CONCEITOS E HISTÓRICO



GEOPROCESSAMENTO

Nas últimas décadas a informação passou, gradualmente, a desempenhar um papel fundamental nas organizações (político-econômica-sociais). Isso foi possível com o advento da informática, que automatiza a informação através de seu processamento e integração. Ao tempo que a informática desenvolveu-se, outra importante área de conhecimento também avançava: a Geografia, que, adquirindo novas dimensões, passou a explorar formas de se organizar e se posicionar frente às tecnologias que envolvem informação. Em paralelo, também o conceito de sistemas ganhou relevância, permitindo o amadurecimento de idéias voltadas à integração de conhecimentos e funções para realizar tarefas específicas.

Neste contexto, o geoprocessamento surge como uma disciplina integradora de diferentes áreas de conhecimento e vastíssima aplicação, mas apoiando-se, sobretudo, na informática, na geografia e mantendo intrínseco em seu conceito a idéia de sistema.

Um conceito bastante completo de geoprocessamento pode ser encontrado na revista virtual "FATOR GIS ON LINE". Conforme essa revista o geoprocessamento "...nada mais é que o uso automatizado de informação que de alguma forma está vinculada a um determinado lugar no espaço, seja por meio de um simples endereço ou por coordenadas. Vários sistemas fazem parte do Geoprocessamento dentre os quais o GIS é o sistema que reuni maior capacidade de processamento e análise de dados espaciais. A utilização destes sistemas produz informações que permitem tomar decisões para colocar em prática ações. Estes sistemas se aplicam a qualquer tema que manipule dados ou informações vinculadas a um determinado lugar no espaço, e que seus elementos possam ser representados em um mapa, como casas, escolas, hospitais, etc.." (Revista Fator Gis On-Line).



SISTEMAS DE GEOPROCESSAMENTO

Os dados geográficos são utilizados através de sistemas específicos, sendo o Sistema de Informações Geográficas - SIG um dos principais.

Alguns conceitos para SIG:

"SIG envolve tecnologias de informação, gerenciamento de informações, serviços, assuntos jurídicos e temas específicos de uma larga faixa de disciplinas, estando implícito na idéia de GIS, ser uma tecnologia usada para sustentar a tomada de decisões para solucionar problemas que em parte e ao menos tenham um componente espacial." (MAGUIRE, 1991)

"SIG é uma organizada coleção de hardware, software e dados geográficos, criada para eficientemente capturar, armazenar, atualizar, manipular, analisar e apresentar todas as formas de informações geograficamente referenciadas". (JOHNSON, PETTERSON, FULTON, 1992)



HISTÓRICO

1890 Herman Hollerith, Funcionário da Bureau of Census, utiliza pela primeira vez cartões perfurados para realização de um censo.
1951 A Bureau of Census utiliza o computador UNIVAC I, o primeiro a ser fabricado em série.
1960 Durante a década de 60 passam a ser utilizados os primeiros computadores digitais; são criados os primeiros métodos conceituais de análise espacial, o mapeamento temático quantitativo.
1964 Primeiro SIG, criado pelo Dr. Roger Tomlinson no Canadá.
1970 É publicado o trabalho do Dr. Tomlinson o que impulsiona o desenvolvimento de SIG's.
1980 Nesta década os governos passam a apoiar o desenvolvimento e utilização de SIG's e CAC's (Cartografia Assistida por Computador). Surgem as primeiras versões comerciais de SIG's.
1985 Começa a aumentar a utilização de computadores pessoais e a baixar o custo das tecnologias tornando mais rápido seu desenvolvimento.
1990 A década de 90 é marcada pelo alto desenvolvimento tecnológico. O controle e manipulação das informações passa a ser fundamental nas instituições.
1998 Falta esforço político para aplicação das tecnologias existentes. Dificuldades para implantação de SIG's nas instituições públicas.




PÁGINA PRINCIPAL - Conceitos e Histórico - Componentes de um SIG - Sub-sistemas de um software SIG - Implementação de um SIG - Aplicações de um SIG - Educação em SIG - Links









Mailto: Anderson Adami



This page hosted by Get your own Free Homepage