A Ferradura
Para esta leitura, usam-se todas as cartas do tarô. O leitor dá o maço ao consulente para que o embaralhe. Depois que estiver bem embaralhado, corta-o duas vezes, com a mão direita, e o devolve ao leitor, que começará a arrumar as cartas da seguinte maneira:
Desta maneira, sobram no maço 22 cartas, que não entram na leitura e devem ser postas de lado.
Como ler as cartas arrumadas em ferradura
Esta arrumação tem vários níveis de leitura, nos quais as cartas se combinam entre si de diversas maneiras.
Em primeiro lugar deve-se ler a ferradura maior (a externa, formada a partir da carta 1 até a 25), onde se encontram as informações do passado. As treze primeiras cartas falam do passado distante, ou seja, dos fatos e pessoas que marcaram a vida do consulente. As doze seguintes indicam o passado recente: situações, acontecimentos, pessoas e sentimentos que determinaram o momento atual do consulente.
A seguir, passa-se a ler a segunda ferradura (a do meio, formada a partir da carta 27 até a 44). As primeiras nove cartas (da 27 até a 35) mostram as influências do presente: circunstâncias e pessoas que atualmente participam da vida do consulente e se relacionam com a sua situação no momento da consulta. As nove cartas seguintes (da 36 até a 44) indicam os acontecimentos do presente: os fatos concretos nos quais o consulente está envolvido.
Após ter lido estas duas ferraduras, e antes de passar à terceira, o leitor deve relacioná-las com a carta do consulente (a 26), isto é, interpretar o significado desta carta à luz das informações obtidas na leitura da primeira e da segunda ferraduras.
Em seguida, a leitura entra na sua fase especificamente adivinhatória, pois as cartas começam a revelar o futuro. As seis primeiras cartas da ferradura menor (da 45 até a 50) prevêem o futuro imediato: acontecimentos que afetarão a vida do consulente no futuro próximo. As outras seis (da 51 até a 56) revelam a conclusão da leitura, isto é, quais serão as forças que predominarão na vida do consulente, qual será o desfecho de sua atual situação, a realização ou não de seus projetos, a confirmação ou a frustração de seus sentimentos, etc.
Embora a leitura realizada até aqui já possa dar uma visão ampla da vida do consulente, há ainda uma leitura complementar que poderá ampliar ainda mais a previsão do futuro. Ela consiste na leitura das linhas energéticas que atravessm o diagrama das três ferraduras, cada uma delas com um significado especial. Para ler estas linhas, o leitor deve agrupar as cartas de cada linha e interpretá-las em conjunto, de acordo com o seu significado específico. Veja a seguir o conteúdo de cada linha.
[Tarô de Marselha][Os Arcanos Maiores][Gládios][Bastões][Taças][Moedas][Leitura do tarô]
[A Roda da Fortuna][A Ferradura][Os Sete Pares][O Tema Astral][A Arrumação Cigana][As Sete Cartas]