sedoso:cachorros de pêlo longo precisam ser penteados diariamente e aparados com regularidade.

Pêlo Liso: pêlos lisos e curtos são os mais fáceis de cuidar escovando semanalmente, como acontece com o Dobermann.

Pêlo Crespo:pêlos encaracolados, sem muda, como neste Kerry Blue Terrier, deverão ser aparados a cada dois meses.

Pêlo de Arame:o pêlo duro denso de um Airedale Terrier requer que seja tosado ou aparado à mão regularmente.
 


6. Qual o sexo? Macho ou fêmea?
Escolher entre um cachorro macho ou uma fêmea pode ser difícil, mas lembre-se:
  • Os machos novos não-castrados poderão ser uma amolação.
  • As cadelas ficam no cio duas vezes por ano, e isto requer uma vigilância adicional.
  • Ser dono de uma cadela significa gravidez indesejada e atenção com cachorros machos.

  •  

7. Saiba como escolher um filhote
Um cachorro é para a vida inteira, e optar por um filhote poderá significar compartilhar os próximos 14 anos com seu bicho de estimação. Escolha um filhote com mais de oito semanas.
Abaixo segue 6 dicas para lhe ajudar a escolher seu filhote:
7.1. Levante as abas da orelha para ver se por dentro é cor-de-rosa, sem odor desagradável ou tem qualquer sinal de crosta ou cera. Tais depósitos ou emissões poderão indicar ácaros de orelha.
7.2. Imobilize a cabeça e verifique se os olhos estão limpos, brilhantes e livres de qualquer derrame - manchas em volta do cabelo facial  poderão indicar isto. Deverá haver uma boa pigmentação e nenhum sinal de vermelhidão, de cerrar os lhos ou de inflamação.
7.3. Para verificar os dentes e a gengiva, afaste levemente os lábios. Veja se a gengiva e a alíngua estào cor-de-rosa (ou manchadas com pigmento preto) e livres de odor. A gengiva deverá formar uma margem limpa com os dentes.
7.4. Verifique se a pele é oleosa ou escamola e certifique-se de que não haja feridas ou galos. O cabelo deverá ser firme e não sair quando você alisá-lo. O pêlo saudável brilha e só sai quando muda. Corra sua mão no sentido contrário ao pêlo para avistar quaisquer defeitos de pele ou parasitas.
7.5. Na região anal sob a cauda deverá ser limpa e seca. Não deverá haver inflamação ou sinal de diarréia, fezes secas ou outra emissão dos órgãos genitais. Arrastar a traseira no chão ou lamber em excesso pode indicar uma irritação causada por glândulas anais bloqueadas.
7.6. Um filhote saudável fica feliz quando levantado e deverá parecer firme e mais pesado do que você poderia imaginar. Se ele ficar relaxado quando for levantado pode indicar um futuro adulto complacente. Observe o filhote em sua ninhada: isso poderá mostrar-lhe seu provável temperamento. 

8. Onde comprar?
Primeiramente pergunte a sei veterinário por fontes. Procure também em seu jornal local ou em publicações especializadas.

9. Identificação
Em outros países é obrigatório uma chapa de identidade na coleira do animal. No Brasil não há este rigor, mas recomendamos esta providência.

10. Visitas ao veterinário
Visite o cosultório de um veterinário para ver se o lugar atende a suas necessidades e para discutir sobre a vacinação, dieta, verminoses e check-ups de seu cachorro.
 



Copyright © 2000 Mundo