SOBRE O AUTOR

NAVEGAÇÃO

FINANÇAS

SETOR ELÉTRICO

INFORMÁTICA

MISCELÂNEA


FINANÇAS
As 500 mais - BR
Análise de Projetos
Introdução
Mat. Financeira
Princípios Gerais
Método do VPL
Método da TIR
Método do PayBack
Alternativas
Imposto de Renda
Exemplos
Contabilidade
Cotações Brasil
Cotações EUA
Gráficos Online
Glossário Financeiro
StockLinks
 
SOBRE O AUTOR
Curriculum Vitae
Estante de Livros
Publicações
Painel ICQ
 
NAVEGAÇÃO
Página Inicial
Mapa do Site
Novidades
Comentários
Livro de Visitas
 
SETOR ELÉTRICO
EletroLinks
Papers
Privatização
 
INFORMÁTICA
InfoLinks
Delphi
Visual Basic
 
MISCELÂNEA
Cinema
Curitiba
Humor
Links Amigos
Star Trek
 

Enviar e-mail Alvaro


WallStreet Dividend Award



©1998/1999
Alvaro A. de Almeida

 


Análise de Projetos - Introdução

1. Introdução

Entende-se por PROJETO DE INVESTIMENTO, ou simplesmente PROJETO, um empreendimento cujo principal objetivo é atender uma necessidade de mercado. O projeto pode ser de cunho social, sendo fortemente subsidiado pelo Estado e não tendo como objetivo principal a geração de valor ou lucro. Mais frequentemente, dentro dos objetivos da análise em questão, o projeto será notadamente capitalista, devendo pagar os recursos nele investidos e ainda gerar algum retorno aos acionistas.

Geralmente há mais de uma opção de projeto a ser levado adiante. Contudo, a escassez de recursos próprios e de terceiros dificilmente permitirá que todos os projetos possíveis sejam implementados. A análise de projetos surge, portanto, para facilitar a tomada de decisão, fazendo uso da MATEMÁTICA FINANCEIRA e das ferramentas da disciplina que ficou conhecida como ENGENHARIA ECONÔMICA. Dado que os projetos são normalmente irreversíveis e de longo prazo, o sucesso na tomada de decisão afetará o futuro financeiro da empresa. De fato, já são muitas as empresas nacionais e estrangeiras que passam pelo crivo analítico todos os seus projetos.

Embora existam vários programas e planilhas prontas para a análise de projetos, a correta compreensão dos princípios utilizados é vital para que tal análise seja conduzida com sucesso. A figura central da análise é a TAXA DE JUROS e os métodos de avaliação mais conhecidos são: (a) VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL); (b) TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR); e; (c) TEMPO DE RECUPERAÇÃO, OU PAYBACK.

Estes métodos serão apresentados nas seções seguintes. Além disso serão apresentadas considerações sobre a seleção entre alternativas de vida útil diferente, depreciação e imposto de renda.


Vai para a página inicial de SL&B

Última atualização: 01.05.99

Acessos desde 15.12.98: 

Enviar e-mail para Alvaro