Leitura do Tarô
A leitura do tarô está, obviamente, em relação direta com a pergunta ou consulta formulada. Em outras palavras, a resposta a uma pergunta complexa pede uma leitura mais cuidadosa, mais elaborada; contudo, para uma resposta que não exija grandes aprofundamentos, uma leitura simplificada mostra-se suficiente. Portanto, bastariam os Arcanos Maiores para uma resposta satisfatória, reservando-se os Arcanos Menores para as leituras e análises mais complicadas.
Embaralhamento
Toda leitura é sempre precedida do embaralhamento das cartas e, em geral, embaralham-se os 22 Arcanos Maiores em separado dos 56 Arcanos Menores.
A pessoa que embaralha as cartas as impregna com seu magnetismo. Desse modo, o embaralhamento deve ser feito por quem formula a pergunta, ou seja, o consulente. Tome-se isso, entretanto, como uma recomendação e não como norma obrigatória. O corte do maço, este sim, é exclusividade do consulente.
De um modo geral, excetuando-se o embaralhamento e o corte, apenas o dono do tarô deve manipulá-lo. Nesse sentido, recomenda-se ao estudioso aplicado a aquisição de um segundo jogo de cartas exclusivo para suas leituras de estudo. Esse conjunto não deve nem mesmo ser visto por outras pessoas.
Separados os dois grupos de Arcanos, embaralham-se as lâminas tal como nas cartas de jogar. Um outro método - preferencial, diga-se - consiste em espalhar as cartas aleatoriamente sobre uma mesa (previamente forrada com um tecido escuro) com as faces voltadas para baixo e movimentá-las circularmente no sentido anti-horário. Usar ambas as mãos.
O consulente corta então o maço em duas partes. O intérprete, em seguida, sobrepõe carta por carta das duas partes até que não reste nenhuma. Se sobrar alguma, recomeça a operação. É comum efetuarem-se três embaralhamentos e três cortes seguidos da sobreposição das cartas. Em geral, na terceira vez o tarô dá um "sinal": não há sobras, ou seja, o último corte separou o conjunto em dois conjuntos de onze cartas, e a sobreposição se completa sem sobras, avisando que o jogo está pronto para começar. Se, entretanto, após a terceira tentativa, isso ainda não ocorreu, é melhor parar e recomeçar do princípio, isto é, embaralhando tudo de novo. Às vezes, o "sinal" acontece já na segunda sobreposição; raramente na primeira. Os Arcanos Menores podem ser embaralhados da mesma forma e apenas uma vez.
Formulação da Pergunta
A maneira de abordarmos o oráculo revela-se fundamental, uma vez que estaremos mobilizando energias mentais. Portanto, uma postura compatível só irá melhorar a sintonia e, em consequência, a clareza da leitura.
Assim, o consulente, enquanto embaralha as cartas, visualiza a pergunta, que deve estar bem clara em sua mente. Para tanto, de preferência, deve trabalhar sobre ela alguns dias antes da consulta, isto é, deve pensar no problema como um todo e depois ir reduzindo-o, sintetizando-o até conseguir resumi-lo a uma frase curta com um mínimo de palavras. O consulente pode ou não informar ao intérprete a sua pergunta; o comum é informar por alto, em linhas gerais.
As Diferentes Leituras
Várias são as modalidades de se proceder à leitura das cartas do tarô. Qualquer que seja o modo escolhido, porém, terminada a fase do embaralhamento, o maço de cartas é colocado sobre a mesa, com a face para baixo. O intérprete virará as cartas de cima, da direita para a esquerda, lateralmente a fim de não invertê-las. O sentido das cartas (direto ou invertido) é considerado a partir de quem faz a leitura e não do consulente.
Se você conhece algum tipo de leitura que não se encontra entre os apresentados nesta página e gostaria de vê-lo incluído aqui, por favor mande ela via email para mim! Seu nome (e ou email) será colocado junto a ela :o) Obrigada.
Influência das figuras dos naipes sobre as demais cartas em uma leitura
Figuras dos naipes precedida ou recebendo influência de:
Figuras dos naipes precedendo ou influenciando:
[Tarô de Marselha][Os Arcanos Maiores][Gládios][Bastões][Taças][Moedas][Leitura do tarô]
[A Roda da Fortuna][A Ferradura][Os Sete Pares][O Tema Astral][A Arrumação Cigana][As Sete Cartas]