CLUBE DE CAÇA

         VIRTUAL

 

 

 

 

DEER HUNTER 2005
INICIAL 
Temporada
Técnicas
Rastreando

Armamento

ESPÉCIES
Cervo Cauda Branca
Cervo Cauda Preta
Cervo Orelhudo

Corça Européia

Cervo Axiado

 

TROFÉUS
Recordes

Histórico Geral
Sala de troféus

 

LOCAÇÕES
DH2005

DH2004

 

CAÇADAS

Caçadas

 

CLUBE

Membros

Recordistas

Campeonato

 

DICAS

A

 Deer Hunter 2004

  

                        Armas e munições 

                             

Os calibres das  armas disponíveis no DEER HUNTER são os mais usados na caça de cervídeos,  sãoarmas tradicionais.Winchester e Remingtons,  .30 Springfield e até mesmo a famosa chumbeira calibre12 de 2 canos muito popular no sul do  Brasil.

 

Calibres: O sistema de denominação de calibre de rifles varia de país para país, na França é especificado o diâmetro da bala em mm, nos Estados Unidos e na Inglaterra é usado o décimo de polegada ou o centésimo de polegada, isto serve para revólveres e rifles, as espingardas de chumbo apresentam outra forma de numeração de calibre.Então a famosa pistola 9mm tem o mesmo calibre do revólver 38. O revólver colt  .45 tem um projétil de diamêtro 11.43mm, já o calibre .22 tem diâmetro de 5,69mm aproximadamente.

Munição:A munição da arma de caça é diferente da munição militar, na caça o desejo é que a munição seja a mais letal possível, é preciso matar o animal, e com o mínimo de sofrimento, já para fins militares o objetivo maior é incapacitar o inimigo, colocando não somente ele fora de combate mas também a equipe que num gesto humanitário largará o combate para salvar o soldado ferido.

Coeficiente balístico x poder de parada : A melhor munição para caça será a que tiver melhor coeficiente balístico durante a trajetória mas também  o maior poder de parada ao atingir o alvo. O melhor coeficiente balístico é conseguido fazendo o projétil com a melhor densidade seccional ( material mais denso, comprimento mais longo)  e o formato mais aerodinâmico (ponta ogival). O material mais denso é o chumbo, então o projétil de chumbo é encamisado com metal duro mas a sua ponta não, quando a ponta bater no alvo ela deforma, e o resto empurra para dentro garantindo a penetração, o encamisamento também é conveniente para que a bala raiada não contamine as estrias do cano com chumbo durante os disparos. Existem então diferentes tipos de projéteis e cargas propelentes mais fortes ou fracas para um mesmo tipo de calibre.

Acionamento e carregamento

Ferrolho (Bolt Action) - é mais barato e garante um maior vedamento na câmara de expansão aproveitando melhor os gases dando propulsão.Os cartuchos são carregados  no municiador um a um com o ferrolho aberto.

Alavanca (Lever Action) - é o sistema usado nas winchester da conquista do oeste, após o disparo a mão do gatilho aciona a alavanca para baixo expulsando o cartucho e preparando novo tiro.Os cartuchos são enfiados pela lateral pressionando a lingueta de carregamento.

Automático (Auto Loader) - é o sistema mais caro e sofisticado, gera um menor recuo da arma. A carga é feita por baixo num única vez com o pente de balas

Deslizante (Pump Action) - este é o acionamento típico das escopetas.

Retrocarga - é o carregamento por trás do cano, abrindo a espingarda e colocando um único cartucho ( ou 2 no caso de 2 canos) é típico das espingardas chumbeiras.

Antecarga - é o carregamento feito pela frente, pela boca do cano, não usa cartuchos, é jogada uma carga de pólvora pelo cano, socada e então o projétil e também socado,  é típico das armas de pederneira  usadas a mais de cem anos, no Brasil eram conhecidas como espingarda pica-pau. 

ARMAS DO DEER HUNTER 2004

.264 (6.5mm) - Rifle  magnum de ferrolho, capacidade para 5 cartuchos, é o menor calibre do game, mas o tipo de munição e projétil leve  gera uma trajetória reta muito precisa, mas perde potência a tiros muito longos, é calibrada para atingir alvos a 150 metros.

.270 (6.7mm) - Rifle de acionamento automático com pente de 5 balas, é o calibre mais clássico de caça ao cervo, é calibrado para distâncias de até 150 metros.

.284 (7mm) - Tiro único.É famosa como 7mm magnum, munição forte em projétil leve, gera a trajetória mais reta de todas, para  longas distâncias, calibrada para 200 metros.

.30-06 (7.62mm) - Rifle springfield 5 tiros em 2 modelos, automático e alavanca. É conhecido como o calibre "tudo ao redor", para caçar o que vier. Calibrada para 100 metros.

.308 (7.8mm) - Acionamento de alavanca, 5 tiros, este é o maior calibre, de munição potente (blaster). É uma carga sobre os troféus de caça. Para distância até 100metros.

