CLUBE DE CAÇA

         VIRTUAL

 

 

 

 

DEER HUNTER 2005
INICIAL 
Temporada
Técnicas
Rastreando

Armamento

ESPÉCIES
Cervo Cauda Branca
Cervo Cauda Preta
Cervo Orelhudo

Corça Européia

Cervo Axiado

 

TROFÉUS
Recordes

Histórico Geral
Sala de troféus

 

LOCAÇÕES
DH2005

DH2004

 

CAÇADAS

Caçadas

 

CLUBE

Membros

Recordistas

Campeonato

 

DICAS

A

 Deer Hunter 2005

  

                     Técnicas de caça

          

                               

Existem várias maneiras de caçar o gamo, e diversas técnicas para atraí-lo ou ao menos não espantá-lo.

1)Espera : Este é o método mais eficiente para caçar, o caçador se posiciona em uma área favorável , aonde tenha encontrado sinais da presença do gamo, pode ser próximo a marcas nas árvores ou em fontes de água, ou comida. O ideal é que o caçador se posicione entre uma área de alimentação  e a área de repouso do animal. Existem duas maneiras de praticar a caça de espreita, esperando em cima de uma árvore, ou escondido num abrigo. O simulador DEER HUNTER 2004 e 2005  permite que o caçador use acessórios para espera em árvores, plataformas e abrigo camuflado , tanto os acessórios como árvores e abrigos de mato são usados na vida real, os americanos usam equipamentos prontos, por motivos sócio econômicos previlegiados,  estes  são:

Abrigo camuflado: é uma barraca camuflada, levíssima de carregar e facílima de montar, tem abertura nos 4 lados, a vantagem é que não pesa como a plataforma, mas a visão é um tanto prejudicada no interior dela e não tem as vantagens do caçador ficar suspenso. Esta é a única das formas de espreita que pratiquei até agora, porque achei mais condizente com a realidade de caça  caseira que presenciei no passado  aqui no sul do Brasil.Ainda vou experimentar espreitar do alto, mais uma coisa é certa, o caçador precisa saber onde colocar os acessórios em locais estratégicos e paciência é a chave de qualquer caçada. A vantagem da barrac camuflada é que ela é fácil de montar , desmontar e carregar, então o caçador monta ela onde quiser, quantas vezes quiser.

Plataforma de espera: é um grande tripé de metal bem leve, e em cima tem um banquinho giratório, o caçador carrega ele pelo campo e monta na região que achar mais conveniente, no game o preço a pagar por tal acessório é que a movimentação do jogador será bem mais lenta enquanto ele carrega a tralha nas costas, também leva mais tempo para ser montada e desmontada. Na vida real a espera tanto no tripé como em árvores é o método mais eficaz de caça, pois é mais difícil o animal farejar o caçador, e também enxergá-lo, além do caçador ter uma visão mais distante e uma linha de tiro maior. A plataforma por vezes parece um recurso um tanto irreal, e a vantagem no game é excessiva, um caçador mesmo numa altura maior não deve pensar que pode se mover quando quiser, pois os gamos vão também olhar para cima, neste quesito a mobilidade que o jogador tem em cima de uma plataforma é um tanto quanto excessiva

Cadeira para árvores: a versão no game é de uma super confortável cadeira para prender em árvores, com descanso para os pés, o problema é que ela pesa um bocado, então ao carregar o caçador fica  lento.A cadeira deixa o caçador numa altura muito alta e vantajosa porém ele só tem visão de 180° a sua frente, por isto é um  acessório que não peca pelo excesso de vantagem como o tripé, para compensar a vantagem o porte do tripé devia deixar o caçador se arrastando pelo campo e a montagem devia ser extremamente demorada. Afinal na vida real o quanto este tripé é realmente de uso prático e até onde vai sua vantagem?

2)Caminhada: esta é uma excelente técnica, mesmo que não seja a mais mortífera, tem inúmeras vantagens, primeiro é o fato de que o caçador fica em contato muito maior com a natureza, explora e aprecia o território e suas belezas naturais, espanta o tédio de ficar parado no mesmo lugar como se fosse um pescador, tanto na vida real como no simulador. É certo que toda caçada de espreita vai ter uma caminhada de rastreamento do animal e do melhor local para esperar, então no caso da caminhada isto não é diferente. O caçador sai a procura dos sinais que evidenciam a presença da presa, procura rastros, trilhas, marcas e áreas propícias, também é certo que nesta modalidade além do rastreamento e aproximação do animal o caçador vai acabar uma hora ou outra, espreitando o cervo.

A modalidade de caça depende do temperamento do caçador, mas também da sua habilidade de rastreador e conhecedor dos hábitos selvagens, um caçador ambicioso por troféu, munido da melhor arma e luneta telescópica e com uma paciência de monge optará pela espera, um outro do tipo rastreador, aventureiro e menos paciente optará por  encontrar e seguir  a presa.

De alguma forma as duas maneiras se interpenetram, uma prevalece mas a outra é sempre necessária. Para o DEER HUNTER e de acordo com o  temperamento pessoal, ao menos no início da carreira de caçador virtual, a opção que faço é de misturar as duas modalidades,   desloco-me a cavalo, reconheço a área, então apeio, e vou a pé, rastreando, ao encontrar um local propício paro e espreito com ou sem a tenda camuflada, se esperar bastante ou achar o local favorável monto a tenda, as vezes espero bastante e as vezes não. Se perder ou espantar a caça, desmonto ou não a cabana e ando mais, se espantar a caça para valer, por exemplo com um tiro perdido, então é melhor desmontar o abrigo, pegar o cavalo e partir em busca de uma área mais propícia.

Atirando  :

Para abater um animal não basta somente acertá-lo em qualquer parte do corpo, o tiro deve ser bem colocado na área mais letal  para que seja assegurada  a morte instantânea.

Para um tiro seguro e certeiro o animal deve estar parado, se o animal estiver andando, então o tiro ficará mais preciso quando o animal estiver vindo diretamente na direção do caçador.

A área do corpo a ser mirada é a região do peito, onde encontra-se o coração, o encontro dos pulmões e a coluna cervical logo acima. Se o animal está de frente então a mira é feita no meio do peito, se o animal estiver de lado então o lugar a ser mirado fica imediatamente atrás do início da perna dianteira, há uma pequena  margem de tolerância de  desvio do ponto exato onde ainda é atingido um destes órgãos vitais. Tiros na cabeça também podem ser fatais, mas não são muito usados porque se a mira não estiver perfeita, o erro pode resultar em acerto algum, enquanto que no peito a chance de que um tiro errado ainda assim atinja alguma parte do corpo é muito maior, o tiro pode pegar numa perna, ou no quarto traseiro, na barriga, no pescoço, etc.

Imediatamente ao disparar um tiro usando uma mira telescópica o caçador deve abaixar o rifle, pois se o animal for somente ferido e fugir é bem mais fácil identificar a direção que o animal tomou na fuga.