MUSEU DE VILA DEANTEIRA

(Particular)

 

 

Home

Situação geográfica

História da aldeia

Património

Figuras

Ilusões/Desilusões

Dia-a-dia na aldeia

Livro de Visitas

 

1. APRESENTAÇÃO

 É um museu particular, organizado pelo autor deste site e pela sua família. Situa-se em sua casa, numa antiga loja/venda de panos e mercearia. É constituído pelas seguintes colecções: Arqueologia, Escultura, Etnografia e Brinquedos.

2. ARQUEOLOGIA

Esta colecção reúne o espólio romano e alto-medieval recolhido em sítios arqueológicos de Vila Deanteira, ao seu redor e em outros lugares da freguesia de S. João de Areias.

É constituída por inúmeros fragmentos de tégulas, imbrices, tijoleira, pesos de tear, de cerâmica comum e de paredes finas. É possível que um dos fragmentos seja de um vaso de sigillata. Possui ainda fragmentos de escória de ferreiro.

Voltar para o topo...

3. ESCULTURA

         Esta colecção reúne obras do autor deste site, realizadas em madeira, gesso e barro na década de oitenta do século XX.

Voltar para o topo...

4. ETNOGRAFIA

            Esta colecção reúne um bom conjunto de utensílios de carpintaria (pertencente a nossos familiares), bem como objectos de um modo de viver de há algumas décadas atrás (hoje peças arcaicas, que os mais novos olham com incredulidade, como se nunca fosse possível terem existido).

Voltar para o topo...

5. BRINQUEDOS

           Reúne brinquedos de rapaz e de rapariga.

          Os de rapaz são  carros, camionetas, aviões, carros de bombeiros, pistolas (em lata, madeira e plástico), bem como um conjunto de brinquedos feitos e utilizados pelas crianças até há algumas décadas atrás: gaitas de cana, rodeiros, piões, bilharda, etc.

          Os de rapariga faziam as delícias das meninas, com algumas posses, da mesma época: bonecas com as suas roupas e mobília; armário com utensílios, em miniatura, de cozinha e da casa em geral (em madeira e alumínio).

Voltar para o topo...

 

SUMÁRIO:

 1. APRESENTAÇÃO

 2. ARQUEOLOGIA

 3. ESCULTURA

4. ETNOGRAFIA

5. BRINQUEDOS

 

 

 

Jardim Silva Carvalho em 1996

 

 

Home  | Situação Geográfica  | História da Aldeia  |  Património  | FigurasIlusões/Desilusões  |  Dia-a-dia na aldeia  | Livro de Visitas