EDITORIAL

       

                   Planejamento é ferramental da ação administrativa e, como instrumento, tem suas regras de aplicação e limites de emprego. Nesta edição, inicia-se o exame das questões básicas do planejamento como figura desse processo. Corresponde à Parte Geral do estudo "Introdução ao Planejamento da Administração Tributária", publicado pelo autor do texto ora apresentado na seção Fisco & Planejamento, o segmento doutrinário do site.

                    A matéria está dividida em quatro capítulos:

                         Planejamento: Conceitos Classificatórios

                         Administração Sistêmica e Planejamento

                         Planejamento de Projetos e Ciclo de Gestão

                         Administração por Objetivos

 

                    A reforma do Sistema Tributário brasileiro é um dos assuntos de maior importância hoje em discussão no Congresso, suscitando expectativas muito intensas tanto dos contribuintes, como dos diversos agentes públicos, a União, os Estados e os Municípios. Nesta edição, face a diversas mensagens recebidas tratando do assunto, são apresentadas na seção Conjuntura algumas ponderações sobre o tema, ligando-o, porém, à parte adjetiva da questão, ou seja, o mecanismo fiscal-arrecadador diante da Reforma.

                   No   artigo  são vinculadas  questões que,  certamente,  já devem estar merecendo a atenção por parte dos formuladores de projetos no âmbito do Serviço Público  e  dos  que se  debruçam  sobre  os   problemas organizacionais de Administração Tributária.         Diante  das  amplas inserções dos Tributos Federais no cenário econômico-social brasileiro – marcado pelas desigualdades regionais, pela heterogeneidade impositiva e pelo grau de complexidade de sua administração -   e em decorrência  da maior familiaridade do articulista com o assunto nesta vertente, é dada ênfase ao exame do tema sob tal ótica. A matéria, com o título Reforma Tributária e Eficiência Tributária é apresentada em duas partes, e será concluída na próxima edição.

                      Com o aprofundamento da parte doutrinária reclamando bastante espaço do site, e face às solicitações a respeito da Reforma Tributária, que implicaram seu atendimento parcial nesta edição, o artigo sobre sonegação fiscal (anunciado na edição de estréia) será apresentado tão logo se conclua a publicação deste texto.

                       Grato a todos os visitantes, aos que enviaram mensagens e aos consulentes do Brasil e do Exterior.  Espero que também a presente edição venha a ter a mesma e simpática acolhida.

                                             Fernando L.Fernandes     

                                      

                   HOME               FISCO  &  PLANEJAMENTO             CONJUNTURA                    PROJETO EDITOR                        LINKS