12 (2 canos)- Espingarda de chumbo de grosso calibre. As espingardas de chumbo não se prestam para distâncias maiores que 30 ou 40 metros, na verdade elas são boas para caçar outros animais no game, como tatus e lebres e sem luneta para sentir o realismo das armas realmente usadas na caça no Brasil. Em mata fechada onde é possível aproximar do gamo ela pode ser uma boa escolha, inclusive porque lunetas são ruins para alvos muito próximos.Tem a versão de acionamento tipo escopeta  para 5 tiros, mas no caso de usar uma 12, a de 2 canos é muito mais realista no país.

ARMAS NO DEER HUNTER 2005

A versão 2005 trás melhoramentos no sistema de armas sobre a versão anterior, nesta é possivel customizar as armas, desde o calibre, acionamento e carregamento e até o tipo de munição, também pode-se calibrar a distância de efetividade do disparo.

Nesta versão são incluídos opções de calibres tão pequenos como o .203, e indo até calibres grandes como o .375, também é possível escolher uma arma de carregamento pela boca, típico dos tempos de Daniel Boone.

A medida que as armas e munições  forem sendo testadas no game serão aqui comentadas:

.223 (5.62mm) -  Esta arma de calibre um tanto pequeno para a caça ao gamo é proibida em algumas estações de caça, justamente por falta de poder de fogo, porém é um calibre muito conhecido no Brasil,  o projétil tem trajetória plana e bom alcance, porém o tiro necessita ser bastante preciso, muito bem colocado, não raras vezes o caçador se verá tendo que perseguir a caça que escapou ferida. É um excelente calibre para a caça alimália (varmint). A arma de teste no deer hunter 2005 foi montada com acionamento de ferrolho.No simulador não foi possível ainda derrubar um gamo com um único tiro, por mais bem colocado que tenha sido, então o caçador deve estar preparado para acertar novamente e certamente seguir o animal ferido, um elevado nível na habilidade de rastreio será fundamental.Talvez o uso sem mira telescópica possa ser mais vantajoso, pois após o primeiro disparo o animal sairá correndo e ficará mais fácil para o caçador mirar e atirar em movimento sem a mira telescópico do que com ela.   

.270 (6,7mm) - Este é o calibre clássico de caça ao gamo na América do Norte como já foi comentado, apresenta uma excelente relação de coeficiente balístico e poder de parada, ou seja o projétil chega bem onde se quer e derruba o alvo. Arma teste montada com acionamento de ferrolho. Tiros bem colocados sempre derrubam o alvo.

12 (2 canos)- A espingarda calibre 12 apresenta mais de um tipo de munição, foi testada até agora somente o cartucho de tipo 0-buckshot, o alvo atingido apresentou perfuração de 5 perdigotos (esferas de chumbo) bastante concentrados em tiros por volta de 30 metros de distância. Outras munições devem ser testadas para apresentar dados comparativos. O alvo só é derrubado com um único tiro se estiver próximo o suficiente e o tiro for bem colocado. Ela é mais letal que uma .22.

.54 (antecarga) - Esta é a arma clássica de caça ao gamo dos pioneiros do novo mundo, a arma usada por Daniel Boone, é uma espingarda de pederneira, carregada pela boca, tem um calibre espantosamente grande, e a munição usada é um projétil único (maxi ball), ele não é simplesmente esférico, apresenta um formato específico para melhorar o alcance a precisão e a penetração, no passado uma arma destas poderia ser carregada com qualquer tipo de projétil que houvesse a mão. No simlulador é uma arma de tiro único para ser usada sem ajuda de uma mira telescópica, é uma arma para um bom caçador, o recarregamento é o mais demorado de todas, ao disparar produz muita fumaça, não é para ser subestimada, o grosso calibre cumpre o seu papel, um tiro a distância certa e bem colocado sempre derruba o alvo.É mais fácil caçar com ela do que os rifles de pequeno calibre como o .22.

.308 (alavanca)- Estranhamente o chamado calibre "tudo ao redor", considerado bom para tudo quanto fosse caça pequena a média que aparecesse não se saiu  muito bem. Usando mira telescópica e com tiros perfeitamente colocados em distâncias até menores que 100 metros, a caça não tombou no primeiro acerto nem uma vez sequer, toda presa teve que ser seguida e rastreada e então alvejada novamente, muita caça foi ferida e perdida, mesmo por que algumas levaram até dois tiros e não caíram, a performance da arma foi semelhante ao modesto calibre .223.

.375 (deslizante) - Este sim se comportou como um calibre pesado, nem era intenção ir a caça sem mira telescópica, mas a arma oficial não vem com mira, uma vez isto constatado já na estação de caça ela foi usada assim mesmo, e não decepcionou, com um tiro distante , excessivo até para mira comum, deu para saborear uma bullet cam e o animal desmontando no chão, também durante uma perseguição a um gamo pintado, no momento de um salto veloz na perpendicular da mira, um tiro na região ideal foi fatal, acionou a bullet cam e deu para assistir um sensacional salto e queda em câmera lenta da presa atingida.