Últimas notícias
- Programa a Voz Vicentina:
 
outubro/2000
  • Editorial - A peregrinação das relíquias de São Vicente de Paulo
Reflexão
Colunas
Notícias em destaque
Edições anteriores:

Editorial

A peregrinação

Em 1999 no Rio de Janeiro iniciava-se a peregrinação das Relíquias de São Vicente de Paulo pelo Brasil. Uma brilhante manifestação de fé e amor foi tributada ao nosso Patrono, na Catedral Metropolitana no dia 26 de setembro, celebrando-se ainda, a festa regulamentar da Sociedade.

O Cardeal Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, presidiu a celebração, auxiliado por vários padres, inclusive da Congregação da Missão.

Da antiga capital do Brasil as Relíquias seguiram para a área do Conselho Metropolitano da Bahia e Sergipe, prosseguindo em sua viagem pelo Brasil.

Nosso Conselho Metropolitano recebeu-as na cidade de Capelinha, ainda na área do tradicional Conselho Metropolitano de Diamantina, sendo levadas primeiramente para a cidade de Almenara, do Conselho Central de Jequitinhonha. Em todas as localidades, vivemos momentos de fé e de emoção.

Os resultados espirituais foram compensadores, ficando em nossa memória fatos marcantes associados a emoções.

— Um membro afastado da igreja, procura o sacerdote para reconciliar-se através do sacramento da penitência.

— Uma pobre senhora, acredita que os responsáveis pelo acompanhamento do relicário, têm condições de conseguirem uma graça tão esperada por ela e além de rezar ao lado das relíquias, pede , também, que intercedam naquela intenção.

— Uma jovem mãe, encosta seu filho recém-nascido no relicário e chora.

— O desempregado desiludido de todos e de tudo, faz sua prece silenciosa , de joelhos.

— A consócia impossibilitada pela doença e idade de deslocar-se até a igreja, pede que o relicário passe pela sua porta. Toca-o, como a despedir-se até um breve encontro no céu, enquanto as lágrimas rolam de suas faces enrugadas.

— O militar encarregado da segurança queda-se, silencioso e faz sua prece.

— Um padre chora. Outro, calejado nos anos de pastoreio, afirma que São Vicente de Paulo é o santo de maior clientela no mundo.

— Todos, sem exceção, querem tocar o relicário. Alguns, relatam o recebimento de uma força inusitada vinda pelo braço.

— Quantas preces e súplicas dirigidas ao nosso querido padroeiro.

As relíquias se foram. Ficaram as lembranças saudosas.

Compete a nós, agora, darmos prosseguimento a esta missão. Sejamos vigilantes na oração, pontuais com nossas obrigações, principalmente as vicentinas.

São Vicente de Paulo mais uma vez, balançou nossos corações.

Home Page - Links vicentinos - email:vicentinosonline@yahoo.com.br